O futuro do Open Banking no Brasil - REDE CELCOIN
Como será o Open Banking no Brasil

O futuro do Open Banking no Brasil

Após a abertura do Banco do Brasil sobre o tema, Open Banking tem ganho mais ênfase entre bancos digitais, fintechs e as principais fontes de notícias do país. A expectativa é de grande transformação no mercado financeiro por ser menos burocrático e mais tecnológica e transparente. 

Mas para entender o que vem a seguir, é necessário entender seu conceito: Open Banking significa “Banco aberto” em sua tradução literal. A ideia é que as informações bancárias dos clientes não sejam mais sigilosas, podendo ser compartilhadas com as instituições financeiras e empresas que tenham interesse.

Open Banking em outros países

Alguns países desenvolvidos já estão utilizando essa tecnologia: Suécia, Estados Unidos e Cingapura são alguns deles. Nestes países em que a atuação do Open Banking já teve início, houve uma solicitação aos bancos para concederem dados dos consumidores, como: transações, dados pessoais do cliente e suas taxas e recursos referentes aos produtos de cada banco.

Open Banking no Brasil

Segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2019, 60% das transações no Brasil já são feitas pelos canais digitais. Também foi indicado que a movimentação pelo celular cresceu 80% em relação ao ano anterior. Com isso, podemos concluir que o Open Banking será parte fundamental para viabilizar o avanço para um mercado aberto e interconectado.

Especialistas apostam que o modelo de Open Banking Brasileiro será parecido com o utilizado na União Europeia, onde os bancos são obrigados a disponibilizar a API, mas sem uma padronização tão restritiva. 

Para saber ainda mais sobre o tema, leia sobre a revolução do Open Banking.

 

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

O que fazer quando você quer empreender, mas não sabe por onde começar

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

6 thoughts on “O futuro do Open Banking no Brasil”

  1. OLÁ MUITO BOM TRABALHAR COM O CELCOIN SO ESTAR FALTANDO ELE APRIMORAR MAS ALGUNS SERVIÇOS , PRINCIPALMENTE ELE OFERECER UM CREDITO DIÁRIO PRA SEUS CORRESPONDENTES DE ACORDO COM OS LIMITES DE TRANSAÇÃO DE CADA UM E ESSE MESMO CREDITO DE PRESTADO CONTA TODOS OS DIAS COMO FAZ OS BANCOS .

    1. Olá, Josué! Ficamos muito felizes de saber que está gostando dos nossos serviços! Agradecemos o compartilhamento de experiência e suas sugestões de melhoria. <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *