Feriados 2023: saiba como vender mais nas datas comemorativas

Se você tem um pequeno negócio, com certeza já percebeu que o seu volume de vendas pode variar bastante a depender da época do ano, não é mesmo?

Esse fenômeno se chama sazonalidade de vendas e é influenciado por vários fatores, incluindo a ocorrência de datas comemorativas e feriados. Essas ocasiões podem ser oportunidades perfeitas para os empreendedores que sabem aproveitá-las! Afinal, abrem diversas possibilidades de marketing diferenciado, voltado para a data que está sendo comemorada. 

É essa a estratégia de publicidade que está por trás de campanhas de Dia dos Pais ou de Natal que você vê na televisão, por exemplo. Se forem bem aproveitadas, essas ocasiões podem te proporcionar um fluxo maior de clientes, já que são épocas em que as pessoas costumam comprar presentes, itens de decoração e outros tipos de artigos específicos.

Aqui, vamos te apresentar uma lista das principais datas comemorativas e feriados de 2023. Mas antes, confira algumas dicas de como usar essas ocasiões especiais para alavancar suas vendas.

Como vender mais nos feriados e datas comemorativas?

Para embarcar no movimento aquecido das datas comemorativas, há alguns pontos que merecem a sua atenção. Abaixo, separamos dicas que podem te ajudar a tirar o máximo de proveito desses períodos especiais.

Entenda o que seu público está buscando

Tudo bem, a gente sabe que conhecer o público-alvo do seu negócio é um fator importante para as vendas em qualquer época do ano. Mas nas proximidades das datas comemorativas, isso se torna ainda mais crucial. 

Afinal, como essas ocasiões trazem novas tendências de comportamento para os consumidores, você precisa saber exatamente quais dos seus produtos ou serviços podem ser mobilizados nas campanhas temáticas de cada uma delas. O que seus clientes mais buscam nas proximidades da Páscoa? E do Dia dos Namorados?

Para descobrir tudo isso, vale a pena pesquisar, observar o que seus concorrentes têm feito e até mesmo usar o famoso “boca a boca”. Converse com os clientes que frequentam o seu negócio para entender quais são as necessidades e desejos deles e pensar em como você pode atendê-los. Também é importante entender que algumas datas comemorativas são especialmente vantajosas para nichos específicos. Por isso, vale a pena analisar qual delas você deve explorar com maior dedicação.

Divulgue com antecedência

Você já deve ter percebido que os supermercados começam a anunciar promoções de ovos de Páscoa bem antes da chegada desse importante feriado. Isso porque a divulgação antecipada ajuda a criar expectativas ao redor da data comemorativa. Assim, na cabeça dos consumidores, a ocasião festiva fica associada à empresa que está fazendo as propagandas. Portanto, fica bem mais fácil atraí-los.

Até se não tiver muitos recursos para investir em divulgação, você pode utilizar a ferramenta mais eficiente dos tempos modernos: a internet. Aproveite as suas redes sociais e faça um plano de conteúdo para informar os clientes sobre suas promoções temáticas. E não adianta postar só uma vez, hein? Continue reforçando as ações especiais durante um bom período anterior à chegada da data comemorativa. No caso da Black Friday, por exemplo, vale a pena começar a divulgar com um ou até mesmo dois meses de antecedência.

Se planeje e conheça todas as datas importantes

Caso o seu objetivo seja mesmo aproveitar todas as oportunidades de alavancar suas vendas com os dias especiais, é essencial que você saiba os dias de todas elas. Abaixo, listamos algumas das datas comemorativas e feriados de 2023 que vão aquecer o mercado para muitos segmentos diferentes. Vale a pena analisar quais ocasiões podem ser usadas para campanhas temáticas (a depender do campo de atuação do seu negócio) e montar o seu plano de ação para cada uma.

Pode separar o calendário e ir marcando!

Datas comemorativas e feriados de 2023

Janeiro

01/01 – Ano Novo (feriado)

Fevereiro

18/02 a 21/02 – Carnaval (feriado em 21/02)

Março

08/03 – Dia Internacional das Mulheres

Abril

07/04 – Sexta-feira Santa (feriado)

09/04 – Domingo de Páscoa

21/04 – Tiradentes (feriado)

Maio

14/05 – Dia das Mães

Junho

05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente

12/06 – Dia dos Namorados

24/06 – São João

Julho

15/07 – Dia do Homem

19/07 – Dia Nacional do Futebol

26/07 – Dia dos Avós

30/07 – Dia dos Amigos

Agosto

11/08 – Dia do Estudante

13/08 – Dia dos Pais

Setembro

05/09 – Dia do Irmão

07/09 – Dia da Independência do Brasil (feriado)

Outubro 

04/10 – Dia da Natureza

12/10 – Dia das Crianças e dia de Nossa Senhora Aparecida (feriado)

15/10 – Dia dos Professores

29/10 – Dia do Livro

31/10 – Halloween (Dia das Bruxas)

Novembro 

02/11 – Dia de Finados (feriado)

15/11 – Proclamação da República (feriado)

17/11 – Dia do Estudante

Dezembro

25/12 – Natal

Com essas informações, ficou bem mais fácil organizar a programação anual do seu negócio, não é mesmo?

Agora, se o seu objetivo for aumentar as vendas em todas as épocas, pode ser uma boa ideia diversificar as opções que você oferece aos seus clientes. Com o aplicativo da Rede Celcoin, por exemplo, seu empreendimento pode disponibilizar serviços diferenciados, como pagamento de contas, consulta de CPF e CNPJ, venda de chips de telefone, recargas diversas, venda de passagens e muito mais. Sempre ganhando um bônus a cada transação!

Se quiser conferir todas as funcionalidades e conhecer as oportunidades de lucro, visite nosso site clicando aqui.

Ah, e caso este artigo tenha te ajudado, não deixe de dar uma olhada nos outros posts aqui do Blog da Rede Celcoin. Todos eles têm informações super valiosas para quem empreende.

Veja também

serviços financeiros digitais

Como aumentar a receita do seu negócio com serviços financeiros digitais

revender passagens aéreas

Aprenda como revender passagens aéreas no boleto e lucrar com essa atividade

soluções financeiras digitais no seu estabelecimento

Como se destacar no mercado oferecendo soluções financeiras digitais no seu estabelecimento

recarga de celular no meu estabelecimento

Os benefícios de vender recarga de celular em seu estabelecimento