Portal e-CAC da Receita Federal: o que é e como usar?

Para quem tem uma empresa, uma das obrigações mais importantes é o acompanhamento dos compromissos fiscais. Afinal, são muitas as declarações e procedimentos necessários para ficar em dia com os impostos. Para facilitar essa dinâmica – e também dar acesso a várias outras informações importantes para pessoas jurídicas e físicas –, a Receita Federal criou uma ferramenta bastante útil: o Portal e-CAC.

Embora o portal guarde uma infinidade de dados que podem ser uma verdadeira “mão na roda” para os cidadãos, especialmente para os empreendedores, muita gente ainda não sabe como acessá-lo ou para o que ele serve. Se esse é o seu caso, não se preocupe: aqui, vamos te explicar direitinho o que é o Portal e-CAC, que tipo de serviço ele oferece e como ele pode te ajudar na administração da sua empresa.

O que é o Portal e-CAC?

O Portal e-CAC é um site criado pela Receita Federal em 2005 para facilitar o acesso da população a algumas informações. O “CAC” que aparece no nome significa “Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte”. Na plataforma, é possível consultar uma variedade de informações fiscais e judiciais, tanto de pessoas físicas quanto de empresas.

Esse é um recurso que tem como objetivo disponibilizar serviços que antes só poderiam ser acessados por meio de uma visita a um posto de atendimento da Receita Federal. Portanto, ele permite que contribuintes de qualquer parte do Brasil acompanhem e concluam processos fiscais sem sair de casa. Além disso, por meio do portal, é possível ter acesso a condições facilitadas como o parcelamento de pendências fiscais.

Para que serve o Portal e-CAC?

O objetivo principal do e-CAC é desburocratizar e simplificar as consultas fiscais. Por isso, nessa plataforma, você consegue conferir várias informações registradas no seu CPF ou no CNPJ da sua empresa, incluindo:

  • Pendências fiscais
  • DASN (Declaração Anual do Simples Nacional)
  • Cadastros variados
  • Dívida ativa da união
  • Informações sobre restituições e lotes residuais
  • Demonstrativos e declarações do Imposto de Renda
  • Situação de processos judiciais
  • Regimes e registros especiais (como o de Empresa Cidadã)
  • Declarações de exercício
  • Quadro de Sócios e Administradores do CNPJ

Além dos dados que listamos acima, há muitos outros que ficam disponíveis no portal e-CAC. A plataforma também permite que você regularize sua situação quando algo dá errado com algum documento, como no caso de inconsistências na declaração do Imposto de Renda.

Como acessar o e-CAC com os dados da empresa?

Para conhecer melhor todos os serviços que o e-CAC tem a oferecer, o ideal é acessá-lo e conferir as opções disponíveis por lá. O primeiro passo é clicar aqui para ir até a tela de login do portal.

Na hora de entrar na plataforma, você tem duas opções: acessar usando a sua conta gov.br de nível prata ou ouro. A outra é realizar o acesso por meio de um código gerado especialmente para isso. Os dois jeitos permitem que você navegue livremente pelo portal, então você pode escolher a maneira que achar mais conveniente.

Confira abaixo instruções específicas para cada um dos tipos de acesso.

Acessar o portal e-CAC com a conta gov.br
  1. Na tela de login, clique em “Entrar com gov.br”;
  2. Faça o login usando seu CPF e senha; 
  3. Se você estiver conectado no aplicativo gov.br no seu celular, também é possível acessar o portal sem digitar sua senha. Basta que, na hora de entrar no gov.br, você clique em “login com QR Code”. Em seguida, abra o aplicativo no celular e selecione a opção “Ler QR Code”. Use a câmera do celular para escanear o código que está no computador e pronto! Após fazer o login gov.br, você será imediatamente redirecionado para o portal e-CAC.
Acessar o portal e-CAC com código de acesso
  1. Acesse a página de criação clicando aqui;
  2. Informe o CNPJ da empresa;
  3. Preencha o campo do CPF do responsável;
  4. Insira a data de nascimento do responsável;
  5. Preencha o campo anti-robô e clique em “Avançar”;
  6. Informe os números dos recibos de entrega das Declarações do Imposto de Renda do responsável apresentadas nos últimos dois anos;
  7. Crie uma senha;
  8. Clique em “Gerar código”;
  9. Retorne à página de login e entre inserindo sua senha e o código gerado.

Depois dessas instruções, não parece complicado usar o e-CAC, não é mesmo?

Essa ferramenta digital pode ser uma grande aliada na hora de resolver as pendências da sua empresa sem precisar se deslocar e nem pegar filas. Se você gostou da dica, não deixe de conferir nossas outras publicações aqui no Blog da Rede Celcoin. Todos os nossos materiais são tão informativos quanto o que você acabou de ler, e certamente vão te ajudar bastante a administrar cada vez melhor os recursos da sua empresa.

Veja também

serviços financeiros digitais

Como aumentar a receita do seu negócio com serviços financeiros digitais

revender passagens aéreas

Aprenda como revender passagens aéreas no boleto e lucrar com essa atividade

soluções financeiras digitais no seu estabelecimento

Como se destacar no mercado oferecendo soluções financeiras digitais no seu estabelecimento

recarga de celular no meu estabelecimento

Os benefícios de vender recarga de celular em seu estabelecimento