Gestão de negócios: seu checklist de fim de ano
Se você quiser tornar 2019 o ano de maior sucesso de todos os tempos, é hora de começar a planejá-lo. O final do ano é um momento perfeito para amarrar as pontas soltas, examinar seus processos de negócios e fazer metas concretas para o próximo ano.
Esta checklist de final de ano contém 18 coisas simples que você pode fazer nas próximas semanas para garantir que sua empresa esteja preparada para os desafios e oportunidades de 2019. Quantas você consegue marcar antes de 1º de janeiro?
1. Assuma o controle de seu estoque e da cadeia de suprimentos
Examine seus fornecedores
Seu custo de mercadoria é um dos principais fatores que contribuem para a saúde financeira de sua empresa e você tem mais controle sobre ele do que imagina. À medida que o ano chega ao fim, alcance seus fornecedores e negocie preços mais baixos para o próximo ano.
Ao mesmo tempo, convide outros fornecedores a fazer lances e veja se você pode economizar dinheiro trocando de fornecedor. Reduzir seu custo principal em apenas alguns pontos percentuais pode ter um grande impacto no seu lucro de 2019.
Colete faturas e contas a receber pendentes
Clientes atrasados ??podem causar estragos em suas reservas de capital de giro. Se você ainda não tiver um processo formal para coletar faturas não pagas, reserve um tempo para estabelecer um plano de jogo para acompanhar os clientes atrasados e decidir os critérios que você usará para encaminhar faturas não pagas para um advogado ou agência de cobrança de terceiros.
Faça disso parte de sua rotina semanal em 2019, e o esforço adicional colocará mais dinheiro de volta em seu bolso.
Reduza seus custos da cadeia de suprimentos
Você conhece bem o seu custo de produção? Obter seu produto para seus clientes envolve incontáveis ??etapas, do transporte ao armazenamento e ao atendimento ao cliente. Eliminar as ineficiências pode economizar a empresa milhares de reais por ano.
Uma maneira fácil de começar: observe de perto por quantos “toques” seu produto passa entre o ponto de fornecimento e o cliente e veja se algum deles pode ser simplificado ou eliminado por completo.
2. Receba seus impostos em ordem
Recupere os pagamentos do final do ano
Para os empresários, a “temporada de impostos” dura o ano todo. De impostos sobre vendas a taxas de desemprego, os empresários têm um punhado de obrigações fiscais mensais e trimestrais para lidar, e esquecê-las na corrida das atividades de fim de ano pode ter consequências severas.
Coloque os pagamentos do quarto trimestre em sua programação e comece 2019 com a cara limpa.
Verifique se existem mudanças na lei tributária
Mudanças na lei fiscal podem ter um enorme impacto sobre os donos de empresas no próximo ano. Assim como você não gostaria de ser penalizado por pagamentos insuficientes ou falta de pagamentos, também não quer sobrecarregar seu fluxo de caixa com base em um entendimento desatualizado de suas obrigações.
Fique de olho nos impostos para pequenas empresas para obter as informações mais recentes.
Aproveite os créditos fiscais para pequenas empresas
Outra ótima maneira de minimizar sua carga tributária é a aplicação de tantos créditos fiscais de negócios quanto possível. Créditos fiscais são oferecidos pela Receita Federal para incentivar as empresas para coisas como: prestação de cuidados infantis para seus funcionários, tornar seu negócio acessível para deficientes e instalar sistemas de energia amigável. Dê uma olhada na lista atual de créditos fiscais comerciais disponíveis.
3. Prepare sua contabilidade para o final do ano
Avalie suas declarações de lucros e perdas
Suas declarações de lucros e perdas são um ótimo instantâneo do desempenho de sua empresa. Como sua receita se compara a benchmarks anteriores? Você espera que esses números mudem entre agora e o final do ano? Algumas áreas do seu negócio estão com desempenho insatisfatório? Eles estão sobrecarregados em relação ao seu retorno? Você precisará fazer comparações com as datas anteriores para avaliar o desempenho.
Se você não tiver referências, defina-as agora. Por fim, não se esqueça de revisitar seu planejamento após reconciliar suas contas bancárias, recibos etc. e durante o ano seguinte.
Organize seus recibos
Fechar os livros é uma tarefa tediosa. A última coisa que seu contador quer ver é uma pilha desorganizada de recibos (ou faltando muitos). Se você utiliza software de contabilidade, uma equipe interna ou um serviço externo, faça um favor a eles e comece a coletar e organizar tudo com antecedência.
Verifique a folha de pagamento, verifique os benefícios e contabilize os extras de final de ano
Muitas empresas se sentem surpreendidas pela compensação diferida, benefícios adicionais e bônus de fim de ano. Para quaisquer benefícios tributáveis ??que seus funcionários tenham recebido ao longo do ano, assegure-se de ter retido os impostos.
Não se esqueça de revisar os dias de doença e qualquer compensação diferida. Enquanto alguns planejam tirar um tempo extra nos feriados, você pode se aprofundar mais em seus bolsos para cobrir os custos. Há muito para orçamentar antes mesmo de pensar em bônus de fim de ano.
4. Cuide da sua presença digital e comunicações
Realize uma análise de SEO
Qual é a visibilidade do seu site nos mecanismos de pesquisa, quando os clientes em potencial estão pesquisando o tipo de produto e serviço que você oferece? Chegar à primeira página do Google não acontece apenas por acontecer. É preciso um esforço contínuo e coordenado.
Se você nunca fez do SEO uma prioridade para o seu negócio, comece a criar as bases para atrair mais olhos para seu site no próximo ano. Você também pode usar uma ferramenta simples e gratuita para começar.
Entenda como competir localmente
Falando no Google, a sua página do Google Meu Negócio é a primeira coisa que muitos consumidores veem quando tentam encontrar mais informações sobre sua empresa. Por isso, certifique-se de que os seus recursos contenham informações atualizadas, comentários positivos e fotos de qualidade.
Além disso, otimize o conteúdo do seu site para que você supere seus concorrentes locais para o maior número possível de palavras-chave relevantes.
Verifique se há links quebrados no seu site
Links que levam a lugar nenhum podem ser muito frustrantes para os visitantes, e imagens corrompidas em seu site fazem com que sua empresa pareça não profissional. Antes de começar o novo ano, veja de perto todas as páginas mais importantes do seu site e verifique se tudo ainda está funcionando.
Apenas um link errado pode fazer com que um número significativo de visitantes do seu site seja devolvido para outra página e nunca mais retorne. Felizmente, existem muitas ferramentas gratuitas que você pode usar para identificar links quebrados.
Otimize seus perfis sociais
Embora seja debatido se os links das mídias sociais influenciam ou não as classificações de pesquisa, os perfis sociais aparecem nas SERPs. Perfis sociais completos e detalhados mostram sua marca de maneira positiva, e listagens duplicadas ou imprecisas podem prejudicar sua capacidade de classificação.
Não estamos dizendo que você precisa de uma conta para cada plataforma. Cada perfil é uma responsabilidade adicional que deve ser levada a sério. Se eles existirem, eles devem ser otimizados. Leva apenas alguns minutos e os benefícios potenciais são enormes.
5. Cuide de sua tecnologia e segurança cibernética
Avalie a segurança do seu site
A segurança cibernética é uma das maiores preocupações para as pequenas empresas em 2019. Suas informações são seguras? E os seus clientes? Caso contrário, é hora de comprar (ou renovar) um certificado SSL para o seu site para garantir uma conexão criptografada.
Este certificado protege você e seus usuários e tem um impacto positivo no SEO. Entre em contato com sua empresa de hospedagem ou com o webmaster e faça a compra. É simples assim.
Seus arquivos e website foram armazenados em backup? Enquanto estiver fazendo isso, você deve pedir ao administrador do seu site que faça o backup das informações. Se você gerencia seu próprio site, há muitas ferramentas de painel de controle e plugins do WordPress que você pode utilizar para isso.
Limpe seus arquivos de servidor compartilhado
Sejamos honestos: a maioria dos servidores compartilhados corporativos é uma bagunça. Para que serve uma unidade compartilhada se você não consegue encontrar o que precisa, quando precisa? Limpar a unidade pode ser uma tarefa difícil, mas estabelece as bases para maior transparência e produtividade. Você também liberará espaço e economizará custos.
Não tem uma unidade compartilhada? Aproveite o comece de forma organizada, Comece mapeando a arquitetura de informações (hierarquia de pastas e permissões de usuário). Em seguida, adote uma sintaxe de nomenclatura de arquivos para garantir que todos estejam na mesma página. Aguarde até que as duas etapas sejam concluídas para escolher qual plataforma e sistema deseja usar.
6. Estabeleça seus objetivos para 2019
Defina metas
O 2019 será o seu melhor ano? Nós certamente esperamos que sim, mas seus objetivos precisam ser mais específicos se você espera ter sucesso. Ao definir metas para o próximo ano, procure pensar em pontos que refletem essas cinco características:
- Específico (ou estratégico): Em quais áreas de alta prioridade você deve se concentrar?
- Mensurável: Quais critérios você usará para acompanhar seu progresso?
- Alcançável: O objetivo é desafiador o suficiente para inspirar você, mas não tão elevado que seja desanimador?
- Relevante (ou orientada a resultados): Isso é algo que realmente importa para o seu negócio? O objetivo é mais sobre impacto do que esforço?
- Tempo limite: A meta tem um prazo final para garantir que ela não seja negligenciada?
Tente uma abordagem baseada em projetos
Outra maneira de melhorar a produtividade da sua empresa no próximo ano é usar uma abordagem de projeto. Isso pode incluir a quebra de grandes iniciativas em pequenos “sprints” ou o uso de software de gerenciamento de projetos como o Trello para rastrear o progresso de cada tarefa.
Isso motiva sua equipe, dando-lhes sentimentos mais frequentes de realização, e impede que eles sejam dominados pelo escopo do que precisa ser feito.