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7 ideias inovadoras para o comércio

À medida que o varejo continua a mudar de um método simples de conectar consumidor com produtos a um evento orientado a experiências e valores, é hora de dar uma olhada em nossas lojas.

Para a maioria dos varejistas, a loja é subutilizada. Se isso é uma falta de conhecimento técnico das capacidades que os varejistas oferecem agora ou simplesmente orçamento limitado e tempo para colocá-lo em conjunto, tornou-se uma questão importante. Como esse é um momento essencial para os varejistas, vamos explorar alguns dos métodos mais ambiciosos, práticos e orientados a valor para aumentar as vendas na loja.

As aplicações práticas aqui são principalmente de natureza técnica, mas todas as ideias podem ser utilizadas dentro do campo de possibilidades. O que é importante levar em conta aqui é que, de fato, esses tipos de inovação e avanços exigem um investimento de tempo e dinheiro, mas isso compensará em economia de tempo e ROI, quando feito corretamente.

Por que você deve pensar em ideias inovadoras para o varejo?

Aqui estão algumas razões para pensar seriamente sobre as ideias inovadoras para comércios, que fazer mais sentido para você.

  • On-line e off-line estão se fundindo: em uma pesquisa recente da Harvard Business Review com 46.000 compradores, indicou-se que apenas 7% dos compradores estavam apenas online, 20% estavam apenas na loja e os 73% restantes eram compradores omnichannel.
  • 70% dos consumidores preferem pesquisar produtos on-line, mas comprá-los na loja.
  • 60% dos consumidores querem receber promoções e ofertas em tempo real em seus telefones.
  • 86% dos consumidores considerariam comprar online e buscar na loja se isso significasse uma economia de R$ 30 a R$ 150.

Esses dados apontam para uma base de consumidores cada vez mais familiarizada (e usando) os recursos da loja fornecidos por meio de tecnologias. Então, seguem algumas das principais ideias inovadoras utilizadas hoje em dia no comércio.

1. Compre online e pegue na loja

Esse serviço faz parte do topo da lista porque, como você pode ver, na verdade é um serviço desejado para os consumidores. Este serviço é certamente um desafio de logística, mas se você não estiver no nível de fornecer isso, é hora de reinvestir em um sistema com capacidade omnichannel para lidar com o esta inovação em qualquer outra forma de compra: mobile, pelo site ou presencial.

2. Checkout sem atrito

Uma tecnologia subutilizada como um todo, o checkout sem atrito oferece a promessa de conveniência para os consumidores e menor sobrecarga para os varejistas. Enquanto a tecnologia ainda está em sua infância, já podemos ver o aumento de seu uso, como no Amazon Go.

Se você tem o sistema de comércio que pode facilitar a compra online e busca na loja, você pode certamente oferecer algum tipo de checkout sem atrito, mesmo que isso signifique ter um gatekeeper na porta de saída verificando os recibos de celular.

Esse tipo de check-out reduz as linhas de checkout, diminui o atrito para os compradores que realmente compram e ajuda os varejistas a rastrear os dados na loja com mais precisão. Nesse último ponto, considere uma pessoa que adiciona uma camisa ao carrinho no aplicativo no telefone e, em seguida, esse consumidor recebe automaticamente uma notificação de que as calças que têm no carrinho on-line estão disponíveis no próximo corredor.

Isso é poderoso e fornece um incentivo real tanto para os compradores quanto para os varejistas a adotá-lo. Os usos da tecnologia vão muito além deste caso, mas primeiro você precisa ter algo para usá-lo.

3. Prova social

Essa ideia de loja de varejo começa on-line, mas tem um impacto cada vez maior nas decisões de compra dos clientes em todos os canais. Estima-se que 46% das decisões de compra dos consumidores vêm de algum tipo de canal de mídia online. Dito isso, como podemos aproveitar isso em uma ideia de loja de varejo para maximizar as conversões?

Um varejista no Reino Unido forneceu contagens ao vivo do número de curtidas em alguns itens selecionados. Em outro exemplo, a Hubspot usa a prova social em seu blog para promover um maior engajamento e conversão com avaliações e depoimentos sobre produtos. A ideia aqui, independentemente do caso, é alavancar a “mentalidade de rebanho” inventada por psicólogos para levar mais pessoas às lojas.

Tudo isso é bom e deve ser colocado em prática de uma forma ou de outra, mas existem maneiras mais avançadas de utilizar a tecnologia. Por exemplo, agora existe a capacidade de fornecer produtos sugeridos com base nos interesses de amigos de um consumidor no Facebook, dizendo algo como “10 de seus amigos compraram esse top” ou “esse é um item mais vendido de 2017” em uma notificação. Pode parecer brega, mas funciona.

4. Geolocalização, Beacons, RFID, NFC

Todos eles são categorizados em ideias de lojas de varejo específicas do local. A geolocalização é ótima para levar as pessoas à sua loja em primeiro lugar. Por exemplo, você pode fornecer uma sugestão de produto em tempo real, a localização da loja mais próxima e um botão de navegação para chegar lá. Simples, mas eficaz.

Em seguida, quando o cliente estiver na loja, você poderá utilizar os beacons para melhorar a navegação dos compradores pela loja, anunciar as vendas no próximo corredor por meio de uma notificação no smartphone do cliente ou fornecer detalhes relacionados a um produto. À medida que avançamos na linha, a RFID é uma tecnologia de localização de curto alcance usada principalmente para extrair informações apenas com base no sinal de uma tag RFID.

Isso permite uma verificação sem atrito, eficiências operacionais mais fáceis e facilidade de pagamento, embora ainda não estejam em ampla implantação. Já a NFC tem sido uma ideia de loja de varejo que realmente pegou muito rapidamente no grande esquema das coisas. A maioria dos varejistas agora oferecerá o Android Pay, o Apple Pay e outros no ponto de venda, que permitem que você pague pelos produtos simplesmente digitalizando sua carteira eletrônica pelo sensor NFC. Cada um deles realmente funciona em sucessão com o resto, embora nenhum seja necessário para o próximo trabalho. As possibilidades aqui são novamente ilimitadas, pois você pode fornecer navegação, produtos, compras e mais etapas, integrando-se diretamente a essas tecnologias.

5. Produtos que chegam até você

Em uma ideia inovadora de loja de varejo, o objetivo é realmente transformar a loja em uma gigantesca máquina de venda automática. Os clientes podem se aproximar do lado de fora da loja, apresentar seus pedidos de smartphones via RFID e, momentos depois, todo o pedido sai de um canto na lateral do prédio.

Sim, talvez isso pareça um pouco contraproducente de certa forma, mas, no final das contas, trata-se de cumprir a ordem do cliente com o menor custo possível, da maneira mais conveniente e mais rápida possível. Este método verifica todas as caixas e com certeza crescerá em popularidade, especialmente em ambientes urbanos pesados.

6. Drones e Droides

Isso pode não estar no seu horizonte como um operador de loja de varejo, mas deveria. No ponto do tempo em que estamos, drones (geralmente voando autonomamente) e dróides (geralmente dirigindo de forma autônoma) estão em todos os lugares. Esta tecnologia está aqui para ficar.

Como você entregará o produto de suas lojas de varejo aos consumidores dentro de um raio de 15 a 20 minutos de sua loja? Se você pensar sobre isso, o consumidor está em casa, fazendo uma compra em sua loja. Ele decide que está muito frio para ir buscar o produto através, então, desde que a opção de tê-lo em sua casa dentro de 1 hora seja um motivo convincente para completar a compra, você poderá entregá-lo. Mais uma vez, trata-se de conveniência e redução de custos para o consumidor e este é certamente um dos maiores impulsionadores de novas compras nos próximos anos.

7. A loja conectada

O que acontece quando você combina muitas das tecnologias acima? Você ganha uma loja conectada. O futuro do varejo será algo assim: um consumidor tem um aplicativo de varejo, que reconhece o consumidor assim que entra pela porta via Bluetooth e reconhece as compras anteriores, os itens atuais do carrinho e as preferências. À medida que esse consumidor se movimenta pela loja, suas preferências são levadas em conta por meio de notificações como “Esse vestido combina bem com o recente cardigã que você comprou”, que mostraria o vestido e exatamente onde encontrá-lo.

Agora, à medida que o cliente compra, cada item que ele pega na prateleira é adicionado instantaneamente ao carrinho, transportado por todos os canais. Digamos que esse cliente queira “experimentar” alguns itens, pisar na frente de um espelho inteligente que dimensiona a pessoa e praticamente mostra a série de itens em seus carrinhos, na pessoa em frente ao espelho. Os itens do carrinho aparecem automaticamente no espelho para designar o interesse.

Se o cliente precisa de um novo tamanho, pode simplesmente chamar um assistente por meio do aplicativo para encontrá-lo. O assistente aparece no aplicativo da loja e o exibe. Com os produtos certos no carrinho, este consumidor simplesmente usa sua impressão digital conectada a uma carteira eletrônica e sai da loja, sendo que todos os itens foram pagos.

Os consumidores se acostumarão com essa experiência e, quando o fizerem, será muito difícil competir se você não oferecer algo assim. Esta lista é o ponto de referência para o varejo do futuro, destinado a servir com tecnologias disponíveis para fazer as coisas acontecerem. Você deve constantemente ter essas coisas em mente se você pretende ter sucesso a longo prazo no comércio.

 

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