Open Banking: compartilhamento de dados e serviços financeiros - REDE CELCOIN

Open Banking: compartilhamento de dados e serviços financeiros

Quando falamos em sistema financeiro, muitas pessoas acham que o assunto pode ser muito complicado ou que não tem nenhuma relação com o dia a dia em que vivem. Mas não é bem assim que funciona. Com certeza você já precisou de algum serviço financeiro e o seu banco não conseguiu fazer uma boa oferta. Pois é, esse tipo de situação faz parte do sistema financeiro e as coisas estão para mudar!

Talvez você já tenha ouvido falar em Open Banking ou Sistema Financeiro Aberto. Essa é uma nova modalidade desenvolvida pelo Banco Central e que já está em fase de implementação no país. O projeto será composto por quatro fases e conta com a participação de grandes bancos e fintechs (bancos digitais).

O Open Banking surgiu para incentivar a concorrência entre as instituições financeiras e criar mais possibilidades em serviços e produtos para os milhares de clientes finais. Vamos a um exemplo prático:

Open Banking na prática

Imagine que você precisa de um empréstimo para a compra de um carro e o seu banco atual não conseguiu oferecer uma condição atrativa. Com o Open Banking você pode permitir que outra instituição financeira acesse seus dados e analise o seu perfil para oferecer uma opção que seja adequada à sua necessidade.

É importante ressaltar que, para que as instituições possam oferecer serviços mais personalizados e adequados à realidade do solicitante, é preciso que o cliente autorize o compartilhamento dos dados no sistema integrado de informações criado no Open Banking. Isso é uma regra que acompanha a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), criada em 2018.

A Celcoin

Todas essas informações serão armazenadas em Interfaces de Programa de Aplicações (API’s), uma tecnologia que possibilita atualizações e informações rápidas para os bancos e fintechs. A Celcoin, buscando mais possibilidades de negócios para os bancos digitais e melhores serviços aos clientes, já desenvolveu uma API de Open Banking, que atende a dezenas de instituições participantes do projeto. 

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

Como será o Open Banking no Brasil

O futuro do Open Banking no Brasil

Open Banking FHUB

Open Banking: A revolução das instituições financeiras