Como fazer um pós-venda eficiente?
Se você trabalha com o comércio, sabe bem a importância de um cliente sair satisfeito do seu estabelecimento. Isso permite que ele retorne para adquirir mais produtos e ainda indique outras pessoas para conhecer o seu negócio.
Uma das ações que contribuem para essa satisfação é a realização de um pós-venda eficiente. Entender o que não agradou o seu cliente, quais melhorias podem ser realizadas e até mesmo disponibilizar ofertas especiais são algumas opções que resultam em um relacionamento duradouro e de confiança, com clientes fiéis.
Isso também ajuda a aperfeiçoar os produtos e os serviços prestados, já que qualquer consumidor deseja se surpreender para realizar uma compra. Essa experiência pode envolver inovações ou até mesmo um atendimento de qualidade e ágil.
Conheça a seguir as principais técnicas de pós-venda:
Pesquisas de satisfação
A pesquisa de satisfação é uma das técnicas mais comuns relacionadas ao pós-venda de empresas. Com ela, é possível descobrir os pontos fortes e os pontos fracos do negócio, identificando quais são as principais melhorias que devem ser realizadas.
A maioria dos clientes está disposto a contribuir com críticas e sugestões, principalmente depois de uma compra. Isso também resulta na construção de um relacionamento amigável com o cliente, já que ele sente que sua opinião será útil para desenvolver o seu negócio.
Essas pesquisas podem ser feitas por meio de formulários impressos ou online.
Canais de atendimento
A maior parte das atividades de pós-venda são realizadas por meio dos canais de atendimento, seja por aplicativos instantâneos de mensagens (como o WhatsApp), telefone, e-mail e até pelas redes sociais. Neles, é possível perguntar a opinião do cliente sobre uma compra ou até mesmo oferecer um novo produto ou serviço baseado em alguma compra anterior.
A maneira de se comunicar em cada canal de atendimento também é diversificado, dependendo da periodicidade e da formalidade. O envio de e-mails e contato por telefone deve ser feito com moderação, enquanto as redes sociais e o WhatsApp podem ser mais utilizados.
Vale lembrar que essa comunicação deve focar na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, além de escolher aqueles que realmente solucionem as dores do cliente em questão. Isso pode ser realizado com base no seu histórico de compras.
Serviço de suporte
Da mesma forma que a empresa entra em contato com o cliente, ele pode entrar em contato com a empresa. Isso pode estar relacionado ao uso do produto adquirido, ao suporte, a possíveis defeitos e necessidade de troca, entre outras situações.
Por isso, é importante manter um canal de comunicação aberto e funcional, que atenda às demandas existentes e solucione essas possíveis dores iniciais dos clientes. Essa orientação também possibilita que o cliente extraia o máximo do produto adquirido, alcançando maior satisfação.
Vale lembrar que um ótimo atendimento também contribui para melhor experiência do consumidor, sendo fundamental na decisão de retorno dele ao estabelecimento para aquisição de mais produtos.
Produção de conteúdo
Além de solucionar as suas dores, os consumidores também buscam geração de valor por parte das empresas. Dessa forma, produzir conteúdo que seja de interesse dos clientes, seja por e-mail marketing ou por posts nas redes sociais, contribui para que eles se aproximem da sua empresa.
Além de material rico, é importante também divulgar os seus produtos e serviços. Essa ação contribui para que os clientes e os possíveis clientes associem o conteúdo de qualidade da página com o seu estabelecimento, ocasionando até mesmo uma visita presencial.
Criar essa conexão também pode fortalecer laços de relacionamento entre o cliente e o seu negócio, para que posteriormente ele se torne um promotor da sua marca.
Benefícios exclusivos
Quem não gosta de promoções e outras condições especiais? Criar campanhas exclusivas para quem adquirir um produto pode ser uma ótima estratégia para manter contato com os seus clientes.
O sentimento de exclusividade e de importância contribui para a fidelização do consumidor, além da captação de novos clientes que também podem ser fidelizados. Além disso, trazer ofertas para um grupo menor permite que elas sejam personalizadas de acordo com os seus interesses.
Separamos um post completo para te ensinar como melhorar a experiência do consumidor em seu estabelecimento. Não deixe de conferir!
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