Como organizar um lançamento de produtos? Confira o passo a passo! - REDE CELCOIN
Lançamento de produtos

Como organizar um lançamento de produtos? Confira o passo a passo!

Planejar corretamente o lançamento de produtos de seu estabelecimento traz inúmeros resultados de curto, médio e longo prazo. Essa prática possibilita que a empresa entregue aos consumidores algo que eles realmente desejam e precisam

Assim, fazer um lançamento de produtos permite entender melhor os objetivos do seu negócio, a sua presença no mercado, as características da sua mercadoria e o seu público-alvo, além de como se diferenciar de seus concorrentes.  

Confira a seguir o passo a passo para lançar um produto em seu negócio:

Passo a passo

1. Defina o seu público-alvo

Definir qual será o perfil dos clientes interessados em seu novo produto é fundamental para realizar qualquer ação relacionada ao lançamento. Quais são as suas principais características e preferências? Como posso atrair esse cliente a vir no meu estabelecimento? 

Isso pode ser feito por pesquisas de mercado ou pela observação dos hábitos desses consumidores. A construção dessa imagem coletiva contribui para campanhas de lançamento mais assertivas, garantindo maior aproximação e receptividade.

 

2. Analise a sua concorrência

Analisar as empresas que competem com você no mercado é fundamental para se destacar e atrair clientes. Entender quais estratégias elas utilizam e quais resultados são obtidos ajuda a definir os seus próprios métodos. Isso inclui a forma de divulgação e a definição dos preços dos produtos. 

Além disso, identificar as características dos seus concorrentes também contribui para a definição de atributos próprios, se diferenciando e consequentemente se destacando dos demais. Tudo que é novidade atrai a curiosidade dos consumidores

 

3. Defina metas

Todo lançamento deve conter metas a serem atingidas, seja o número de vendas ou até mesmo o percentual de clientes satisfeitos com a compra, por exemplo. Isso possibilita analisar se o lançamento está obtendo sucesso ou se é preciso fazer correções e aprimorar os processos. 

Também vale lembrar que a reação do consumidor é algo previsto, mas não obtido com certeza. Assim, absorver a resposta dele ao lançamento e ao produto é significativo para pensar em possíveis alterações na abordagem.  

 

4. Prepare o seu público

Gerar expectativas aos consumidores é importante para que eles estejam presentes nos lançamentos. Criar curiosidade e gerar engajamento faz com que os clientes se interessem pelos novos produtos. 

Dessa forma, é fundamental utilizar as redes sociais e outros canais de comunicação para divulgar esse lançamento e como esse novo produto vai solucionar as dores do seu cliente. Isso desperta o seu interesse para conferir a nova mercadoria, engaja a sua página e atrai potenciais consumidores. 

Dependendo do orçamento para o lançamento, veicular anúncios nas redes sociais para ampliar o alcance do seu negócio é uma boa pedida. Além disso, convidar parceiros, influenciadores, especialistas e clientes fiéis para falarem do lançamento transmite confiança e credibilidade à sua marca. 

 

5. Coloque em prática!

Um outro conselho é preparar o seu estabelecimento para o lançamento do produto. Decorar a loja, enviar convites aos clientes (pelas redes sociais ou pelo WhatsApp) e organizar um evento atrai e passa uma boa impressão para quem estiver presente. 

Outras ações são a realização de sorteios e a entrega de brindes. Isso aumenta o engajamento dos consumidores e melhora a sua experiência com a marca. A oferta de condições especiais de pagamento também é interessante para aumentar as vendas do negócio.

 

6. Se preocupe com o pós-venda

Não esqueça de realizar ações após o lançamento e a venda dos produtos. Fazer pesquisas de satisfação, apresentar outras mercadorias e manter uma base de pessoas interessadas é importante para a conquista e a fidelização de clientes

Analise também os resultados das metas traçadas anteriormente e reflita o que pode ser modificado nos próximos lançamentos. Aqui você vai identificar os pontos fortes e fracos da sua estratégia, aperfeiçoando o seu planejamento!

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