reconhecimento do trabalho

7 formas de reconhecimento do trabalho para motivar a equipe

Grandes empresas sabem que os funcionários são o coração do negócio. Funcionários satisfeitos e engajados trazem não apenas energia positiva para o local de trabalho, mas também aumentam o lucro e as vendas da empresa.

Funcionários despreocupados podem ser um obstáculo para o local de trabalho, pois podem drenar a energia positiva do resto de seus colegas. Em outras palavras, os funcionários engajados são um aprimoramento para qualquer empresa.

Os funcionários que acham que têm um relacionamento pessoal positivo com o gerenciamento são mais propensos a se envolver. Não só isso, os funcionários se sentem valorizados quando eles ou seu trabalho são notados e isso estimula o engajamento construtivo.

A seguir estão 7 métodos de baixo custo que as empresas podem colocar em prática para incentivar o reconhecimento do trabalho dos funcionários:

1. Faça com que os funcionários e a gerência nomeiem o empregado do mês

Os funcionários apreciarão o reconhecimento que recebem e percebem que suas performances diárias estão sendo notadas. Quando a gerência entrega o prêmio “Funcionário do Mês”, eles precisam ser específicos sobre o motivo pelo qual tal funcionário mereceu. Este poder ser escrito ou explicado publicamente durante a reunião mensal da equipe.

Ao fazer isso, outros funcionários aprendem e trabalham mais no mês seguinte. O funcionário “vencedor” que a empresa reconhece ficará encantado por seu trabalho ter sido percebido e apreciado.

2. Recompense a equipe ou departamento que realiza uma conquista

Além de premiar “Funcionário do Mês”, a gerência também pode recompensar a equipe que realizou ou trabalhou bem em conjunto. As recompensas podem ser tão simples como almoçar juntos, vale-compras ou até mesmo ingressos de cinema para que desfrutem juntos e se liguem em um nível pessoal fora do local de trabalho. Isso incentiva os funcionários a trabalharem juntos como uma equipe e não apenas como indivíduos separados o tempo todo.

3. Inicie um programa de valorização do funcionário

A gerência pode iniciar um programa de valorização para o funcionário que mostra qualidades positivas no local de trabalho. Pontos poderiam ser concedidos ao funcionário por tarefas simples, como ajudar seus colegas, a pontualidade ou qualquer outra qualidade.

Esses pontos coletados no final da semana ou mês podem ser resgatados para pequenos prêmios, como vale-compras ou certos benefícios, como chegar meia hora mais tarde por um dia. Praticar esse programa de reconhecimento de funcionários pode fortalecer o engajamento.

4. Reconheça as realizações pessoais de seus funcionários

Os funcionários apreciarão quando a gerência reconhecer suas realizações pessoais. Mesmo que todos os gestores tenham reconhecido as realizações dentro do trabalho, os funcionários não podem acham que os administradores só se preocupam com aquilo que fazem ali, mas também com as atividades de cada um fora do trabalho.

5. Expresse interesse no desenvolvimento profissional

Expressar interesse no desenvolvimento profissional dos funcionários não significa necessariamente pagar por sua educação ou cursos. Significa apenas que a gerência está interessada em saber quais são os objetivos pessoais de seus funcionários e em apoiá-los na tentativa de alcançá-los.

Isso pode significar procurar por cursos e enviar e-mails sobre eles, ajudando-os a atingir suas metas mais rapidamente. Os funcionários apreciarão o interesse e a orientação para alcançar seus sonhos.

6. Publique e siga um calendário de comemoração no local de trabalho

A gerência deve celebrar os aniversários dos funcionários e seus aniversários de emprego. Não precisa ser uma festa surpresa com a família envolvida e dar-lhes presentes caros. Poderia ser tão simples como um bolo de aniversário com um vale de compras ou um cartão de aniversário com notas engraçadas escritas nele pelos demais colegas.

7. Chame o funcionário para o seu escritório e agradeça pessoalmente

Normalmente, quando um funcionário é enviado para o escritório da administração, ele assume o pior. Chamá-los e ter um breve bate-papo de 10 minutos com eles e dizer-lhes que eles tem feito um ótimo trabalho fará com que eles se sintam à vontade e até mesmo os motiva a trabalhar duro.

Experimente qualquer uma dessas ótimas maneiras de agradecer a seus funcionários. Eles ficarão especialmente satisfeitos em receber gratidão sincera por um trabalho bem feito.

Há muitas outras maneiras baratas para a administração mostrar aos funcionários o reconhecimento que eles merecem. Às vezes, no final do dia, a palavra mais subutilizadas em qualquer organização é um simples “Obrigado”. Qualquer que seja o método usado ou praticado, lembre-se de torná-lo um ritual e não apenas algo pontual.

 

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