Vender mais em minimercados: 10 mudanças que irão te ajudar
Os minimercados facilitam a vida dos consumidores da região e movimentam a economia do bairro. Por isso, estratégias que ajudam a vender mais em minimercados são essenciais para manter estes estabelecimentos e incentivarem os clientes a comprarem mais em comércios locais. Pensando nisso, separamos 10 mudanças para você botar em prática e vender mais em minimercados:
1. Melhore a iluminação interna
A iluminação é um ponto chave quando o assunto é vender mais em minimercados. A luz correta valoriza a forma como o cliente enxerga o produto, principalmente na padaria e no hortifrúti. Com a iluminação certa, os itens parecem mais gostosos e despertam o desejo dentro dos consumidores.
2. Aumente o tamanho dos carrinhos
Mudar o tamanho dos carrinhos significa alterar a percepção do consumidor. Com o carrinho cheio, o cliente desiste da compra achando que já gastou demais; mas, com o carrinho vazio, ele pode pensar que comprou pouca coisa. Por isso, aumente o tamanho do carrinho para seu cliente comprar mais!
3. Música ambiente
Colocar músicas de fundo ajuda e muito na hora de vender mais em minimercados. Isso acontece porque a música diminui a hiperatividade, relaxa e estimula o consumidor a comprar. Uma dica: melodias mais lentas desaceleram o ritmo e o estresse do cliente e aumentam o volume de compras!
4. Deixe espaços vazios nas prateleiras
Ver um espaço vazio entre os produtos faz o cliente acreditar que outras pessoas já compraram aquele mesmo item. Logo, na cabeça do consumidor, o produto deve ser bom e ele pode ser comprado com segurança. Estes espaços também facilitam a retirada do produto da gôndola, facilitando a compra e evitando estresse do cliente.
5. Psicologia das cores
As cores são verdadeiras aliadas quando o assunto é vender mais em minimercados. Elas atraem a atenção do consumidor e despertam nele o desejo de compra. Por exemplo: cartazes com as cores vermelho, laranja e amarelo, respectivamente, chamam a atenção, estimulam e trazem felicidade para o cliente.
6. Psicologia dos preços
Trabalhar os preços dos produtos na mente do cliente é um passo certeiro para vender mais em minimercados. Por isso, é importante criar a sensação de que os preços estão mais baratos. Isso pode ser feito com o preço com final “99 centavos”, apresentando valores parcelados, mostrando o preço anterior e o novo…
7. Corredores mais estreitos
Para vender mais em minimercados é importante estar atento à largura dos corredores. Com corredores mais estreitos, o cliente anda com mais cuidado, presta atenção aos produtos e, como consequência, pode comprar algo por impulso. Mas fique atento: um corredor muito estreito pode atrapalhar na locomoção e, pela demora, causar desistência da compra!
8. Corredores mais compridos
O comprimento dos corredores também é importante para te ajudar a vender mais em minimercados. Isso porque corredores longos fazem as pessoas passarem por mais produtos e estimulam a compra por impulso através da superexposição a itens que ela nem pretendia levar.
9. Aproveite datas comemorativas
As datas comemorativas são excelentes momentos para aumentar as vendas porque elas atraem os consumidores. Mas saia do básico: invista em datas não muito conhecidas ou crie dias especiais para a venda de algum produto, como um dia promocional da pizza, por exemplo. Estas promoções diferentes vão despertar o interesse constante do consumidor.
10. Diminua o preço dos produtos mais vendidos
Simples:
- Liste os produtos mais vendidos;
- Diminua o valor destes itens;
- Aumente proporcionalmente o preço de outros produtos – mas não muito acima dos preços da concorrência;
- Anuncie os valores menores.
Dessa forma, você cria a percepção de que o seu minimercado é o mais barato e, assim, vende mais!