10 dicas para não perder o controle financeiro em 2019 - REDE CELCOIN
controle financeiro

10 dicas para não perder o controle financeiro em 2019

A gestão financeira eficaz é vital para a sobrevivência e o crescimento dos negócios. Envolve planejar, organizar, controlar e monitorar seus recursos financeiros para atingir seus objetivos de negócios.

O bom gerenciamento financeiro ajudará sua empresa a usar recursos de maneira eficaz, cumprir compromissos com seus acionistas, obter vantagem competitiva e se preparar para a estabilidade financeira de longo prazo.

O gerenciamento financeiro deve se tornar parte dos processos-chave em seu negócio e ser incluído em seu planejamento contínuo. Você pode sentir que suas finanças são complicadas e confusas, mas as dez dicas a seguir devem ajudá-lo a obter o controle delas.

1. Tenha um plano de negócios claro

Um plano de negócios estabelecerá onde você está e onde você quer chegar nos próximos anos. Ele deve detalhar como você financiará seu negócio e suas atividades, que dinheiro você precisará e de onde ele virá. Veja como criar seu plano financeiro aqui.

2. Monitore sua posição financeira

Você deve monitorar regularmente o progresso do seu negócio. Diariamente, você deve saber quanto dinheiro tem no banco e caixa, quantas vendas está realizando e quais são seus níveis de estoque. Você também deve revisar sua posição em relação às metas estabelecidas no seu plano de negócios mensalmente.

3. Garanta que os clientes paguem a tempo

As empresas podem ter grandes problemas devido a pagamentos atrasados ??de clientes. Para reduzir o risco de atraso ou falta de pagamento, você deve tornar seus termos e condições de crédito óbvios desde o início. Você também deve emitir rapidamente faturas claras e precisas. Usar um sistema de gerenciamento de crédito computadorizado ajudará você a acompanhar as contas dos clientes.

4. Conheça os seus custos do dia-a-dia

Mesmo as empresas mais lucrativas podem enfrentar dificuldades se não houver dinheiro suficiente para cobrir os custos do dia a dia, como aluguel e salários. Você deve estar ciente do mínimo que sua empresa precisa para sobreviver e garantir que você não fique abaixo disso.

5. Mantenha registros contábeis atualizados

Se as suas contas não estiverem atualizadas, você pode se arriscar a perder dinheiro deixando de pagar os pagamentos atrasados ??do cliente ou não percebendo quando precisa pagar aos fornecedores. O uso de um bom sistema de manutenção de registros ajudará você a rastrear despesas, dívidas e credores, solicitar financiamento adicional e economizar tempo e custos de contabilidade.

6. Cumprir prazos de impostos

O não cumprimento dos prazos para apresentação de declarações e pagamentos pode incorrer em multas e juros. Estes são custos desnecessários que podem ser evitados com algum planejamento antecipado. Manter registros precisos economiza tempo e dinheiro da sua empresa e você terá certeza de que está pagando apenas o imposto que deve.

7. Torne-se mais eficiente e controle as despesas gerais

Sua empresa está operando da maneira mais eficiente? Economizar energia e, portanto, dinheiro pode acontecer através da implementação de mudanças no comportamento e do uso de equipamentos existentes com mais eficiência. É uma das maneiras mais fáceis de reduzir custos. As áreas a serem observadas em um escritório médio incluem aquecimento, iluminação, equipamentos de escritório e ar-condicionado, entre outros.

8. Controle de estoque

O controle eficiente de estoque garante que você tenha a quantidade certa de ações disponível no momento certo, para que seu capital não seja amarrado desnecessariamente. Você deve colocar os sistemas em funcionamento para manter o controle dos níveis de estoque. Assumir o controle disso permitirá que você liberte dinheiro, além de ter a quantidade certa de estoque disponível.

9. Obtenha o financiamento certo

É essencial que você escolha o tipo certo de financiamento para o seu negócio, cada tipo de financiamento é projetado para atender diferentes necessidades. As pequenas empresas geralmente dependem mais de descobertas de negócios e fundos pessoais, mas isso pode não ser o melhor tipo de financiamento para sua empresa.

10. Enfrente os problemas quando eles surgirem

É sempre muito estressante enfrentar os problemas financeiros com um negócio, mas há ajuda e conselhos disponíveis para ajudá-lo a lidar com eles antes que seja demais para lidar com isso, então busque aconselhamento profissional o mais rápido possível. Há também algumas etapas iniciais que você pode tomar para minimizar o impacto, como abordar as dívidas prioritárias primeiro e avaliar como você pode melhorar seu gerenciamento de fluxo de caixa.

 

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

Os 10 erros mais comuns na hora de montar o próprio negócio. Como evitar?

Como aumentar a produtividade no seu negócio

O que fazer quando você quer empreender, mas não sabe por onde começar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *