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Cadastro de clientes – A importância de ter sempre atualizado

No cotidiano de uma empresa é comum possuir algumas tarefas burocráticas, onde é necessário mais atenção e organização dos gestores ao realizar tal atividade. A atualização de cadastro de clientes é um exemplo. E embora algumas pessoas acreditem não ser tão útil essa atualização por demandar mais tempo, iremos pontuar alguns motivos de relevância para manter essa ferramenta atualizada.

Ter esses dados atualizados é importante não somente para diversos níveis na empresa, auxiliando na comunicação interna e externa da mesma, mas também oportuniza as seguintes possibilidades:

Otimização dos processos em diferentes setores

Ao manter um cadastro de cliente completo, é possível com que as áreas encontrem informações necessárias de forma mais ágil e favorável. Imagine que o marketing tenha essas informações atualizadas e necessite para uma nova campanha. Não haverá a ineficiência para precisar buscar novos dados e assim, construir novas estratégias. 

Isso possibilitará que as ações sejam mais competentes e com uma comunicação mais inteligente.

Melhoria de comunicação com o cliente

Ao ter esses dados é mais fácil identificar quais são suas vantagens e déficits com o cliente. Com isso, é menos moroso o processo de traçar métodos para um melhor relacionamento com o seu consumidor. Isso fará com que seja mais fácil realizar um negócio com o mesmo e até poderá fidelizar mais facilmente por possuir esse cadastro atualizado, tendo todos os os dados necessários do cliente.

Diminuição de inadimplência

Ao ter registrado os negócios realizados com clientes, com prazos e formas de pagamento é possível ter o controle e atenção para que sua empresa não tenha prejuízo com o esquecimento dos seus clientes em relação aos pagamentos.

Para que seu comércio tenha redução dessas inadimplências, ajuste uma régua de cobrança em seu estabelecimento. Essa ferramenta é muito utilizada para que os clientes lembrem de realizar o pagamento: identifique os melhores momentos de entrar em contato para que não ocorra o atraso e faça uma gestão de como e quando entrar em contato, veja o exemplo a seguir:

 

Invista em comunicação e conteúdo

Com a forte tendência da internet, combinar o cadastro de clientes com o envio de conteúdos relevantes através de email, WhatsApp e até redes sociais é uma receita excelente para gerar relacionamento, aprimorar a confiança do consumidor e acarretar em mais vendas.

Invista em conteúdo de interesse do público, que possa auxiliar de acordo com suas dúvidas e necessidades. Será uma ferramenta muito conveniente para fidelização do cliente.

Redução da probabilidade de fraudes

No contexto atual em que vivemos, muitas lojas de portes distintos são alvo de fraudes, como as falsificações e os estelionatos. Para ter cautela e reduzir as chances desse transtorno ocorrer em seu comércio, é recomendável a utilização do cadastro de clientes por um motivo simples: tendo os dados destes, é possível realizar a conferência de dados pessoais, histórico de compras entre outras informações que possam favorecer ao perceber uma ação suspeita.

 

Algumas ferramentas que podem ajudar a gerir a atualização de cadastro de clientes são Planilhas do Google Drive, Excel do Microsoft Office ou Sistema de Gestão do Sebrae. Com esses, você pode manter informações agrupadas, incluir ou excluir dados de maneira rápida e muitas outras funções que podem coadjuvar em seu negócio.

Agora que revelamos essas razões, você sabe a importância de manter o cadastro de seus clientes sempre atualizado. Que tal atrair ainda mais pessoas para colocar em prática essas dicas? Confira técnicas para você encantar e conquistar o cliente!

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