Atendimento ao cliente: como fazer?
O sucesso de um negócio está diretamente relacionado ao atendimento ao cliente e à sua satisfação no estabelecimento. Sem os seus clientes, a sua empresa não cresce e nem se torna conhecida do mercado.
Segundo uma pesquisa realizada pela Hibou, cerca de 94% dos consumidores consideram o atendimento ao cliente um ponto fundamental. Por outro lado, apenas 11% deles estão satisfeitos com o atendimento que recebem nos locais.
Dessa forma, é fundamental encantar a sua clientela para fortalecer o seu negócio, aperfeiçoando a experiência do consumidor e, consequentemente, a sua satisfação com os serviços oferecidos. Desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda.
Vale lembrar que clientes satisfeitos e encantados são também responsáveis por promover a sua marca para conhecidos, amigos e familiares, expandindo a visibilidade dela por meio de indicações.
Confira a seguir como fazer um atendimento que alcance (ou supere) as expectativas dos seus clientes.
Dicas para um bom atendimento ao cliente
Conheça o seu cliente
Antes de realizar qualquer ação relacionada ao atendimento ao cliente, é importante conhecer o seu perfil, quais são os seus interesses, as suas necessidades, as suas visões de mundo.
Pensar nas condições financeiras do consumidor é outro conselho, para você poder oferecer as melhores opções de pagamento e parcelamento dos seus produtos ou serviços.
Essa iniciativa contribui para definir quais ações devem ser priorizadas durante a jornada de compra desse consumidor e como atrair a sua compra. Oferecer um atendimento personalizado faz com que o comprador se sinta importante e queira estar no estabelecimento.
Ensine a sua equipe
Caso você não seja responsável sozinho pelo atendimento ao cliente, é essencial padronizar a abordagem entre a sua equipe, mas de forma adaptável, de acordo com cada perfil de cliente.
Algumas características simples para esse atendimento são a empatia e a paciência. Todo cliente busca solucionar uma necessidade e ajudá-lo a encontrar essa solução é muito importante para que ele saia satisfeito do seu estabelecimento e considere voltar mais vezes. Mostrar-se positivo e sorridente também atrai os clientes.
Além disso, ser claro e transparente é fundamental em um bom atendimento. Explique tudo que for requisitado pelo cliente e garanta que ele entendeu as informações repassadas. Para isso, é preciso manter-se informado em relação às descrições dos produtos e serviços do seu negócio.
Interaja com o seu cliente
Com o desenvolvimento dessas características para o atendimento, é hora de interagir com o cliente. Além de ajudar a encontrar os produtos ou serviços ideais, é interessante se aproximar de seu cliente a partir de interesses em comum.
Depois, escute quais são as suas necessidades e, mesmo após a solução, pergunte novamente se todas as necessidades foram solucionadas. Crie uma relação de confiança com o seu cliente, já que a ideia é que ele retorne ao seu negócio e realize outras aquisições.
Por fim, não esqueça de recolher avaliações em relação ao atendimento e aos produtos e serviços oferecidos. Seja por meio de conversas, pesquisas de satisfação ou mensagens nas redes sociais e outros canais de comunicação. Isso cria uma relação de proximidade e contribui para as melhorias em seu atendimento.
Tenha agilidade
Ter paciência durante um atendimento é relevante, mas ser ágil na hora das respostas e dos procedimentos é também muito valorizado no mercado. Em lojas físicas e até mesmo online, demorar a solucionar os problemas de seu cliente não é bem visto.
Por isso, seja efetivo e faça as principais perguntas necessárias para a solução do problema. Caso não consiga o diagnóstico mesmo assim, mantenha contato com o cliente até que o problema seja solucionado ou a venda seja concretizada.
Essas ações transmitem eficiência e agilidade ao seu negócio e isso pode ser um diferencial para possíveis vendas futuras. Assim como realizar um pós-venda eficiente para buscar melhorias para o processo de atendimento.
Seja humano
Muitos consumidores reclamam de serviços automatizados e robotizados, que utilizam as mesmas perguntas e abordagens. Assim, seja proativo e mostre uma comunicação real com o seu cliente, demonstrando disponibilidade durante o contato.
Em alguns casos, é significativo atribuir certos funcionários para atender clientes específicos, personalizando esse atendimento e tendo em vista o seu histórico de compras no estabelecimento.
Oferecer um tratamento especial aos clientes é fundamental para que eles retornem a comprar em sua empresa. Dessa forma, entrar em contato nas redes sociais, disponibilizar brindes e descontos exclusivos e organizar grupos para cada produto de interesse são maneiras de o cliente se sentir especial, porque você considerou importante a sua presença.
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