Dicas de como economizar no fim do ano - REDE CELCOIN

Dicas de como economizar no fim do ano

Há dois períodos bem próximos que podem ser bastante críticos para as finanças de qualquer pessoa: o fim e o começo do ano. Nos meses de novembro e dezembro, é normal que surjam gastos relacionados à temporada de comemorações natalinas. Já em janeiro e fevereiro, vêm as despesas escolares, IPTU, IPVA e mais uma infinidade de contas que acabam pesando no bolso.

Pois bem, nós já falamos aqui como fazer para administrar bem o dinheiro depois que o ano virar, nos meses iniciais. Agora, vamos te mostrar como economizar no fim de ano, com dicas que podem te ajudar a cuidar melhor dos seus recursos nessa reta final. Então se o seu desejo é encerrar mais um ciclo de maneira equilibrada, mantendo a saúde financeira em dia, fique aqui com a gente e continue a leitura!

Tente quitar as pendências

Essa pode parecer uma sugestão difícil de se cumprir. Mas com o fim do ano chegando, o ideal é que você foque o máximo possível em quitar as dívidas que você já tem, para iniciar o ano seguinte com um orçamento um pouco mais leve. Portanto, liste todas as suas pendências por ordem de urgência, levando em consideração os valores restantes, as taxas de juros e os prazos de pagamento.

Caso você ganhe algum valor extra nesse período, como 13º salário ou bônus de fim de ano, procure direcionar esse dinheiro para eliminar ou diminuir as dívidas antes de fazer novas compras e assumir mais parcelas. Pode ser o caso de deixar para depois aquela viagem que você tinha planejado, por exemplo, e priorizar os compromissos financeiros que você já assumiu. Aliás, isso nos leva ao nosso próximo ponto.

Reavalie as viagens de fim de ano

Sim, nós sabemos que muita gente espera o fim do ano para viajar com a família ou com os amigos.

Afinal, é quando ocorrem as férias escolares e também costuma ser uma boa época para celebrar a companhia de pessoas queridas. Entretanto, exatamente por causa da elevada procura pelos serviços turísticos, eles tendem a ficar mais caros nesse período. Então vale a pena pensar em alternativas: considere viajar em outra época e fugir dos preços da alta temporada, por exemplo.

Se isso não for possível (por causa da escola das crianças ou qualquer outra razão), outra opção é se planejar com uma antecedência considerável. Mas com antecedência mesmo! Estamos falando de começar o plano agora para viajar no final do ano que vem, por exemplo. É que, assim, você tem tempo de acompanhar a longo prazo os preços de passagens e hospedagem para pegar aquelas promoções relâmpago que podem garantir uma viagem de fim de ano incrível no futuro.

Aproveite as promoções com cuidado

Além das confraternizações, há mais um fator que pode bagunçar as finanças no fim de ano: as várias promoções tentadoras que aparecem.

Seja na famosa Black Friday ou nas campanhas comemorativas conduzidas por muitas lojas, as ofertas podem ser realmente atrativas. Entretanto, nessa época, é preciso manter o dobro de atenção para não cair em propagandas enganosas

É realmente possível encontrar descontos diferenciados nesse período do ano! Mas antes de fechar negócio, pesquise bastante sobre o que você deseja comprar para garantir que é realmente uma aquisição vantajosa. O ideal mesmo é passar algumas semanas observando se o valor do produto em questão vai mudar, para verificar se os descontos anunciados são reais.

Comemore com consciência

Todo mundo quer se reunir com pessoas especiais para comemorar o fim de mais um ano, não é mesmo?

O que muita gente não imagina é que dá para celebrar em grande estilo sem gastar muito. Aqui, a ideia principal é evitar exageros: as festas de fim de ano são conhecidas pela fartura da mesa e dos presentes, mas que tal traçar um planejamento para fugir de gastos desnecessários? Você pode, por exemplo, pedir a colaboração dos seus convidados na hora de montar a ceia e dar preferência a presentes feitos em casa (que, aliás, têm um charme todo especial). 

Se quiser conferir mais dicas, dê uma olhada no nosso conteúdo sobre como economizar nas festas de fim de ano.

Faça um planejamento

Na hora de fazer as compras de fim de ano, é mais necessário do que nunca seguir à risca a regra de ouro da organização financeira: ter um planejamento bem detalhado.

Portanto, tire um tempo para colocar no papel tudo aquilo que você precisa e deseja comprar, junto com os preços de cada coisa. Anote também os valores que estarão disponíveis para essas compras e organize-as por ordem de prioridade. Quando for fechar negócio, procure manter a disciplina para não fazer aquisições que fujam ao que foi planejado. Ah, e lembre-se de sempre fazer uma pesquisa de mercado detalhada para encontrar os melhores preços!

Por fim, se você acha que uma renda extra cairia bem para ajudar com as despesas de fim de ano, também temos uma dica especial. Para quem administra um negócio (de qualquer ramo e tamanho), uma boa pedida é passar a oferecer serviços diferenciados, como pagamento de contas e consulta de documentos. Com o aplicativo da Rede Celcoin, você pode começar a reforçar o lucro da sua empresa hoje mesmo, de forma prática, segura e sem burocracias.

E aí, depois dessas sugestões, ficou mais fácil organizar o bolso para o fim de ano?

Caso você tenha gostado desse conteúdo, não deixe de conferir as nossas outras publicações aqui no Blog da Rede Celcoin. Todas elas trazem informações valiosas para quem deseja cuidar cada vez melhor do próprio dinheiro!

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

O que fazer quando você quer empreender, mas não sabe por onde começar

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres