7 maneiras de melhorar a comunicação interna da minha empresa
A comunicação interna é importante para qualquer organização funcionar de forma eficaz. Os funcionários devem sentir que podem se comunicar facilmente com os membros da equipe, bem como com a alta gerência. Isso contribui para a produtividade e para os resultados gerais. A lista a seguir inclui etapas práticas para melhorar a comunicação interna.
Torne as informações importantes mais acessíveis
Toda organização tem seu próprio conjunto de conhecimento interno, ou informações mais importantes, que todos os funcionários entendem. Pode levar tempo para aprender como a empresa faz as coisas, desde o protocolo para preparar documentos voltados para o cliente até outros tipos de práticas recomendadas. Ajude os funcionários a aprender essas informações mais rapidamente, incluindo-a como parte do treinamento e criando documentos internos para serem usados como referência.
Faça a missão e a visão claras
Aproveite o tempo para explicar os valores e a missão da empresa, seja como parte do treinamento corporativo ou como um lembrete regular para os funcionários. Quando os funcionários estiverem unidos no entendimento dos objetivos da empresa, eles poderão se comunicar com mais eficiência para alcançá-los.
Reforce conexões
Não apenas a comunicação deve ser melhorada entre os membros da equipe que trabalham juntos, mas entre os funcionários e seus gerentes. Certifique-se de abordar isso durante os programas de treinamento em gerenciamento. Os gerentes que reservarem um tempo para conhecer seus funcionários e estiverem dispostos a ouvi-los terão mais facilidade em se comunicar e manter relatórios diretos sobre as tarefas. Quando os funcionários sentem que os gerentes são capazes de lidar com suas preocupações individuais, é mais provável que se sintam conectados.
Crie um diálogo aberto
Mantenha os funcionários atualizados sobre mudanças, progresso e planos futuros da empresa. Isso pode ser feito por meio de um boletim informativo trimestral ou em reuniões da empresa. Além disso, permita que os funcionários participem dessa discussão. Encoraje perguntas e comentários e mostre que todas as ideias são bem-vindas. Os funcionários são mais propensos a se comunicar bem quando sentem que têm uma parte na direção da empresa.
Incentive o compartilhamento de informações
Forneça uma plataforma online para compartilhamento de conhecimento. Os funcionários provavelmente leem notícias e tendências do setor regularmente, portanto, ofereça-lhes um local para compartilhar essas informações. Ao ter a oportunidade de mostrar o que sabem, os funcionários ficarão ansiosos para se envolver nesse empreendimento. Isso não apenas criará mais energia e propósito por trás da comunicação, mas o compartilhamento de informações valiosas será útil para os negócios.
Use ferramentas de gerenciamento de projetos online
Existem muitos tipos de ferramentas online que podem ser usadas para facilitar a comunicação. Essas ferramentas podem ajudar a acompanhar o progresso de um projeto para que todos saibam o que resta a ser feito. Embora a comunicação face a face seja sempre importante, as ferramentas online podem ajudar nesse processo economizando tempo e ajudando a documentar o trabalho.
Planeje eventos externos
Crie oportunidades para os funcionários se encontrarem fora do escritório. Nada impede mais a comunicação do que quando há funcionários na empresa que não se conheceram de verdade. Planeje uma festa de fim de ano ou um happy hour depois do trabalho. Isso também dá aos funcionários algo para esperar, o que pode facilitar um engajamento aprimorado e uma comunicação mais forte.