Ideias de marketing para micro e pequenas empresas
Há pessoas que ainda acreditam que para fazer um bom marketing é necessário muito investimento financeiro e esforço. Para mudar esse arquétipo, selecionamos algumas ideias para pequenos empreendedores. Aplicando essas dicas, certamente seu empreendimento ganhará mais visibilidade e, consequentemente, aumentará o número de clientes. Confira a seguir:
Desenvolva sua marca e identidade visual
A marca é capaz de contar a história da empresa em questão, agregar valor aos produtos e serviços oferecidos e também estabelecer relacionamento com o público. Por isso, criar sua marca é um passo para que seu comércio seja mais conhecido e lembrado no mercado.
Para a criação dessa é importante definir objetivos do negócio e estudar os elementos mais adequados para compor a identidade visual, sendo eles: cores, formatos, tipografias, entre outros. Você pode saber mais como criar a cara da sua empresa aqui.
Faça parcerias
Outra ideia valiosa é apostar em parcerias com outras empresas que atendem o seu público alvo, mas com negócios distintos. Veja esse exemplo: uma companhia aérea realiza uma parceria com uma locadora de veículos – pois o passageiro que viaja para outro destino tem a tendência de alugar um carro para facilitar sua locomoção.
Busque e identifique parceiros que estejam alinhados às suas perspectivas e avalie os possíveis cenários (subjetivos, legais ou financeiros) e lembre-se: continue fazendo networking constantemente.
Realize ações promocionais
Através de concursos, sorteios e campanhas surgem oportunidades para tornar-se mais visível para novos clientes e gerar mais relacionamento aos fidelizados. Você pode escolher diferentes tipos de ações promocionais, como: sorteio, vale-brinde, concurso promocional e concurso cultural. A recompensa atraente é relativa de acordo com o seu público e ação que deseja fazer, mas alguns prêmios comuns são: vouchers para compras, brindes da marca ou até mesmo a um serviço ou produto comercializado em seu negócio.
Através de concursos e eventos locais também é possível divulgar-se ao doar seu produto ou serviço como prêmio. Você terá abertura para divulgar sua empresa durante o evento de forma gratuita!
Atualize-se sobre as tendências
Essa dica é para você que deseja estar por dentro das novidades do mercado e quer destacar-se diante da concorrência. O Sebrae oferece cursos gratuitos e online para os micro e pequenos empreendedores que tem vontade de aprender ainda mais sobre marketing e outros assuntos em alta no mercado.
Pequenas e micro empresas muitas vezes não possuem muito dinheiro para investir em marketing, mas com dicas acima e um bom planejamento você fará seu negócio apontar para a direção do sucesso!
Quais são as técnicas de marketing que você utiliza atualmente em sua empresa?