7 lições do empreendedorismo para quem deseja começar a empreender - REDE CELCOIN

7 lições do empreendedorismo para quem deseja começar a empreender

Abrir o próprio negócio e começar a empreender tornou-se o sonho de muitas pessoas. São milhares de brasileiros desejando sair de seus empregos para apostar no empreendedorismo e ter uma nova vida profissional. Mas, antes de se arriscar, é preciso ter em mente que esta escolha não é fácil. É preciso bastante foco e responsabilidade para que o negócio dê certo.

E para te ajudar, separamos algumas lições do empreendedorismo para quem deseja começar a empreender e ter sucesso nesta nova empreitada. Confira:

Comece pequeno

Quem deseja começar a empreender precisa ter uma primeira lição em mente: entender que toda empresa começa pequena. Abrir um negócio exige muito do empreendedor, como foco, disposição, disciplina e, claro, investimento. E é por isso que se você ainda não tem experiência na área em que irá atuar ou uma estrutura financeira grande, precisa começar pequeno.

Esteja focado

Muitas vezes a vontade de começar a empreender é tão grande que diversos empreendedores acabam “atirando para todos os lados”. Ou seja, investem seu tempo e dinheiro em várias áreas para ver qual dará mais certo. Porém, este é um erro que pode fazer o seu negócio não ter sucesso ou morrer no meio do caminho. Afinal, quando você não tem um objetivo estabelecido, acaba gastando sua energia em tarefas que não trarão resultado. Por isso, tenha um objetivo claro em mente e esteja focado!

Analise o mercado

Um erro muito comum de quem deseja começar a empreender é não analisar como o mercado está se comportando. Afinal, estas pessoas pensam que ter a ideia e poder colocá-la em prática já é suficiente para ter sucesso. Mas não é bem assim! Antes de investir em um empreendimento, é preciso analisar se o mercado já está saturado ou se ainda existe público comprador, se o seu produto ou serviço ainda é procurado ou se existe uma inovação que o substitua, por exemplo.  

Teste primeiro

Antes de investir tempo e dinheiro no novo negócio, quem deseja começar a empreender precisa testar. Isso porque, na sua cabeça, o empreendimento já deu certo, mas na prática, pode ser que isso não aconteça. Afinal, você dependerá do comportamento do público consumidor e ele pode pensar diferente de você. Por isso, teste seu produto ou serviço antes e veja se existe ou não um público interessado.

Separe pessoal do profissional

Separar a vida pessoal da vida profissional é essencial para quem vai começar a empreender. E não estamos falando apenas das finanças! Muitas vezes, você pensará em abrir um negócio com um amigo ou parente. E esta ideia pode ter resultados positivos e negativos. Por um lado, contar com um parceiro comercial próximo tornará o trabalho mais leve. Porém, qualquer problema pessoal pode interferir na empresa e, se isso acontecer, pode afetar e desestabilizar o negócio.

Valorize o que você sabe fazer

Dedicar-se a uma área que está crescendo ou que é estável pode ser uma boa aposta. Mas quem deseja começar a empreender e ter sucesso real precisa valorizar o que sabe fazer de verdade. Afinal, o empreendimento tomará boa parte do seu tempo e da sua vida. E, se você não gosta ou não sabe o que está fazendo, não conseguirá continuar neste caminho.

Saiba recomeçar

Mesmo que você já tenha começado a empreender uma ou duas vezes, mas ainda não emplacou, não desista. Começar a empreender é realmente difícil, mas se esta é a sua vontade, não tenha medo de arriscar de novo. Lembre-se que ter seu próprio negócio pode te levar a uma nova vida profissional e pessoal. Por isso, não desista e não tenha medo de recomeçar.  

Veja também

Os 10 erros mais comuns na hora de montar o próprio negócio. Como evitar?

Como aumentar a produtividade no seu negócio

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Preciso contratar um funcionário… e agora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *