Atendimento ao cliente: como fazer?

O sucesso de um negócio está diretamente relacionado ao atendimento ao cliente e à sua satisfação no estabelecimento. Sem os seus clientes, a sua empresa não cresce e nem se torna conhecida do mercado.  

Segundo uma pesquisa realizada pela Hibou, cerca de 94% dos consumidores consideram o atendimento ao cliente um ponto fundamental. Por outro lado, apenas 11% deles estão satisfeitos com o atendimento que recebem nos locais.

Dessa forma, é fundamental encantar a sua clientela para fortalecer o seu negócio, aperfeiçoando a experiência do consumidor e, consequentemente, a sua satisfação com os serviços oferecidos. Desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda. 

Vale lembrar que clientes satisfeitos e encantados são também responsáveis por promover a sua marca para conhecidos, amigos e familiares, expandindo a visibilidade dela por meio de indicações. 

Confira a seguir como fazer um atendimento que alcance (ou supere) as expectativas dos seus clientes.

Dicas para um bom atendimento ao cliente

Conheça o seu cliente

Antes de realizar qualquer ação relacionada ao atendimento ao cliente, é importante conhecer o seu perfil, quais são os seus interesses, as suas necessidades, as suas visões de mundo. 

Pensar nas condições financeiras do consumidor é outro conselho, para você poder oferecer as melhores opções de pagamento e parcelamento dos seus produtos ou serviços.

Essa iniciativa contribui para definir quais ações devem ser priorizadas durante a jornada de compra desse consumidor e como atrair a sua compra. Oferecer um atendimento personalizado faz com que o comprador se sinta importante e queira estar no estabelecimento. 

Ensine a sua equipe 

Caso você não seja responsável sozinho pelo atendimento ao cliente, é essencial padronizar a abordagem entre a sua equipe, mas de forma adaptável, de acordo com cada perfil de cliente. 

Algumas características simples para esse atendimento são a empatia e a paciência. Todo cliente busca solucionar uma necessidade e ajudá-lo a encontrar essa solução é muito importante para que ele saia satisfeito do seu estabelecimento e considere voltar mais vezes. Mostrar-se positivo e sorridente também atrai os clientes.

Além disso, ser claro e transparente é fundamental em um bom atendimento. Explique tudo que for requisitado pelo cliente e garanta que ele entendeu as informações repassadas. Para isso, é preciso manter-se informado em relação às descrições dos produtos e serviços do seu negócio. 

Interaja com o seu cliente

Com o desenvolvimento dessas características para o atendimento, é hora de interagir com o cliente. Além de ajudar a encontrar os produtos ou serviços ideais, é interessante se aproximar de seu cliente a partir de interesses em comum.

Depois, escute quais são as suas necessidades e, mesmo após a solução, pergunte novamente se todas as necessidades foram solucionadas. Crie uma relação de confiança com o seu cliente, já que a ideia é que ele retorne ao seu negócio e realize outras aquisições. 

Por fim, não esqueça de recolher avaliações em relação ao atendimento e aos produtos e serviços oferecidos. Seja por meio de conversas, pesquisas de satisfação ou mensagens nas redes sociais e outros canais de comunicação. Isso cria uma relação de proximidade e contribui para as melhorias em seu atendimento. 

Tenha agilidade

Ter paciência durante um atendimento é relevante, mas ser ágil na hora das respostas e dos procedimentos é também muito valorizado no mercado. Em lojas físicas e até mesmo online, demorar a solucionar os problemas de seu cliente não é bem visto. 

Por isso, seja efetivo e faça as principais perguntas necessárias para a solução do problema. Caso não consiga o diagnóstico mesmo assim, mantenha contato com o cliente até que o problema seja solucionado ou a venda seja concretizada. 

Essas ações transmitem eficiência e agilidade ao seu negócio e isso pode ser um diferencial para possíveis vendas futuras. Assim como realizar um pós-venda eficiente para buscar melhorias para o processo de atendimento. 

Seja humano

Muitos consumidores reclamam de serviços automatizados e robotizados, que utilizam as mesmas perguntas e abordagens. Assim, seja proativo e mostre uma comunicação real com o seu cliente, demonstrando disponibilidade durante o contato.

Em alguns casos, é significativo atribuir certos funcionários para atender clientes específicos, personalizando esse atendimento e tendo em vista o seu histórico de compras no estabelecimento. 

Oferecer um tratamento especial aos clientes é fundamental para que eles retornem a comprar em sua empresa. Dessa forma, entrar em contato nas redes sociais, disponibilizar brindes e descontos exclusivos e organizar grupos para cada produto de interesse são maneiras de o cliente se sentir especial, porque você considerou importante a sua presença.

Adicione mais serviços à sua empresa! 

Com o aplicativo Rede Celcoin, você pode turbinar os serviços oferecidos em seu estabelecimento. Recargas de celular, venda de passagens, pagamento de contas e outros produtos e serviços digitais, garantindo a praticidade e a segurança do seu cliente. E o melhor: ganhando bonificações a cada transação realizada! Não perca tempo e seja já um Agente Rede Celcoin

Imagem por Freepik

Veja também

recarga de celular no meu estabelecimento

Os benefícios de vender recarga de celular em seu estabelecimento

Os 10 erros mais comuns na hora de montar o próprio negócio. Como evitar?

Como aumentar a produtividade no seu negócio

O que fazer quando você quer empreender, mas não sabe por onde começar