7 gatilhos mentais que te ajudarão a vender mais
Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que trabalham sobre instintos, emoções e aspectos sociais de todas as pessoas. Muito utilizado em marketing e publicidade, este instrumento funciona como um guia para fazer o cliente tomar decisões com clareza, segurança e agilidade. Isso quer dizer que, a partir de determinadas estratégias, é possível convencer o cliente a comprar de você. Ficou interessado? Então confira a seguir 7 gatilhos mentais que você pode utilizar para vender mais.
Reciprocidade
Um dos gatilhos mentais mais importantes para as vendas é a reciprocidade. Nós seres humanos temos a tendência natural de retribuir o que nos gera valor ou uma boa experiência. Mas isso desde que percebamos o ato como espontâneo e feito de coração. Por isso, procure ajudar seu cliente, seja gentil e gere uma boa experiência de compra. Dessa maneira, ele sentirá que deve retribuir a gentileza e tem maiores chances fechar a venda.
Autoridade
O segundo dos gatilhos mentais que você deve trabalhar é a autoridade. As pessoas têm a tendência de seguir as orientações de alguém que consideram superior. E, por isso, a sua empresa precisa se posicionar como a autoridade especialista no assunto. Mostre ao cliente que você tem uma boa reputação ou que se produto ou serviço é o mais eficiente, por exemplo. Agindo assim, o consumidor terá a sua empresa como melhor opção.
Antecipação
A antecipação é o sentimento que experimentamos quando esperamos por algo que desejamos ter. Por exemplo, é o que acontece quando assistimos ao trailer de um filme e temos vontade de vê-lo logo. Nas vendas, a antecipação funciona como um dos gatilhos mais eficientes para convencer. Isso porque, através de vídeos, posts, anúncios, stories e contagem regressiva, por exemplo, você pode deixar o cliente ansioso por um produto e, assim, empolgado para uma compra.
Prova social
A prova social é um dos gatilhos mentais que age sobre a sensação de pertencimento que toda pessoa carrega. Essa estratégia é efetiva porque todo ser humano precisa se identificar com grupo social e isso interfere bastante na hora de tomar decisões. Nas vendas, isso significa que quanto mais pessoas indicarem um produto, mais esse produto atrairá novos consumidores. Uma dica é divulgar depoimentos de clientes, assim, outras pessoas podem conhecer a sua empresa e desejar comprar dela também.
Escassez
Você sabia que o ser humano dá mais importância às coisas que perderam ou estão prestes a perder? Isso significa que quando há menos de alguma coisa, as pessoas vão querer mais. E aí entra um dos gatilhos mentais mais poderosos em vendas: o gatilho da escassez. Quando você diz que algo é por tempo limitado, ou que são as últimas unidades, por exemplo, você faz o cliente pensar automaticamente que ele não pode perder esta promoção, ou seja, precisa comprar.
Afeição
Um dos gatilhos mentais que você pode trabalhar para convencer qualquer pessoa é a afeição. Ou seja, utilizar algumas estratégias para fazer o cliente gostar de você. Você pode tentar descobrir coisas que você e o cliente têm em comum, ressaltar alguma semelhança ou algo que construa afinidade. Desse modo, você aumenta as chances de o consumidor comprar.
Por quê?
Você sabia que explicar o porquê das coisas é uma maneira eficaz de trabalhar gatilhos mentais? Isso acontece porque a nossa mente é curiosa e está sempre em busca de explicações. Por isso, na hora de vender, mostre ao cliente o porquê de o seu produto ser o melhor ou porque ele deve dar uma chance para a sua empresa. Dessa forma, você capta o interesse do consumidor e ele fica mais motivado a fechar a compra.
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Olá Raimundo! Tudo bem?
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