13 atitudes sustentáveis diárias para o meio ambiente e seu bolso - REDE CELCOIN
atitudes sustentáveis

13 atitudes sustentáveis diárias para o meio ambiente e seu bolso

Vida sustentável é a prática de reduzir sua demanda por recursos naturais, certificando-se de substituir o que você usa com o melhor de sua capacidade. Às vezes, isso pode significar não escolher consumir um produto que é feito usando práticas que não promovem a sustentabilidade. As vezes isso significa mudar a forma como você faz as coisas para que você comece a se tornar uma parte mais ativa do ciclo da vida.

Todos nós sabemos que a mudança climática, o aquecimento global, o esgotamento da camada de ozônio e o esgotamento de recursos são reais e seu impacto na vida humana e animal pode ser devastador. As atitudes sustentáveis são uma oportunidade para as pessoas adotarem ações que pode ajudá-las a reduzir o carbono ou o impacto ambiental, alterando seu estilo de vida. Medidas simples como usar o transporte público com mais frequência, reduzir o consumo de energia e tornar-se mais ecológico podem ajudar muito a reduzir seu impacto ambiental e tornar este planeta um lugar limpo e seguro.

Quer começar a praticar uma vida sustentável? É mais fácil do que você pensa. Embora existam várias maneiras de viver e praticar uma vida sustentável, aqui estão algumas sugestões simples.

1. Leve sua própria sacola, caneca e canudinho

Uma das práticas que vem ganhando força nos últimos tempos é a de possuir uma caneca e um canudinho pessoal para levar para qualquer lugar. O plástico nunca desaparece. Demora milhões de anos para se decompor. O plástico pode ser encontrado girando nas superfícies do oceano. Afeta gravemente a vida marinha. Todos os anos, um grande número de mamíferos, focas e aves marinhas é morto depois de ingerir plástico ou ficar enroscado nele. É hora de todos nós trocarmos nossos hábitos para sacolas reutilizáveis ??quando fazemos compras e descartamos de uma vez por todas garrafas plásticas de água e canudinhos.

2. Pratique o minimalismo

Minimalismo não significa viver sem nada, significa que você está se certificando de que tudo o que você possui e usa é colocado em seu propósito máximo. Isso significa também materiais residuais. Com um estilo de vida minimalista, você reciclará mais e estará mais consciente dos itens que você apoia sendo produzidos, para que a sustentabilidade seja enfatizada.

3. Mude as luzes da sua casa

Ao mudar a iluminação da sua casa de lâmpadas tradicionais para lâmpadas fluorescentes compactas, usando clarabóias e mais luz natural, você reduzirá significativamente a demanda por recursos energéticos. A utilização de fontes de luz mais duradouras e eficientes também reduz significativamente a quantidade de resíduos que entram nos aterros.

4. Comece a usar produtos de limpeza naturais

Leva cerca de uma trinta minutos para pesquisar algumas opções caseiras para produtos de limpeza naturais. O vinagre e a água podem limpar a maioria das superfícies, e a saponina da quinoa é um detergente natural. Ao usar produtos de limpeza naturais, você está reduzindo a quantidade de embalagens plásticas que estão sendo feitas e a quantidade de produtos químicos que estão sendo introduzidos no sistema de água.

5. Caminhe, ande de bicicleta ou de transporte público para trabalhar

Quanto menos uso pessoal do seu carro você fizer, mais você e o ambiente serão beneficiados. A vida sustentável não promove apenas a sustentabilidade reduzindo a poluição e o consumo de recursos naturais; caminhar ou andar de bicicleta para trabalhar também melhorará sua saúde.

6. Passe mais tempo lendo e jogando jogos de tabuleiro

Como isso pode ser uma parte da vida sustentável? Ao reduzir sua dependência de formas de entretenimento que exigem energia e recursos naturais, você pode ajudar a reduzir a demanda e drená-los.

7. Tente entrar em um horário de sono mais natural

Entrar em um horário de sono natural significa estar mais sintonizado com a luz natural do dia. Não só isso é melhor para a sua saúde, mas vai começar a diminuir a quantidade de energia que você usa enquanto estiver em pé.

8. Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Reduza sua necessidade de comprar novos produtos. Se houver menos desperdício, haverá menos para reciclar ou reutilizar. Aprenda a reutilizar itens ou redirecioná-los para uso diferente. Recicle garrafas de vidro velhas ou latas de alumínio. Mantenha uma lixeira em sua casa e tente fazer mais viagens para a estação de reciclagem do que para o aterro.

10. Desconecte os dispositivos quando não estiver em uso

A maioria dos dispositivos eletrônicos continua consumindo eletricidade mesmo quando não estão desligados. Para reduzir o uso de energia, basta puxar o plugue quando não estiver em uso. Isso ajudará você a economizar energia e reduzir sua conta mensal de eletricidade.

11. Compre uma casa de tamanho adequado

Entre muitas maneiras que promovem a sustentabilidade, uma delas é comprar uma casa menor e consumir menos energia do que uma casa grande. Você gastará menos em iluminação e mobília geral. Você pode até comprar itens de brechós e doá-los novamente quando eles não forem mais necessários. Faça uso de idéias e técnicas de construção de casas verdes ao construir uma nova casa.

12. Mude seus hábitos de lavagem

Não só a ciência descobriu que nossa ênfase excessiva em ser limpos reduziu nossa resistência imunológica natural a doenças (que exigem a exposição de bactérias para se desenvolver), mas cada pessoa gasta enormes quantidades de água quando toma banho, lava louça ou lava roupas. Pratique tomar banhos curtos e rápidos, lavar a louça em uma pia de água e depois enxaguá-los e reduzir a quantidade de roupa que você usa.

13. Compre produtos com menos embalagens

Sempre que você sair para fazer compras, compre produtos com menos embalagens. O excesso de embalagem no material vai em sua lixeira e de lá vai para aterros na maioria dos casos. Além de contaminar ainda mais o meio ambiente, também apresenta sérios efeitos à saúde de seres humanos e animais.

 

Veja também

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Atendimento ao cliente: como fazer?

Qual é a importância da independência financeira das mulheres?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *