Síndrome do impostor: Como se afastar dos pensamentos negativos? - REDE CELCOIN

Síndrome do impostor: Como se afastar dos pensamentos negativos?

A Síndrome do Impostor é um fenômeno psicológico que atinge milhares de profissionais das mais diversas áreas. Caracterizada pelo sentimento de inadequação, esta síndrome faz o indivíduo se achar inferior ou não merecedor das conquistas que obteve. Se você já se sentiu desta maneira, confira a seguir algumas dicas que te ajudarão a afastar estes pensamentos.

Ninguém é bom o bastante

Mesmo que a Síndrome do Impostor diga que você não é bom o bastante, tenha em mente que ninguém é. Isso porque não somos seres perfeitos e estamos sempre precisando melhorar de alguma forma. Todas as pessoas ainda têm muito a aprender e evoluir, não só você.

Não se compare com os outros

A Síndrome do Impostor nasce com o hábito de se comparar com os outros. Mas você sabia que este costume não faz sentido? Isso porque o que vemos das outras pessoas é apenas a imagem, a superfície. Então, como você irá comparar tudo o que você sente com alguém que você mal conhece?

Converse com quem te motiva

Muitas vezes, as pessoas mais confiantes e qualificadas que você conhece são as mais afetadas pela Síndrome do Impostor. Por isso, não tenha medo em conversar sobre isso com quem você admira e respeita. Com certeza essa pessoa já passou por algo parecido e pode te dar uma luz.

Coloque-se no lugar dos amigos

Se um amigo seu dissesse que não é bom o bastante e não se sente capaz, provavelmente você o desmentiria e listaria as milhares de qualidade que ele tem, certo? Então por que não fazer isso por você também? Comece a se tratar como você trata seu melhor amigo.

Adote uma postura confiante

Uma boa dica para melhorar em dias em que a Síndrome do Impostor te coloca para baixo é dando um jeito de se sentir mais confiante. Como? Colocando sua roupa ou sapato favorito, fazendo um penteado novo, sorrindo e mantendo uma postura firme. Agindo assim, seu eu interior começa a refletir essa positividade e você se sente mais seguro.

Liste coisas boas sobre você

Outra estratégia simples, mas eficiente, para barrar os pensamentos negativos da Síndrome do Impostor é ter uma lista de coisas boas sobre você. Pode anotar o que você pensa ou o que outras pessoas já te disseram. O importante é ter estas anotações, ler tudo nos dias difíceis e lembrar que você é merecedor!

Selecione críticas

Alguns comentários negativos podem ficar em nossa cabeça apenas reforçando a Síndrome do Impostor. Mas é muito importante você saber filtrar tudo o que te falam. Muitas coisas podem ser úteis, mas o que não for, pode descartar. Lembre-se que o seu valor não é definido pelo que os outros pensam ou falam de você.

Dedique-se a outras atividades

Como a vida não é só trabalho, é muito importante dedicar seu tempo a atividades que você gosta e se sente bem fazendo. Assim, quando a Síndrome do Impostor te perturbar dizendo que você não é um bom empreendedor ou profissional, pode lembrar que é bom em outras coisas!

Troque conhecimento

Você sabia que a troca de conhecimento pode ser uma ótima ferramenta contra a Síndrome do Impostor? Isso porque ensinar é uma das melhores formas de ter consciência sobre suas capacidades, conhecimentos e experiência. Além disso, esteja aberto a aprender também, afinal quando aprendemos, também evoluímos e crescemos.

Vá e faça!

Que tal enfrentar a Síndrome do Impostor e suas inseguranças apenas indo em frente e fazendo. Pode ser difícil, mas depois de dar o primeiro passo, você pode se surpreender com o quanto ainda pode fazer! Apenas confie em você.

Veja também

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Atendimento ao cliente: como fazer?

Qual é a importância da independência financeira das mulheres?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *