Procrastinação: 9 estratégias para você parar de adiar tarefas - REDE CELCOIN

Procrastinação: 9 estratégias para você parar de adiar tarefas

A procrastinação é a palavra que resume aquele velho hábito de deixar tudo para a última hora e adiar ao máximo a execução de uma tarefa. Mas este costume, que é um grande inimigo para quem tem objetivos e quer atingir resultados, pode ser mudado. Para saber como, confira 9 estratégias que te ajudarão a parar de adiar suas tarefas:

1. Planeje o seu dia

Um passo importante para evitar a procrastinação é planejar o seu dia. Quando você coloca no papel ou em uma tabela as atividades que você precisa cumprir, fica mais fácil visualizar seus compromissos. Além disso, com o planejamento você terá um lembrete diário do que não pode deixar de fazer e terá mais facilidade para cumprir com as obrigações.

2. Divida a tarefa em itens menores

Uma excelente estratégia para deixar a procrastinação é dividir uma tarefa em itens menores e mais fáceis de fazer. Se você dividir um trabalho em blocos, perceberá que o trabalho nem era tão pesado assim e poderá concluir cada etapa com foco e tranquilidade até que, no fim, a tarefa completa esteja concluída!

3. Faça pequenas pausas

Como o seu trabalho será dividido em partes, você pode fazer pequenas pausas entre cada item da tarefa. Isso porque concentrar-se em uma tarefa por muito tempo pode te deixar cansado e improdutivo, mas quando você faz pausas pode recarregar as energias e trabalhar melhor. Para isso você pode dar uma volta ou comer alguma coisa, por exemplo.

4. Mude de ambiente

A rotina também pode gerar a procrastinação. E uma estratégia para fugir desse hábito é mudar de ambiente. Se você consuma fazer um trabalho em casa, que tal mudar para o seu ambiente de trabalho, se isso for possível? Ou mude alguns itens no seu espaço de trabalho para ter mais motivação e não ficar sem vontade de trabalhar.

5. Elimine o que te distrai

Além de mudar de ambiente, uma dica para evitar a procrastinação é eliminar o que te distrai, porque distraído você perde foco e atrasa suas obrigações. Por isso, deixe de lado as redes sociais, o celular ou aquele bate papo com um amigo quando precisar de foco para trabalhar!

6. Volte ao passado

Para que a procrastinação não vire costume, uma dica é voltar ao passado e lembrar de situações semelhantes onde você teve sucesso. Lembrar de tarefas complicadas e desafios que você conseguiu realizar é um excelente motivador! Se você conseguiu uma vez, com certeza conseguirá de novo.

7. Tenha uma recompensa

Se estabelecer um objetivo e conseguir atingir um resultado não são motivações suficientes para você evitar a procrastinação, estabeleça então uma recompensa. Dar um prêmio a si mesmo ao concluir a tarefa será um incentivo para você deixar de procrastinar e finalizar o trabalho.

8. Foque na sensação que terá ao concluir a tarefa

Enquanto a gente deixa uma tarefa para depois, ficamos com sensações negativas, como incompetência ou falta de responsabilidade, por exemplo. Mas tudo isso passa quando concluímos o trabalho! Por isso, para vencer a procrastinação, foque nas sensações boas que você terá quando terminar suas tarefas.

9. Pense no futuro

Quanto você sentir aquela vontade de adiar as coisas e deixar as tarefas para depois, pense no futuro e em como será difícil fazer o trabalho de forma corrida e sem tempo. Lembre-se que a procrastinação é um hábito que pode atrapalhar seu negócio e impedir que você alcance certos resultados. Este hábito pode atrapalhar todo o seu planejamento e o quanto antes você terminar o que se propôs a fazer, mais cedo você terá aquela sensação boa de dever cumprido e poderá focar em outros afazeres.

Veja também

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Atendimento ao cliente: como fazer?

Qual é a importância da independência financeira das mulheres?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *