Como fazer a gestão de redes sociais? - REDE CELCOIN
Gestão de redes sociais

Como fazer a gestão de redes sociais de um estabelecimento?

A gestão de redes sociais permite a comunicação entre as empresas e os seus clientes. Com elas, é possível entrar em contato com o público consumidor, entender os seus interesses e as suas dores, e, assim, traçar estratégias para converter em vendas!

Para o varejo, é muito importante utilizá-las para atrair, engajar e fidelizar clientes, contribuindo para maior visibilidade da marca, comercialização no estabelecimento e interação com os consumidores.   

Confira o passo a passo para começar a gestão de redes sociais do seu negócio:

1. Defina os principais objetivos

Antes de criar e administrar as redes sociais, é importante definir os objetivos da sua presença na Internet. Apenas atrair clientes para o seu estabelecimento, construir um relacionamento duradouro com as pessoas ou expandir o reconhecimento e a relevância da sua marca?

Com essa resposta, é possível pensar em estratégias a serem realizadas para alcançar cada uma dessas metas, seja pensando em número de seguidores, em engajamento ou na realização de vendas. Assim, será mais fácil mensurar o sucesso das ações e pensar em outras para aprimorar esses resultados. 

2. Conheça seu público-alvo

Uma das principais ações para acertar na estratégia de Marketing é definir quem é o público de interesse. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de mercado, online ou no próprio estabelecimento, para conhecer os principais interesses e comportamentos de seus clientes – e possíveis seguidores nas redes sociais. 

Conhecendo bem o seu público, é mais fácil criar conteúdo que seja de utilidade e relevância, atendendo às suas necessidades e provocando uma maior curiosidade em conhecer o seu produto e em visitar a sua loja. 

3. Crie um calendário de conteúdo

Após definir os principais assuntos de interesse do seu público, é interessante a criação de um cronograma de postagens, para manter uma presença consistente e regular nas redes sociais. Isso pode ser planejado por semana ou por mês, para que as peças sejam feitas com antecedência e não deixem de ir ao ar por falta de organização. 

Neste calendário, podem estar dispostos os tipos de conteúdo que serão postados (texto, imagem, vídeo, reels), o tema, a data e o horário de postagem e a escolha das redes sociais. 

4. Acompanhe as redes sociais

Produzindo conteúdo regularmente, também é importante acompanhar as interações das pessoas e construir uma rede de relacionamentos, a partir de respostas às perguntas e comentários dos seguidores. Dar dicas para a utilização dos seus produtos é uma ótima maneira de estar presente e fidelizar clientes para o seu estabelecimento. 

Também existem ferramentas para analisar o desempenho das suas postagens e a credibilidade da sua marca na Internet, identificando o que mais está interessando o seu público entre todas as suas produções de conteúdo. 

5. Ofereça promoções exclusivas

Outra ótima estratégia para atrair clientes para a sua marca é oferecer promoções exclusivas, de modo a engajar e incentivar na compra dos seus produtos. Descontos, brindes ou sorteios exclusivos para os seus seguidores são formas de estreitar cada vez mais a relação com os consumidores, fidelizando esses clientes posteriormente. 

Esse exemplo pode ser combinado com estratégias de lançamento de produtos, onde são realizadas lives para apresentar a nova coleção e, consequentemente, converter vendas pelo Whatsapp ou de forma presencial no estabelecimento.

6. Analise os resultados

Por fim, analisar os resultados de todas as suas ações nas redes sociais é muito importante para realizar as mudanças necessárias e alcançar o sucesso nas redes sociais. 

Nas próprias plataformas, é possível acessar os “insights” ou “informações” e acompanhar todo o rendimento das postagens no período de tempo determinado, observando os conteúdos de principal interesse do seu público e aqueles de menor adesão. 

Com essas observações, você pode ajustar a sua estratégia, modificar os assuntos abordados e buscar melhores formas de atingir a atenção do seu público na Internet

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Gostou das dicas para gerenciar as redes sociais da sua empresa de forma eficiente? Confira mais postagens do nosso Blog, elas são pensadas para orientá-lo da melhor forma a alcançar resultados positivos para o seu negócio!

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