Tenha canais de comunicação para divulgar seu negócio e atender seus clientes

Duas coisas estão entre as mais importantes para quem tem um estabelecimento comercial e deseja ganhar dinheiro com maior eficiência: conquistar novos clientes e manter os clientes que já existem.

O que não faltam são meios de comunicação para usar nessas missões, inclusive de baixo custo ou até mesmo gratuitos. Veja algumas dicas da Rede Celcoin sobre como usá-los com certa frequência, de maneiras variadas e, é claro, corretamente.

Antes de conferir nossa lista com alguns dos principais canais de comunicação, lembre-se de que existem diferentes pessoas para receber seus recados e que tudo aquilo que você comunica deve levar isso em consideração. Afinal, até mesmo para quem vende apenas produtos eletrônicos, alguém de 18 anos em busca de um vídeo game é muito diferente de alguém de 60 anos querendo um mouse para seu computador, não é mesmo?

Agora, vamos lá!

Telefonemas

Mesmo que muitos pensem que o telefone não serve mais para fazer ligações, um telefonema traz consigo diversas vantagens:

  • Passar as informações de uma maneira mais detalhada, tendo uma maior certeza de que aquele contato não se encerrou com alguma dúvida por parte do cliente.
  • Possibilidade de resolver um problema em tempo real, passando as orientações conforme o cliente vai colocando cada uma delas em prática.
  • Melhor percepção sobre o grau de satisfação e outros sentimentos por parte do cliente, de acordo com seu tom de voz, entrelinhas de suas falas e muitos outros pontos.No entanto, as ligações não devem ser feitas para pessoas que ainda não possuem nenhum tipo de relação com seu negócio, já que isso é visto como invasivo. Aproveite os telefonemas no relacionamento com aqueles que já são seus clientes ou com aqueles que já demonstraram interesse por aquilo que você oferece. Em todos os casos, se apresentando e deixando claro do que se trata aquela ligação logo no início da chamada.

Mensagens

SMS e WhatsApp são outras possibilidades muito versáteis para diferentes situações, como:

  • Primeiro contato com cliente ou potencial cliente, de forma que fique menos invasiva em relação a um telefonema.
  • Avisos sobre alguma promoção, alteração de horários ou conteúdos informativos sobre seu negócio.
  • Recados comemorativos, como de Dia dos Pais para quem você sabe que possui um filho ou até mesmo um recado de “feliz aniversário” para os clientes que você tem registrada a informação sobre essa data.
  • Atualizações sobre a situação de algum tipo de processo de entrega ou produção.
  • Cupom de desconto para compras.

Em relação ao SMS, vale destacar que o WhatsApp possui uma grande vantagem por permitir o envio de imagens, vídeos e arquivos, que costumam causar um maior envolvimento por parte dos clientes ou potenciais clientes.

E-mail

Esse é um canal de comunicação ideal para passar mensagens mais técnicas ou extensas, mas também costuma ter uma grande adesão por parte de promoções ou datas comemorativas.

Lembre-se somente que, antes de ler um e-mail, a pessoa precisa encontrá-lo e abri-lo em meio àquela caixa com diversos outros. Neste momento, o único conteúdo que pode convencer ela a fazer isso é o assunto do e-mail. Por isso, ele precisa trazer algo que realmente cause interesse, mas sem fugir do conteúdo real do e-mail.

Também é necessário verificar cada um dos públicos remetentes, de acordo com seus momentos e interesses. Antes de fazer um e-mail específico e disparar para todas as suas bases de contato, pergunte a si mesmo: essa mensagem realmente é relevante para todas essas pessoas?

Chat online

Se você possui um site de sua empresa, inserir um chat online dentro dele é uma ótima possibilidade. 

Naquele momento, o cliente pode ter uma dúvida específica sobre algum produto ou serviço, mas não se daria ao trabalho de pegar o telefone para perguntar. No entanto, se tiver apenas que clicar em um botão para enviar a mensagem, provavelmente vai enviá-la e assim começar uma relação com seu negócio.

Materiais de divulgação

Materiais digitais, folders, banners e muitos outros. Além de conquistar novos clientes, ter materiais divulgando seus serviços também pode servir para:

  • Enviar conteúdos para clientes já existentes por meio dos canais de comunicação citados acima, para que eles nunca esqueçam de seu negócio.
  • Espalhar anúncios pelo seu estabelecimento. Assim, um cliente que, por exemplo, visite seu negócio para comprar um produto específico pode descobrir que você também oferece outras opções de interesse dele.
  • Em caso de materiais digitais, serem compartilhados entre as pessoas que os recebem. Por exemplo: você envia uma imagem divulgando seu serviço de recarga de celular para uma pessoa, que repassa essa imagem para alguma amiga que também esteja procurando por isso.

Gostou de mais essas dicas da Rede Celcoin? Então não deixe de visitar nosso site para conhecer nossos serviços de recarga de celular, recarga de TV, pagamento de contas e muitos outros! E que, para melhorar, ainda vêm com ótimos materiais de divulgação para você!

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