7 itens que você pode deixar de ter em casa para economizar energia - REDE CELCOIN
economizar energia

7 itens que você pode deixar de ter em casa para economizar energia

Viver em um mundo capitalista acaba muitas vezes nos convencendo de que precisamos ter muitas coisas que não são realmentes necessárias para nosso dia a dia. Uma das realidades que provam isso são os infinitos aparelhos eletrônicos que acabamos possuindo em casa.

Para poupar espaço, dinheiro, energia e tempo de organização, existem alguns itens que podem ser dispensáveis em sua casa. Você vai ver aqui quais são eles e porque você não precisa tê-los.

1. Forno microondas

Esse aparelho que parece tão essencial para nossas rotinas diárias só realiza funções que seu fogão e forno elétrico já fazem. Esquentar ou preparar comidas no microondas, além de ser negativo para sua saúde, gasta muita energia e deixa os alimentos menos saborosos do que quando aquecidas no fogão ou forno.

2. Aspirador de pó

Ainda que esse seja um item facilitador na limpeza da casa, o aspirador de pó é uma regalia que pode facilmente ser deixada de lado para economizar energia. Vassoura e pá dão conta do serviço.

3. Telefone fixo

Quantas pessoas que você conhece ainda possuem telefone fixo em casa? Esse item que já foi indispensável nas residências, hoje só é sinônimo de mais um boleto chegando na sua residência. Os celulares acabam sendo mais econômicos e funcionais, com serviços de recarga que podem ser feitos diretamente pelo aparelho.

4. Ar condicionado

Se existe um luxo que custa caro, este é o ar condicionado. Os aumentos nas contas de luz devido ao uso do ar condicionado chegam a quase 100% do valor e podem ser trocados por um bom ventilador, truques simples ou um sistema de ventilação mais adequado para deixar seu ambiente com temperatura confortável.

5. Impressora

Com serviços de impressão disponíveis à quase toda esquina, não vale mais a pena gastar valores absurdos com energia e cartuchos tendo uma impressora em casa, mesmo quando o uso é bastante recorrente.

6. Abajur

Você tem o costume de possuir um abajur ao lado de sua cama para poder desligar a luz sem precisar se levantar? Adicionar mais um interruptor ao lado da cama é muito mais barato à longo prazo do que deixar a luz do abajur ligada.

7. Panelas elétricas

A cada dia que passa uma nova panela elétrica é inventada: para cozinhar arroz, para fritar sem óleo, para assar rapidamente. Todas essas regalias, entretanto, podem ser substituídas por uma boa panela comum.

Para economizar energia, outra coisa importante é lembrar também de desconectar os aparelhos eletrônicos sempre que não estiverem em uso, como a máquina de lavar roupa e televisão.

Veja também

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Atendimento ao cliente: como fazer?

Qual é a importância da independência financeira das mulheres?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *