10 formas de economizar nas festas de fim de ano - REDE CELCOIN
festas de fim de ano

10 formas de economizar nas festas de fim de ano

Chega dezembro e crescem as vontades de extravasar com comida, presentes e festas até o começo de janeiro. Os planos do ano todo vão por água abaixo em menos de um mês para muitas pessoas, mas não precisa ser assim.

Economizar não é sinônimo de passar vontade, mas sim de respeitar um planejamento prévio e fazer muita pesquisa para não extrapolar os números. Para te ajudar nisso, seguem aqui alguns cuidados que você pode tomar para economizar nas festas de fim de ano e começar 2018 preparado.

1. Planeje-se

Para você se organizar da melhor maneira, coloque em uma planilha todos os ganhos de fim de ano (renda fixa e rendimentos extras como, por exemplo, o 13º salário, bonificações e férias). Em seguida, liste as despesas, desde as fixas até às variáveis, e verifique se há pendências financeiras. Depois de fazer esse planejamento, você conseguirá saber quanto será possível reservar para os gastos de fim de ano sem se endividar.

2. Evite exageros culinários

Se você ficou responsável por fazer a festa de natal ou ano novo, defina o número de convidados de acordo com seu orçamento e pense no menu a partir daí.

3. Substitua o caro pelo barato

Na escolha de ingredientes no mercado, veja o que está dentro do seu orçamento e o que pode ser deixado de lado. Trocar o salmão pelo filé não vai fazer do seu ano novo menos especial.

4. Peça a colaboração dos convidados

Festas de fim de ano, especialmente o Natal, se tratam de compartilhamento. Pedir para que seus convidados auxiliem nos gastos levando as sobremesas e bebidas, por exemplo, não é motivo de vergonha.

5. Crie uma lista de presentes e respeite seu orçamento

Chegou a hora de escolher para quem vão os presentes de fim de ano e o que você pode comprar? Não saia por aí comprando sem pensar no que cabe no seu orçamento primeiro. Faça uma lista, procure por opções e não ultrapasse o valor que cabe no seu bolso.

6. Seja original nos presentes

Muitas vezes, pensar em um presente original, feito com carinho por você, sai mais barato do que comprar algo repetido nas lojas.

7. Pesquise muito e compare preços

O valor de um mesmo item pode variar até 20% de uma loja para outra, por isso fim de ano é a hora de mergulhar na internet e pesquisar todas as possibilidades.

8. Aproveite descontos e não se engane

Muitas das promoções de fim de ano podem ser cilada, mas também existem alguns descontos que valem a pena. Fique atento desde cedo à eles.

9. Vá cedo para as compras

Começar a preparar suas compras desde o final de novembro é a melhor saída para economizar. Uma boa opção é comprar os presentes online nesse período, quando ainda dá tempo de chegarem antes do final do ano. Se for sair explorar as lojas, deixe os filhos em casa e não ceda à todas as vontades.

10. Não comprometa seu começo de ano

Comprometer os salários de dezembro, janeiro e fevereiro com as compras de final de ano, adquirindo tudo em muitas parcelas ou usando o cartão de crédito em excesso é o maior erro que você pode cometer. Lembre-se que o início de ano é cheio de despesas, como mensalidade e material escolares, férias e impostos, como IPTU e IPVA.

Aproveitar o final de ano com cautela faz das suas festas mais felizes e dá um alívio para entrar de pé direito no seu recomeço de ciclo em 2018, pronto para continuar economizando!

 

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

O que fazer quando você quer empreender, mas não sabe por onde começar

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *