9 hábitos que você precisa evitar para manter uma boa imagem profissional - REDE CELCOIN

9 hábitos que você precisa evitar para manter uma boa imagem profissional

Como passamos muitas horas do dia no ambiente de trabalho, é normal criarmos intimidade e laços com nossos colegas. Mas é necessário lembrar que certos limites precisam ser respeitados. Pensando nisso, separamos alguns hábitos que você precisa evitar caso queira criar e manter uma boa imagem profissional! Confira a seguir: 

Usar roupas inadequadas  

Quem deseja manter uma boa imagem profissional precisa estar atento às roupas que usa no ambiente de trabalho.  Isso porque os empreendedores esperam que os colaboradores reflitam a imagem da empresa. E mesmo que o negócio seja moderno, ele terá um estilo de vestimenta que se adéqua à sua proposta. Cabe ao funcionário se ajustar.

Ter comportamentos inconvenientes 

Outro ponto de atenção quando o assunto é manter uma boa imagem profissional é o comportamento. Isso porque existem certos hábitos que não são bem vistos no ambiente de trabalho e podem prejudicar quem os pratica. Por isso, evite ficar reclamando o tempo todo, ser a pessoa que leva e traz fofoca ou que paquera em momentos errados, combinado? 

Criar uma imagem ruim nas redes sociais  

As redes sociais são, hoje, um reflexo de quem nós somos, o que gostamos e fazemos, por exemplo. E é justamente por isso que as empresas acabam acessando estas plataformas para conhecer melhor seus colaboradores. Por isso, se você deseja manter uma boa imagem profissional – e o seu emprego, cuide de suas redes sociais e não publique conteúdos ilegais, antiéticos ou inadequados. 

Utilizar ferramentas de comunicação de maneira inadequada 

É muito comum que empresas possuam um chat interno, por exemplo, para a comunicação dos funcionários. Ou seja: para fins profissionais! Por isso, se você quer manter uma boa imagem profissional e ser um bom exemplo, não pode utilizar estes canais de maneira inadequada. Tome cuidado para não falar palavrões, mal de colegas ou sobre assuntos inadequados, por exemplo.  

Utilizar recursos da empresa para resolver problemas pessoais 

Todos os recursos que a organização coloca a seu dispor são para uso profissional. Por isso, utilizar o computador, telefone, impressora, internet etc, para fins pessoais é uma grande gafe! Isso porque utilizar estes recursos para fins pessoais é antiético. E lembre-se: mesmo que outras pessoas façam, não significa que é o certo.  

Se atrasar sempre  

O hábito de se atrasar sempre é um dos maiores problemas no ambiente de trabalho. Afinal, não ser pontual transmite a imagem de que você não se importa com o tempo dos outros. Por isso, para ser educado e manter uma boa imagem profissional, resolva seus problemas com horário e não se atrase.  

Não expressar sua opinião  

Profissionais que não participam dificilmente terão uma boa imagem profissional e destaque na empresa. Afinal, adotar essa postura de silêncio ou não participação te tornará invisível e pouco lembrado entre os empreendedores. Por isso, mesmo que suas ideias não sejam acatadas, participe. O importante é você colaborar.  

Não trabalhar bem em equipe  

Toda empresa valoriza profissionais que sabem trabalhar em equipe. Por isso, não contribuir para as atividades em grupo, ignorar os colegas e ser pouco amigável, por exemplo, são atitudes bastante prejudiciais. Procure estar aberto e interagir com os demais colegas para manter uma boa imagem profissional. 

Falar mal ou errar o nome do cliente 

Cometer gafes e erros com os clientes pode ser o que mais prejudicará a boa imagem profissional de alguém. Isso porque o cliente é a razão de existir das empresas e tratá-lo mal pode ser o fim de qualquer funcionário. Por isso, não fale mal dos clientes com os colegas e, principalmente, não erre o nome deles. Estas atitudes criarão uma imagem ruim e pouco profissional de você.  

Veja também

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Atendimento ao cliente: como fazer?

Qual é a importância da independência financeira das mulheres?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *