7 aprendizados de crescimento pessoal para 2019
A busca pelo crescimento pessoal nunca esteve em tanto hype. Os inúmeros coaches espalhados pelo mundo são uma prova disso. Mas porque se tornou tão importante ter mais inteligência emocional?
Isso sempre foi importante, a diferença é que agora temos o privilégio de dar foco a nosso crescimento pessoal para além da sobrevivência. Entretanto, não existe caminho curto. O que existe é um conjunto de princípios orientadores que, se seguidos com cuidado, podem nos levar mais efetivamente ao crescimento pessoal.
Aqui estão alguns dos princípios orientadores para mudanças:
1) Saiba qual mentalidade mudar
“A mente é tudo. O que você pensa você se torna ”- Buda
Tudo começa com a mente. Até aceitarmos isso, não haverá crescimento pessoal. No entanto, precisamos reconhecer que temos duas mentes: a consciente e a subconsciente. Nossa mente subconsciente dita nosso comportamento em 95% do tempo.
Assim, para adotar um novo comportamento, devemos reconstruir nossa mente subconsciente. Imergir em um novo pensamento muda nossas certezas e formas de agir. Assim, nossas novas ações refletem o novo mundo que construímos.
2) Saia dessa zona de conforto
“Um passo na escuridão é igual a mil passos para a luz.”
Não há nada como a ação de passar por caminhos neurais obsoletos e criar novos padrões de comportamento. Há algo mágico e expansivo em se comprometer com a ação. Começa com uma pequena declaração que de alguma forma nos liberta, obrigando-nos a tomar uma ação específica. “Estou escrevendo um livro” ou “Estou iniciando o novo negócio que sempre sonhei”, torna-se a luz que não ousamos apagar. Simplesmente entrando em ação, superamos algumas enormes inibições e medos.
3) Crie consistência
“Como passamos nossos dias define como passamos nossas vidas.” – Annie Dillard
Devemos nos concentrar em criar sistemas em nossas vidas. Um sistema é uma estrutura organizada e proposital que muda o nosso pensamento dos objetivos finais para o progresso. Fazer algo regularmente nos permite sentir mais conteúdo a longo prazo, independentemente do resultado imediato.
É verdade que não recebemos essa gratificação instantânea, e pode ser mais difícil dizer em um determinado dia que o nosso sistema está funcionando. Mas desfrutamos de uma oferta mais previsível de pequenos momentos felizes que afetam diretamente nosso senso de bem-estar.
4) Pense a longo prazo
Se passarmos a pensar a longo prazo, então a paciência e a perseverança se tornarão quem somos. Há uma certa satisfação interior que vem quando tomamos nosso tempo para fazer as coisas sem cortar os cantos. Reconhecemos que nem tudo tem que acontecer hoje, mas no fundo da mente também estamos conscientes de que isso precisa acontecer, mais cedo ou mais tarde.
5) O ambiente em que você está inserido importa
“Você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo.” – Jim Rohn
Precisamos nos colocar em um ambiente que apoie nosso crescimento. O ambiente inegavelmente ajuda quando nossa força de vontade falha. As condições e a infraestrutura ao nosso redor impulsionam nossos bons e maus comportamentos e, quando reconhecemos e compreendemos esse fato, somos capazes de nos alinhar com um ambiente favorável.
Nós também temos que admitir que algumas pessoas simplesmente não são boas para nós. Por mais que amemos alguém negativo ou autodestrutivo, eles nos colocarão para baixo no segundo em que fazemos algo por nós mesmos.
6) Se desligue dos resultados
Faça o que você ama. Vá em direção dos seus objetivos. Mas, desligue-se dos resultados. Desconecte-se dos frutos de suas ações. Nós só podemos controlar nossas ações, não seus resultados. Mas nunca devemos os separar de nossas ações. Isso pode ser o alívio que você precisa para continuar fazendo o melhor que pode, sem criar expectativas em cima disso.
7) O fracasso é o alicerce do sucesso
“Não há amor pela vida sem o desespero da vida.” – Albert Camus
Dor, contratempos e tristeza são inevitáveis, e precisamos ser realistas o suficiente para aceitá-los como parte de nossa jornada. É somente através da dor e do desconforto que nós mudamos e evoluímos. Somente através do sofrimento nossa espécie sobreviveu e cresceu até onde estamos hoje. Nossas lutas nos empurram para fora de nossas zonas de conforto e para novas experiências que não ousamos tentar antes, e assim nos desenvolvemos.
Todas essas práticas trazem transformações verdadeiras, mas apenas para aqueles que estão dispostos a mudar, e dispostos a tomar as medidas necessárias para chegar lá. Se você tiver a chance de começar cedo do que eu, vá em frente.