5 jeitos simples de atrair clientes em seu pequeno negócio
Quando se gerencia um pequeno negócio, os lucros acabam sendo menores e os investimentos não tão frequentes. A necessidade de segurança parece se sobressair a vontade de crescer e algumas coisas são deixadas de lado nesse processo.
Entretanto, para crescer em tempos de crise ainda é preciso investir nas coisas certas e mais acessíveis. Abaixo indicamos algumas atitudes simples e baratas para atrair clientes no seu pequeno negócio.
Saiba onde encontrar os clientes ideais
Tanto no digital quanto no físico, é preciso saber quem é o público que você quer atingir e o que você pode fazer para chegar lá. Qual a faixa etária do seu cliente ideal? O que os motiva e os atrair? A que classe social eles pertencem? Em quais lugares eles estão?
Depois de definir isso, é preciso ter em mente o que seu produto pode fazer por eles e chegar nos canais onde seu público está para demonstrar isso. O desejo e a necessidade por seus serviços não vai surgir do nada, é preciso ir atrás.
Encontre sua voz
Certo, você já sabe onde seu cliente ideal está. Agora é preciso definir quem é você com relação ao seu cliente. Como você o ajuda? Qual linguagem você utiliza para isso? Em quais plataformas você divulga seus produtos ou serviços?
Sabe aquele senhor Sebastião da banca de revistas que sempre diz bom dia com um sorriso enorme no rosto, sabe todas as principais notícias do dia e oferece uma bala junto com o jornal? Encontre aquilo que vai fazer você ser lembrado.
Invista em pequenas ações de marketing
Quando se fala em marketing pequenos empresários já correm logo para fechar o bolso. Mas calma, não é preciso gastar fortunas para mostrar um pouco de quem você é por aí. Pequenas ações como a criação de folders para espalhar em lugares estratégicos já podem te ajudar. Se você vende marmitas, por exemplo, pode espalhar folders nas empresas próximas do seu negócio. Negociar patrocínios ou parcerias locais assim como participar de eventos relacionados ao seu nicho também é uma forma de espalhar seu nome.
Quando se fala do online, as possibilidades de gastar pouco e ter grande visibilidade são ainda maiores. Veja aqui como marcar sua presença no google maps, tenha contas nas principais redes sociais utilizadas pelo seu público e procure entender o básico para criar anúncios no facebook e no adwords.
Ofereça diferenciais no próprio local
Alguns dos seus diferenciais podem estar no seu próprio ambiente de trabalho. Ofereça pequenas promoções, programas de fidelidade, possibilidade de realizar recargas de celular e pagamento de contas. Esses são alguns jeitos de garantir que seu cliente irá voltar a pisar no seu estabelecimento.
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Mantenha o contato vivo
Conseguiu atrair clientes para seu negócio? Ótimo, mas não pare por aí! Continue escutando seus clientes sempre, aproveite datas comemorativas que se relacionem com seu serviço para lembrá-los que você existe, envie e-mails ou ligue de acordo com suas estratégias e a voz que você definiu para sua empresa. Trabalhe de forma agradável para não deixar que eles esqueçam da sua existência.