Proteja o seu PIX dos golpes cibernéticos - REDE CELCOIN

Proteja o seu PIX dos golpes cibernéticos

Para facilitar a forma de realizar transferências, o Banco Central disponibilizou há poucos meses o PIX, um novo sistema de pagamento instantâneo. A ferramenta torna possível que transferências e pagamentos sejam feitos em até 10 segundos, em qualquer dia e horário da semana e sem custo ao cliente.

Mesmo sendo uma ferramenta com muitas garantias de segurança, infelizmente algumas pessoas estão sendo vítimas de golpes online com o uso dele. A tentativa digital de acesso a informações confidenciais se chama phishing.

Mas não se preocupe! 

É possível proteger suas informações dessas fraudes. Confira algumas medidas de segurança que separamos para você!  

Cadastro da chave Pix

Para garantir a segurança dos seus dados já no momento inicial de cadastramento da chave, utilize somente os canais oficiais da instituição bancária da qual você é cliente. O cadastramento só pode ser feito pelos aplicativos oficiais ou nas agências do seu banco. 

Ligações e SMS

Uma técnica usada pelos golpistas está nas ligações telefônicas. Caso você receba alguma ligação solicitando seus dados, não passe! O mesmo vale para mensagens do tipo SMS, que algumas vezes podem conter links. Não clique

Mensagens por WhatsApp ou e-mails

Os golpistas, após clonarem a conta do WhatsApp de um usuário, enviam mensagens aos contatos pedindo por depósitos de valores urgentes. Para garantir que esse pedido realmente esteja sendo feito pelo seu amigo(a), ligue para a pessoa e confirme a situação. Não faça transferências, nem clique em links sem antes confirmar. 

Promoções em sites e redes sociais

Outra tática muito comum dos golpistas são as “promoções imperdíveis”. Desconfie de publicações que apresentem valores de produtos muito abaixo do comum; solicitem seus dados de login e senha; solicitem por depósito; apresentem oportunidades de ganhar dinheiro fácil.

Seguindo as dicas que listamos acima, você estará mais atento aos possíveis golpes e poderá se proteger das fraudes.

O PIX já é um serviço disponível na Rede Celcoin. Para conferir todas as possibilidades da ferramenta no seu aplicativo clique aqui

Veja também

Os 10 erros mais comuns na hora de montar o próprio negócio. Como evitar?

Como aumentar a produtividade no seu negócio

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Preciso contratar um funcionário… e agora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *