Como cobrar os clientes devedores? 9 dicas que irão te ajudar - REDE CELCOIN

Como cobrar os clientes devedores? 9 dicas que irão te ajudar

Alguns empreendedores ainda sentem dificuldade na hora de cobrar os clientes inadimplentes. Isso porque, muitas vezes, eles são próximos do público, o que torna essa tarefa meio embaraçosa. Mas o dinheiro que entra em caixa é o que fará seu empreendimento funcionar e, por isso, precisa ser cobrado! Quer saber como cobrar os clientes devedores? Então acompanhe o artigo a seguir: 

Como lidar com clientes inadimplentes? 

Aborde o assunto da forma correta 

Saber como abordar o cliente é essencial para todo vendedor. Porém, é preciso um pouco mais de cuidado quando o assunto for cobrar os clientes devedores. Afinal, você não pode constranger ou espantar o cliente, mas precisa ser objetivo para ter a conta paga. Por isso, seja sempre educado e discreto.  

Prepare seus colaboradores 

Caso você trabalhe com uma equipe, treine seus funcionários para o momento de cobrar os clientes devedores. Um passo importante para te ajudar é fazer com que eles conheçam o Código de Defesa do Consumidor, por exemplo. Dessa forma eles saberão como cobrar da forma correta, evitando problemas com a justiça por excesso de cobrança ou ameaça.  

Negocie 

Conhecer estratégias de negociação pode te ajudar muito na hora de cobrar os clientes devedores. Mas é muito importante entender a situação do consumidor e conhecer a posposta dele. Lembre-se que o seu objetivo é receber o máximo possível em um curto prazo. 

Não tenha medo de cobrar 

A forma mais objetiva de cobrar os clientes devedores é exatamente cobrando! Por isso, não tenha medo de entrar neste assunto com o seu consumidor inadimplente. Tenha em mente que você enquanto comerciante também tem direitos previstos. Portanto, desde que respeite o direito do consumidor, o empreendedor pode fazer suas cobranças sem medos ou receios.  

Ofereça alternativas 

Tão importante quanto cobrar os clientes devedores é entender porque eles devem. Afinal, muitos deles podem até querer pagar as dívidas, mas não possuem recursos. Por isso, se a sua empresa consegue oferecer alternativas de pagamento, todos saem ganhando. Afinal, com isso, você tem a dívida paga e o cliente continua interessado na sua empresa. 

Como evitar clientes devedores? 

Ofereça diferentes opções de pagamento 

Mais importante que cobrar os clientes devedores é evitar que estas dívidas sejam feitas. Para isso, uma estratégia simples que a sua empresa pode adotar é oferecer diversas opções de pagamento. Com isso, o cliente se adapta à melhor condição de pagamento para ele e, com isso, se prepara melhor para evitar as dívidas. 

Dê vantagens para quem paga em dia 

Outra forma de evitar ter que cobrar os clientes devedores é oferecendo vantagens para quem paga em dia. Afinal, com algo em troca, o cliente se esforçará muito mais para pagar a conta no prazo. Por isso, aplique algum desconto ou faça uma promoção simples para quem paga no dia correto. Assim seu público pensará duas vezes antes de deixar a conta para depois. 

Envie lembretes 

Muitas empresas utilizam o recurso dos lembretes para avisar seus clientes sobre o dia de pagar as contas. Nesse caso, a cobrança é feita de uma forma preventiva e isso evita que o consumidor se sinta pressionado. Para isso você pode utilizar o sms, e-mail ou mesmo whatsapp, por exemplo.  

Organize um cadastro 

Assim como você controla as finanças da sua empresa, também pode controlar a pontualidade no pagamento dos clientes. E para isso você só precisa de um cadastro bem organizado. Coloque, por exemplo, o nome do cliente, a data de vencimento da sua conta, o dia que ele costuma pagar etc. Dessa forma você saberá como cobrar dos clientes devedores da lista e ainda bonificar quem paga corretamente. 

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

Como aumentar a produtividade no seu negócio

O que fazer quando você quer empreender, mas não sabe por onde começar

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *