Atendimento ao cliente: como fazer? | Blog Rede Celcoin

Atendimento ao cliente: como fazer?

O sucesso de um negócio está diretamente relacionado ao atendimento ao cliente e à sua satisfação no estabelecimento. Sem os seus clientes, a sua empresa não cresce e nem se torna conhecida do mercado.  

Segundo uma pesquisa realizada pela Hibou, cerca de 94% dos consumidores consideram o atendimento ao cliente um ponto fundamental. Por outro lado, apenas 11% deles estão satisfeitos com o atendimento que recebem nos locais.

Dessa forma, é fundamental encantar a sua clientela para fortalecer o seu negócio, aperfeiçoando a experiência do consumidor e, consequentemente, a sua satisfação com os serviços oferecidos. Desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda. 

Vale lembrar que clientes satisfeitos e encantados são também responsáveis por promover a sua marca para conhecidos, amigos e familiares, expandindo a visibilidade dela por meio de indicações. 

Confira a seguir como fazer um atendimento que alcance (ou supere) as expectativas dos seus clientes.

Dicas para um bom atendimento ao cliente

Conheça o seu cliente

Antes de realizar qualquer ação relacionada ao atendimento ao cliente, é importante conhecer o seu perfil, quais são os seus interesses, as suas necessidades, as suas visões de mundo. 

Pensar nas condições financeiras do consumidor é outro conselho, para você poder oferecer as melhores opções de pagamento e parcelamento dos seus produtos ou serviços.

Essa iniciativa contribui para definir quais ações devem ser priorizadas durante a jornada de compra desse consumidor e como atrair a sua compra. Oferecer um atendimento personalizado faz com que o comprador se sinta importante e queira estar no estabelecimento. 

Ensine a sua equipe 

Caso você não seja responsável sozinho pelo atendimento ao cliente, é essencial padronizar a abordagem entre a sua equipe, mas de forma adaptável, de acordo com cada perfil de cliente. 

Algumas características simples para esse atendimento são a empatia e a paciência. Todo cliente busca solucionar uma necessidade e ajudá-lo a encontrar essa solução é muito importante para que ele saia satisfeito do seu estabelecimento e considere voltar mais vezes. Mostrar-se positivo e sorridente também atrai os clientes.

Além disso, ser claro e transparente é fundamental em um bom atendimento. Explique tudo que for requisitado pelo cliente e garanta que ele entendeu as informações repassadas. Para isso, é preciso manter-se informado em relação às descrições dos produtos e serviços do seu negócio. 

Interaja com o seu cliente

Com o desenvolvimento dessas características para o atendimento, é hora de interagir com o cliente. Além de ajudar a encontrar os produtos ou serviços ideais, é interessante se aproximar de seu cliente a partir de interesses em comum.

Depois, escute quais são as suas necessidades e, mesmo após a solução, pergunte novamente se todas as necessidades foram solucionadas. Crie uma relação de confiança com o seu cliente, já que a ideia é que ele retorne ao seu negócio e realize outras aquisições. 

Por fim, não esqueça de recolher avaliações em relação ao atendimento e aos produtos e serviços oferecidos. Seja por meio de conversas, pesquisas de satisfação ou mensagens nas redes sociais e outros canais de comunicação. Isso cria uma relação de proximidade e contribui para as melhorias em seu atendimento. 

Tenha agilidade

Ter paciência durante um atendimento é relevante, mas ser ágil na hora das respostas e dos procedimentos é também muito valorizado no mercado. Em lojas físicas e até mesmo online, demorar a solucionar os problemas de seu cliente não é bem visto. 

Por isso, seja efetivo e faça as principais perguntas necessárias para a solução do problema. Caso não consiga o diagnóstico mesmo assim, mantenha contato com o cliente até que o problema seja solucionado ou a venda seja concretizada. 

Essas ações transmitem eficiência e agilidade ao seu negócio e isso pode ser um diferencial para possíveis vendas futuras. Assim como realizar um pós-venda eficiente para buscar melhorias para o processo de atendimento. 

Seja humano

Muitos consumidores reclamam de serviços automatizados e robotizados, que utilizam as mesmas perguntas e abordagens. Assim, seja proativo e mostre uma comunicação real com o seu cliente, demonstrando disponibilidade durante o contato.

Em alguns casos, é significativo atribuir certos funcionários para atender clientes específicos, personalizando esse atendimento e tendo em vista o seu histórico de compras no estabelecimento. 

Oferecer um tratamento especial aos clientes é fundamental para que eles retornem a comprar em sua empresa. Dessa forma, entrar em contato nas redes sociais, disponibilizar brindes e descontos exclusivos e organizar grupos para cada produto de interesse são maneiras de o cliente se sentir especial, porque você considerou importante a sua presença.

Adicione mais serviços à sua empresa! 

Com o aplicativo Rede Celcoin, você pode turbinar os serviços oferecidos em seu estabelecimento. Recargas de celular, venda de passagens, pagamento de contas e outros produtos e serviços digitais, garantindo a praticidade e a segurança do seu cliente. E o melhor: ganhando bonificações a cada transação realizada! Não perca tempo e seja já um Agente Rede Celcoin

Imagem por Freepik

Veja também

Os 10 erros mais comuns na hora de montar o próprio negócio. Como evitar?

Como aumentar a produtividade no seu negócio

O que fazer quando você quer empreender, mas não sabe por onde começar

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!