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Como criar um plano de mídias sociais para seu pequeno negócio

Todas as empresas que usam mídias sociais precisam de um plano de mídia social. Sem um, sua empresa está apenas perdendo seu tempo.

Como qualquer outra mídia, usar as mídias sociais para se conectar com seus clientes e persuadi-los a agir exige um plano, tempo e dinheiro para implementá-las.

Felizmente, você não precisa saber como usar quatorze diferentes plataformas de mídia social para criar um plano de mídia social ou reservar vários dias. Tudo o que você realmente precisa fazer é tomar cinco decisões e depois segui-las.

  • Qual mídia social é a mais adequada para o seu negócio?
  • Quais são seus objetivos de mídia social?
  • Como você medirá o sucesso do seu plano de mídia social?
  • Qual é o orçamento do seu plano de mídia social?
  • Quem vai implementar o plano de mídia social de sua pequena empresa?

Continue lendo para saber como aplicar essas decisões à sua própria pequena empresa e criar um plano de mídia social que atinja suas metas e alcance seus clientes.

1.  Qual mídia social é a melhor opção para o seu negócio?

Um dos melhores conselhos sobre o uso de mídia social é que as pequenas empresas não têm a capacidade de usar várias mídias sociais para os negócios, então é importante se concentrar em usar apenas uma ou duas e aprender a usá-las bem. Este é o primeiro passo do seu plano de mídia social.

Qual ou duas mídias sociais você deve escolher? Isso é fácil. As que o seu mercado alvo está usando. Diferentes mídias sociais atraem diferentes públicos. O LinkedIn, por exemplo, é a maior rede de profissionais de negócios e o Linkedin é o principal canal de mídia social para profissionais de marketing B2B.

O Instagram é usado principalmente por jovens entre 18 e 34 anos. Os usuários do Pinterest são principalmente mulheres (responsáveis ??por 81% dos usuários em 2018. Tanto o Facebook quanto o Twitter têm uma base de usuários muito mais dividida igualmente, embora o Twitter tenha uma porcentagem muito maior de usuários universitários e usuários do Twitter.

Então, tudo o que você precisa fazer para escolher a mídia social “certa” para o seu negócio é descobrir quais estão usando seu público-alvo.

Como descobrir quais mídias sociais seus clientes estão usando

Uma maneira de descobrir quais mídias sociais seus clientes ou potenciais clientes estão usando é perguntar a eles. É fácil criar uma pequena pesquisa que você possa usar em sua loja e onde quer que seus clientes estejam para coletar alguns dados. Se o seu site recebe um bom tráfego, você pode configurar um formulário on-line. O SurveyMonkey é uma ferramenta que você pode usar para criar pesquisas baseadas na web. Encante as pessoas a participar com um sorteio ou outro benefício tangível.

Depois de saber onde estão, seja implacável: você só usará os dois primeiros. Se as mídias sociais que você escolheu são novas para você, reserve um tempo para brincar com elas e conheça-as antes de fazer qualquer outra coisa.

2. Quais são seus objetivos de mídia social?

Agora que você decidiu quais mídias sociais você vai usar, você precisa decidir qual é o seu objetivo para estar lá. Para as empresas, as mídias sociais podem ser usadas para os mesmos fins que qualquer outro canal de marketing. É como o objetivo é perseguido que é diferente, não o objetivo em si. Você pode, por exemplo, usar as mídias sociais para:

  • Aumentar suas referências ou leads
  • Construir seu marketing boca-a-boca
  • Aumentar as vendas de produtos
  • Tornar-se conhecido como um especialista ou líder de pensamento
  • Direcionar tráfego para seu website ou blog
  • Desenvolver novos produtos ou serviços
  • Fornecer atendimento ao cliente

Em outras palavras, você pode usar as mídias sociais para perseguir e atingir qualquer meta de negócios tradicional em que possa pensar. O truque, como você verá no próximo ponto de decisão, é ter certeza de ter escolhido uma meta que possa ser medida.

O outro truque é escolher apenas um ou dois objetivos e garantir que eles sejam complementares. Usar as mídias sociais para fornecer atendimento ao cliente, por exemplo, requer uma implementação muito diferente do uso das mídias sociais para direcionar o tráfego para um site ou blog.

Proporcionar um excelente atendimento ao cliente, no entanto, pode ser um objetivo que combine bem com o desenvolvimento de um novo produto ou serviço, se você conseguir desenvolver esse nível de engajamento com seus usuários.

Lembre-se, por enquanto, um ou dois objetivos são suficientes. Você precisa estar focado para poder executar consistentemente seu plano de mídia social. Outros objetivos e coisas boas podem acontecer incidentalmente, mas as corridas não são ganhas por pessoas vagando por aí.

Como sempre, quando o estabelecimento de metas, suas metas de mídia social precisam ser relevantes, acionáveis ??e alcançáveis. E, por último, não defina metas estúpidas de mídia social. Suas metas de mídia social precisam ter um relacionamento demonstrável com sua estratégia de negócios.

Conseguir 1.173.000 curtidas no Facebook ou 800.000 seguidores no Twitter é bom, mas como meta de negócios, é apenas bobagem. Qual é o valor de um fã no Facebook? Zero, a menos que você possa provar que ele ou ela está realmente comprando alguma coisa.

3. Como você medirá o sucesso de seu plano de mídia social?

Essa é uma etapa que os proprietários de pequenas empresas geralmente deixam de fora quando tentam criar um plano de mídia social, mas é um dos mais importantes.

Geralmente, o sucesso da mídia social precisa ser medido pelo mesmo critério que qualquer outro esforço de marketing: custo e retorno sobre o investimento (ROI). É por isso que é tão importante escolher as metas de mídia social que você pode avaliar.

Para facilitar a medição do ROI da sua mídia social, sua pequena empresa precisa de um website. Ter um site de negócios também oferece aos seus seguidores de mídia social um destino, de certo modo, ele funciona como um portal para o seu negócio.

Depois de ter um site, você pode usar o Google Analytics, uma ferramenta gratuita que permite acompanhar e analisar vários dados de aplicativos de sites, dispositivos móveis e redes sociais. Usar o recurso de metas no Google Analytics facilita a visualização de como e se as metas de envolvimento do site estão sendo atendidas, por exemplo.

Uma coisa que você pode querer fazer é usar as informações coletadas para comparar os resultados nos canais de marketing. Em outras palavras, para ver se você está usando o Facebook e o YouTube para tentar atingir a mesma meta de marketing, qual deles está fornecendo o melhor retorno para o investimento. Da mesma forma que você faria se estivesse medindo o ROI de campanhas de marketing usando mídia tradicional, como comparar o ROI de uma campanha de anúncios na televisão a cabo com uma série de anúncios de jornal.

Quais métricas você está usando para medir seu sucesso? Em uma pesquisa do The Manifest em 2018, 20% dos donos de empresas disseram que o engajamento era a métrica mais importante, enquanto 19% escolheram o crescimento do público. Outras métricas importantes para proprietários e gerentes de pequenas empresas incluíram cliques no website em 16%, leads ou conversões em 15%, número de postagens em 13% e atingir 12%.

4. Qual é o orçamento para o seu plano de mídia social?

Não cometa erros, não há brindes quando se trata de mídia social para negócios. O alcance orgânico está diminuindo constantemente e, se você for desenvolver uma presença na mídia social para sua pequena empresa, gastará dinheiro para que outra pessoa faça isso ou gastará dinheiro para fazer isso.

Mesmo se você acha que está fazendo isso de graça, porque usar o Twitter, Facebook ou Pinterest é gratuito e há todo tipo de ferramentas gratuitas para tornar o uso de mídias sociais mais fácil ou melhor, não é, porque seu tempo vale dinheiro também.

Então você precisa de um orçamento de mídia social. Quanto? Bem, esperamos que você já tenha um orçamento de marketing para sua pequena empresa, então seu orçamento para o seu plano de mídia social será uma porcentagem disso.

Seu marketing para pequenas empresas deve sempre ser composto por um mix de marketing, pois não existe um canal de marketing único que alcance todos os clientes ou clientes em potencial de sua pequena empresa.

O que será o restante do mix de marketing depende, em grande parte, do seu mercado-alvo. Se, por exemplo, você estiver vendendo aplicativos baseados na Internet para jovens, experientes e ao vivo, os anúncios on-line podem representar a maior parte do seu orçamento.

Se, por outro lado, você está vendendo produtos de prevenção de quedas para idosos e pessoas de meia-idade preocupadas com pais idosos, alguns anúncios de rádio e TV podem ser seus grandes itens de orçamento de marketing.

5. Quem vai implementar o plano de mídia social de sua pequena empresa?

Se você está pensando em fazer isso, precisa estar ciente das demandas de tempo e consistência. Há um número cada vez maior de ferramentas que podem ser usadas para automatizar suas postagens de mídia social, mas criar postagens e defini-las ainda leva tempo.

Algumas empresas contornam esse problema atribuindo várias equipes para fazer suas mídias sociais. Se fizer isso, lembre-se de que o custo da equipe que faz as mídias sociais não é apenas o salário ou os salários, mas o custo de tudo o que eles poderiam fazer no tempo que estão gastando em monitoramento, comentários e postagens.

Se você não tem pessoal para designar, é fácil contratar alguém para colocar seu plano de mídia social em ação e gerenciar os esforços de mídia social de sua pequena empresa. Se você não tem tempo agora ou suspeita que não vai mais tarde, esse é o caminho para o sucesso da mídia social que você deve seguir.

 

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