Mentalidade da escassez de recursos: o equilíbrio é o melhor caminho - REDE CELCOIN
mentalidade da escassez

Mentalidade da escassez de recursos: o equilíbrio é o melhor caminho

“A maioria das pessoas é profundamente roteirizada no que chamo de Mentalidade da Escassez. Elas vêem a vida como tendo apenas o suficiente, como se houvesse apenas um uma torta lá fora. E se alguém conseguisse um pedaço grande da torta, isso significaria menos para todos os outros. ”- Stephen Covey

Quando pensamos na palavra “escassez”, muitos de nós pensamos imediatamente em dinheiro. Em algum nível, isso é compreensível. Afinal, é caro viver, e muitos de nós nos preocupamos em esticar cada real. No entanto, a escassez vem em muitas outras formas – tempo, relacionamentos, saúde, inteligência, julgamento, força de vontade, etc.

Ter pensamentos e sentimentos de escassez orienta automaticamente a mente em direção a desejos e necessidades não realizados. Além disso, a escassez muitas vezes leva a lapsos no autocontrole enquanto drena os recursos cognitivos necessários para maximizar as oportunidades. A força de vontade também fica esgotada, o que torna a pessoa propensa a sentimentos de desistência.

As pessoas neste estado atendem ao urgente enquanto negligenciam escolhas importantes que terão um efeito drástico no futuro. É muito importante entender que uma mentalidade de escassez é exatamente isso: uma mentalidade. Podemos mudar nossos modos de pensar para uma mentalidade de abundância enquanto abrimos um novo mundo de oportunidades. Mas primeiro, precisamos estar cientes dos poços para evitar a queda. Aqui estão cinco sinais importantes:

1. Acreditar que as situações são permanentes

Acreditar que as situações da vida são fixas talvez seja a maior armadilha da mentalidade de escassez. Pensamos “Bem, é assim que é”, em vez de mudar nosso estado de espírito e buscar nossa própria felicidade. Pensar dessa maneira tem um efeito negativo em muitos aspectos: esgota nossa energia, prejudica nossa auto-estima e torna a vida um fardo em geral.

Nada é permanente. Esta situação ruim, seja ela qual for, passará! A situação é assustadora? Talvez, mas é apenas isso: uma situação, um período de tempo. Há momentos em nossas vidas que nos tirarão o fôlego e é neles que precisamos agradecer que estamos vivos. Uma mentalidade abundante pensa assim. Uma mentalidade abundante vê a vida como dinâmica e maleável. Talvez o mais importante, uma mentalidade abundante vê a vida como uma aventura. Uma aventura assustadora e incerta, às vezes, mas uma aventura.

2. Usar pensamentos e palavras de escassez

O que nós dizemos se torna uma extensão de nós, se não for controlado. É importante entender que pensamentos e palavras negativos sozinhos não podem nos afetar negativamente se os percebermos pelo que são – respostas inatas sem mérito. Mas quando começamos a acreditar naqueles pensamentos ou palavras negativas, eles podem se tornar uma extensão do nosso caráter.

Para esse fim, é importante evitar usar palavras ou pensamentos de escassez quando possível. Por exemplo, “Não sou inteligente o suficiente”, “Não tenho dinheiro suficiente”, “Não posso fazer isso” ou “Preciso ficar sem isso”. Em vez disso, comece a usar palavras de abundância: “Eu posso lidar com isso”, “Eu sempre posso ganhar mais dinheiro”, “Minha mente é poderosa”, e “Eu sempre terei o suficiente”.

Lembre-se, é normal ter pensamentos negativos de vez em quando. É importante entender que pensamentos e palavras são importantes apenas se forem importantes para nós. Quando surgirem pensamentos negativos, simplesmente torne-se um observador e recuse-se a se envolver com eles. Não permita que esses pensamentos se manifestem em palavras que dizemos a nós mesmos ou a qualquer outra pessoa.

3. Sentir inveja dos outros

Sentir inveja dos outros é uma espada de dois gumes: mata a gratidão e alimenta o fogo da escassez. A inveja não faz absolutamente nada para melhorar as circunstâncias pessoais. Por que muitos de nós sentimos inveja? Alguém tem um carro melhor, casa maior ou emprego melhor remunerado? Quem se importa? Tudo isso é possível. Mas eles só são alcançáveis ??se a mentalidade de escassez for sistematicamente substituída pela da abundância. Talvez a ponta mais afiada da espada de dois gumes seja a dissipação da gratidão: não apreciar as coisas boas em nossas vidas.

Quando deixamos de ficar com inveja e preferimos nos concentrar na gratidão, chegamos à conclusão de que a vida, em sua maior parte, tem sido muito boa para nós. Quando se trata de melhorar nossas circunstâncias, podemos conscientemente optar por dedicar nosso tempo e energia a fazê-lo e não desperdiçá-lo em pensamentos e sentimentos invejosos.

4. Não ser generoso

Quando se vive com uma mentalidade de escassez, estamos mais aptos fechar a mão para o tempo, dinheiro, relacionamentos, etc. Essas ações têm consequências não intencionais e tornam menos provável gerar os efeitos positivos que buscamos em nossa própria vida. A vida tem uma forte tendência a refletir sobre nós, e é por isso que nossa energia e ações são tão importantes. Se acreditamos na falta, por padrão, acreditamos em dar menos de nós mesmos.

Tal como acontece com outras crenças de escassez, isso também pode ser superado, tomando uma decisão consciente de dar mais de nós mesmos, não menos. Entenda que isso não significa necessariamente dinheiro, embora doar para uma causa digna, como uma instituição de caridade, seja certamente uma ação nobre. Também significa ser generoso ao sorrir, dizer palavras amáveis, investir nosso tempo nas pessoas e simplesmente servir um bem maior.

5. Indulgência

É possível exagerar com uma mentalidade de escassez a partir de outra tentação: a gratificação instantânea. Existem muitos exemplos disso, mas vamos usar um: gastos excessivos.Quando pensamos no dinheiro como um recurso escasso, há uma tendência em usar esse recurso por prazer. Mas o prazer não é um antídoto para a escassez.

De fato, o prazer pode reforçar a mentalidade de escassez de quem já possui. Digamos que estamos tendo um dia difícil, nos sentimos confusos e precisamos de algo positivo. Como vemos, temos algumas escolhas: podemos fazer algo construtivo, como passar algum tempo com a família (abundância) ou podemos comprar essa roupa nova e legal que queremos em nosso cartão de crédito (escassez) .

Observe que a escolha abundante não tem relação apenas com o dinheiro. Estamos concentrando nosso tempo no que é mais importante e não sucumbindo a um prazer temporário que, embora bom por um tempo, nada mais faz do que adicionar a noção de que simplesmente não temos o suficiente. Vamos escolher com sabedoria. Vamos incentivar uma mentalidade abundante.

 

Veja também

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Atendimento ao cliente: como fazer?

Qual é a importância da independência financeira das mulheres?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *