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Como aproveitar as promoções da Black Friday sem erro

Vai chegando o mês de novembro e começam a aparecer anúncios de promoções em todos os lugares, tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais. A data de maior número de vendas no comércio eletrônico já se estabeleceu no Brasil.

Black Friday: o maior dia de promoções do ano

A Black Friday ou a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças norte-americano é o dia em que dezenas de lojas fazem grandes promoções e vendem produtos muito desejados a preços irresistíveis.

A data chegou ao Brasil em 2010 e desde então tem movimentado o comércio no país durante o mês de novembro. Apesar do sucesso nas vendas, muitas pessoas desconfiam das vendas na Black Friday devido ao abuso de muitas lojas com falsos descontos, baixo estoque, demora na entrega e outros problemas recorrentes na data.

Para evitar esses golpes, aqui vão algumas orientações para você aproveitar as promoções da Black Friday no dia 25 de novembro sem medo e sem erros.

O que fazer antes da Black Friday

Apesar de existirem algumas lojas fraudulentas, a Black Friday vale a pena se a ideia for gastar menos em algo que você já deseja e caso alguns cuidados sejam tomados. O primeiro deles é checar o preço do produto antes da data, fazendo o comparativo das lojas. Caso não seja possível ver os valores antes do dia 25, cheque o histórico de preços fornecido por algumas lojas.

O supervisor do Procon-SP aconselha os consumidores a fazerem simulações de compra antes da Black Friday, para que também vejam o valor do frete. Algumas lojas fazem grandes promoções e encarecem a entrega para compensar o valor na data.

O que fazer durante a Black Friday

Durante as compras da Black Friday, verifique sempre se você está comprando de um fornecedor confiável. O site do Procon-SP possui uma lista de sites não recomendados para compra (sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php).

Confie apenas em páginas que mostrem o código “https” na barra de endereço quando a compra estiver sendo finalizada. Essa é uma indicação de que o site é seguro e de que seus dados não serão roubados. No caso do comércio físico, aproveite o momento para pechinchar e tentar negociar as condições de pagamento.

O que fazer depois da Black Friday

Depois da compra, se algo deu errado com sua transação, entre em contato imediato com a loja. Caso o problema não seja solucionado, procure os serviços de atendimento ao consumidor, como o Procon do seu Estado. Você pode fazer uma denúncia pelo site ou pelo telefone 151.

 

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