Qual é a importância da independência financeira das mulheres?

Qual é a importância da independência financeira das mulheres?

Hoje é o Dia Internacional da Mulher, mas antes delas receberem qualquer tipo de homenagem, as mulheres lutaram bastante para conquistar direitos e estar presente no mercado de trabalho. 

Dessa forma, a independência financeira feminina está diretamente ligada a essa liberdade das mulheres em ter uma fonte de renda, seja em um emprego ou montando o próprio negócio, conciliando vida pessoal e profissional e conseguindo sustentar a sua família. 

Graças a ela, as mulheres podem tomar decisões autônomas sobre a sua carreira, relacionamentos e trabalho, sem depender de outras pessoas. 

O que é a independência financeira feminina e por que ela é tão importante?

A independência financeira feminina nada mais é do que conseguir gerenciar a sua vida e a de sua família com o seu próprio dinheiro. Isso pode ser feito através de um emprego ou com a abertura de um negócio próprio. 

Porém, não foi sempre que isso foi possível. Antes do século XX, as mulheres não podiam votar, trabalhar fora sem a autorização de seus maridos, ou até mesmo abrir contas bancárias e registrar empresas. Cada pequena luta fez a diferença na vida da mulher atualmente. 

Mesmo com tantos direitos conquistados, a desigualdade de gênero ainda está presente nesse cenário. Segundo o IBGE, as mulheres ainda ganham 77,7% do salário dos homens, e apenas 34,7% dos cargos gerenciais do país são ocupados por elas. Isso mostra que ainda há um longo caminho a ser percorrido. 

Dessa forma, a independência financeira feminina é muito importante para que a mulher atinja a estabilidade e possa escolher como deseja trabalhar conforme os seus principais objetivos de vida. Além disso, também evita que as mulheres permaneçam em relacionamentos abusivos e em situação de violência doméstica. 

Muito mais do que ter a sua própria fonte de renda, ser independente também significa conquistar a sua liberdade e retomar a sua autoestima, muita das vezes tomada por relações interpessoais ruins e pelo cansaço excessivo da jornada dupla ou até mesmo tripla de trabalho.  

Como colocar em prática a independência financeira feminina? 

Se tornar independente financeiramente não é nada fácil, mas é essencial para que as mulheres possam tomar as próprias decisões de acordo com o que realmente acreditam. Saber definir prioridades, conciliar a jornada dupla e administrar as suas finanças são algumas ações que vão facilitar o processo de independência financeira. 

Confira a seguir outras dicas que farão a diferença nesse gerenciamento: 

Busque uma formação

Caso seja possível realizar uma graduação ou até mesmo um ensino técnico, aproveite esta oportunidade. Isso porque quanto mais habilidades você desenvolver, além de apresentar essa formação, melhores serão as possibilidades de emprego, e consequentemente os salários também serão mais altos. 

Tenha controle financeiro

Para alcançar a independência financeira, é fundamental saber com o que está gastando, entre despesas e outras contas variáveis, e entender como isso pode ser melhorado. Aqui no Blog da Rede Celcoin, nós oferecemos diversas dicas para melhorar os seus hábitos financeiros. e ganhos insuficientes geram a permanência das mulheres em situações de violência e a perpetuação das desigualdades de gênero.

Conte com uma rede de apoio

Ter uma rede de apoio é contar com amigos e familiares que vão te dar suporte na jornada dupla de trabalhar e cuidar da casa. Caso tenha filhos, tenha pessoas que possam cuidar deles enquanto trabalha e/ou estuda. Isso é muito importante até mesmo para se motivar a alcançar os seus objetivos. 

Busque uma fonte de renda extra

Buscar uma fonte de renda extra é muito importante para complementar os seus ganhos no final do mês. Os Agentes Rede Celcoin conseguem oferecer diversos serviços em seus estabelecimentos, como recargas, vendas de passagens e pagamento de contas, ganhando bonificações a cada atividade realizada.

Abra o seu próprio negócio 

O empreendedorismo é uma das melhores maneiras de conquistar a independência financeira. No início, não será fácil, mas se for algo que você acredita, com certeza valerá a pena no final quando alcançar o sucesso. Comece com algo simples, como um pequeno negócio online, e expanda aos poucos conforme atinja bons resultados. 

Seja uma Agente Rede Celcoin! 

A Rede Celcoin permite que as mulheres atuem de suas casas ou de onde quiserem, realizando recargas, transações, pagamentos de contas, vendas de passagens e muito mais. Se você ainda não é uma Agente Rede Celcoin, baixe já o nosso aplicativo e ofereça alguns dos serviços mais procurados de todo o país!

Imagem de Freepik

Veja também

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Atendimento ao cliente: como fazer?

Como melhorar a experiência do consumidor em seu estabelecimento?