Projeto pessoal: 8 passos para você iniciar o seu - REDE CELCOIN

Projeto pessoal: 8 passos para você iniciar o seu

Quantas vezes deixamos de lado uma ideia para se dedicar a outras tarefas que julgamos mais importantes? Isso acontece principalmente quando começamos a trabalhar e passamos a dar prioridade ao que nos sustenta ao invés de desenvolver nosso projeto pessoal. Como não fomos ensinados a investir em nossas ideias, aqui vão algumas dicas para te motivar e colocar seu projeto pessoal em prática hoje mesmo.

Pense em você

Muitas vezes, outras pessoas ou você mesmo pode achar que está perdendo tempo investindo em um projeto pessoal. Mas, se você acredita em algo que te faz bem, te motiva e pode trazer bons resultados, afaste estes pensamentos negativos! Lembre-se que você é o responsável pelos projetos que deseja colocar no mundo e, sem você, eles serão apenas ideias ou rabiscos no papel.

Seja movido pelo propósito

Quando decidimos desenvolver um projeto pessoal, devemos ter em mente qual é o propósito que ele carrega. O propósito é o que te motiva a agir, é o que te mantém firme e seguro com relação ao projeto. Por isso, independente se o seu propósito é ajudar pessoas ou resolver problemas, por exemplo, tenha ele sempre em mente para realizar seu sonho.

Compartilhe sua ideia

Quando estamos no trabalho, o que nos motiva é a cobrança, prazos, disciplina…  E é por não termos esta mesma pressão para realizar nosso projeto pessoal, que acabamos abandonando nosso propósito. Mas quando compartilhamos nossa ideia com quem confiamos, estas pessoas podem nos lembrar ou perguntar sobre o projeto. Essa simples estratégia pode te impulsionar muito a continuar seu plano!

Não tenha medo de investir

Todos os projetos que realizamos precisam de investimento, seja de dinheiro, mão de obra ou tempo. Por isso, para dar vida ao seu projeto pessoal, não tenha medo de investir o que for necessário. Comece dedicando mais tempo do seu dia para o seu projeto, contrate um especialista caso não saiba realizar certas etapas ou vá atrás de uma verba inicial.

Planeje-se bem

Não é porque você está realizando um projeto pessoal que deve deixar de fazer um bom planejamento. Afinal, se você não se preparar e algum imprevisto acontecer, você se desmotivará e poderá desistir. Então, pense e estruture tudo o que envolverá o seu projeto: verba, contratação, locação de espaço, materiais, sistema, metas… Defina tudo o que você precisa e deseja alcançar com o seu projeto.

Crie etapas

Tentar desenvolver o seu projeto pessoal de uma vez pode te atrapalhar e impedir que você alcance o que está sonhando. Por isso, o importante para colocar sua ideia em prática é dividir tudo em pequenas etapas. Dessa forma, você tem a sensação de que está progredindo, pode planejar melhor seu cronograma e dedicar um tempo de qualidade a todos os passos do seu plano.

Estabeleça datas fixas

Tão importante quanto dividir seu projeto pessoal em fases é definir o prazo em que elas serão executadas e concluídas. Lembre-se que nós funcionamos com prazos e é por isso que dividimos a vida de acordo com o tempo – minutos, dias, meses, anos. Portanto, trabalhar com datas será essencial para você mesmo se pressionar e cumprir todas as etapas.

Comece hoje mesmo

Que tal parar de pensar nos motivos para você começar seu projeto pessoal amanhã e focar nos motivos para você tirar ele do papel hoje? Não segunda-feira, não quando tiver dinheiro, não quando tiver tempo… Hoje! Você pode deixar as redes sociais por alguns minutos do dia, por exemplo, para das os primeiros passos em direção ao seu plano. Pense em tudo o que pode realizar e conquistar e coloque seu sonho em prática!

Veja também

Os 10 erros mais comuns na hora de montar o próprio negócio. Como evitar?

Como aumentar a produtividade no seu negócio

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Preciso contratar um funcionário… e agora?

2 thoughts on “Projeto pessoal: 8 passos para você iniciar o seu”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *