9 dicas para quem deseja ser autônomo - REDE CELCOIN

9 dicas para quem deseja ser autônomo

Ser autônomo virou o sonho de muita gente. Mas, como essa decisão exige força de vontade, é preciso fazer um bom planejamento antes de começar. Isso porque ser autônomo significa saber um pouco de tudo sobre o negócio e ter disposição para estudar e aprender. Por isso, separamos 9 dicas te ajudar e ter sucesso neste caminho. Confira:

1. Não existe hora certa

A primeira dica para quem quer ser autônomo é perceber que não existe hora certa para começar. Esperar demais pode ser um bloqueio que você mesmo está colocando. Por isso, se você já tem uma ideia, força de vontade e capital, comece! Não espere o momento ideal ou que tudo dê certo do dia para a noite.

2. Tenha vontade

Como o profissional autônomo precisa cuidar de todo o seu trabalho, é preciso ter vontade de continuar e inovar. Mesmo que os riscos e dificuldades apareçam, pense que tudo será um aprendizado. Busque tirar o melhor de cada situação e continuar motivado. Afinal, você já teve coragem para começar e precisa cuidar do que você plantou.

3. Tenha disciplina

Ser autônomo, ou seja, seu próprio chefe, exige uma rotina de cuidados, responsabilidade e disciplina. Lembre-se que a sua empresa ainda não é conhecida e, por isso, você precisa se empenhar para conseguir clientes e alcançar seus objetivos. Crie etapas de trabalho que facilitem o seu dia e otimize seu tempo para cumprir com as tarefas!

4. Cuide das finanças

Uma atitude fundamental para quem deseja ser autônomo é ficar atento às finanças separando as contas pessoais das profissionais. Separando as despesas, você consegue montar um livro de caixa organizado, estabelecer suas metas e ter a ajuda de um contador também. O importante é não se perder nas finanças, porque isso pode prejudicar o seu negócio.

5. Faça um Plano de Negócios

O Plano de Negócio é um tipo de documento onde você coloca a estrutura completa do seu negócio: seus valores, sua concorrência, seu público, quais serão suas estratégias de marketing… Fazer este levantamento de informações farão você entender melhor o seu ramo de trabalho e saber quais os melhores caminhos para seguir.

6. Sempre ofereça um bom serviço

Para ser um autônomo de sucesso, tenha em mente que um bom atendimento e sua experiência serão importantes para você fechar as vendas. Como você é quem representa o negócio, precisa se esforçar para deixar o cliente satisfeito. Assim, você consegue ganhar mais destaque no mercado e aumentar suas demandas e lucro!

7. Aprenda a lidar com pessoas

Ao empreender e ser autônomo, você precisa conversar com muitas pessoas diferentes: fornecedores, clientes, funcionários, outros empreendedores… Por isso, é fundamental manter o respeito e a educação ao conversar, mesmo em situações de estresse e na hora de resolver problemas. Aposte no diálogo para evitar discussões, porque elas podem prejudicar a sua imagem no mercado.

8. Saiba quando terceirizar

Mesmo que você enquanto autônomo saiba cuidar de cada item do seu empreendimento, é preciso saber quando será necessário terceirizar um serviço. Pode ser um designer para criar sua marca, ou um programador para instalar programas de controle financeiro. O importante é saber o que você pode fazer sozinho e o que você precisa fazer com outro profissional te ajudando. Não tenha medo de pedir ajuda!

9. Estude sua empresa

Ser autônomo e ter um negócio exige 24h por dia de esforço e dedicação! Por isso é importante que você conheça bem cada etapa e processo do seu empreendimento para você melhorar sempre. Então estude, faça análises do que pode melhorar, receba as sugestões de clientes. Agindo desta forma você conseguirá ser um autônomo de sucesso e poderá crescer profissionalmente.

Veja também

Os 10 erros mais comuns na hora de montar o próprio negócio. Como evitar?

Como aumentar a produtividade no seu negócio

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Preciso contratar um funcionário… e agora?

2 thoughts on “9 dicas para quem deseja ser autônomo”

    1. Olá Ronaldo! Tudo bem? Sentimos muito por este ocorrido! Você precisa conversar com o nosso suporte para eles verificarem sua situação. Você pode enviar um e-mail para [email protected] ou através dos nossos telefones: Capitais e Regiões Metropolitanas: 4003-2973 Demais localidades: 0800 591 1457

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *