Como identificar o público-alvo do seu negócio
Encontrar os clientes certos para o seu negócio é crucial para o seu sucesso. Quando você se concentra nas pessoas mais necessitadas ou interessadas em seu produto ou serviço, há um benefício mútuo: você aloca seus recursos para os esforços certos e seus clientes gastam seu dinheiro naquilo que eles realmente precisam.
É importante identificar o seu público-alvo, para que você possa maximizar a eficácia do seu marketing. Vamos abordar a definição de um público-alvo e fornecer algumas diretrizes para identificar e entender o seu.
O que é um público-alvo?
Um público-alvo é um grupo específico de consumidores que será o mais receptivo a seus produtos, serviços e promoções. A especificidade do grupo é baseada em fatores como idade, localização, renda e muito mais. Por exemplo, se você é fisioterapeuta, seu público-alvo pode ser atletas que estão se recuperando de lesões, idosos procurando manter a mobilidade ou homens de meia-idade e mulheres com dor nas costas.
Nicho de mercado x público-alvo
Nichos são grupos menores e mais específicos dentro de um público-alvo. Embora todas as empresas devam ter um público-alvo, nem todas as empresas precisam ter um nicho de mercado. Algumas empresas encontram o seu nicho de mercado buscando ativamente uma saída, outras tropeçam naturalmente nele. Alguns nichos de mercado são tão lucrativos que se tornam um público-alvo de negócios. Outros simplesmente continuam a ser o grupo no qual uma empresa se especializa e, ao mesmo tempo, atende a um público-alvo maior.
Por que definir um público-alvo é importante?
É importante ter um público-alvo porque o idioma, os canais e as informações que você usa para se comunicar e atrair um grupo demográfico podem não ser tão eficazes com outro. Além disso, é melhor atender a todas as necessidades de um grupo específico do que atender apenas algumas das necessidades de muitos grupos diferentes. Ter um público-alvo lhe dá direcionamento em seu marketing, facilita na consistência de suas mensagens e permite que você aprofunde sua conexão com seus clientes.
Como definir seu público-alvo
Definir seu público-alvo permite que você comercialize com eficiência para as pessoas que você sabe que pode impactar. Aqui estão três etapas a seguir que ajudarão você a definir seu público-alvo.
Identifique problemas e necessidades
O primeiro passo para definir o seu público-alvo é colocar-se no lugar dos seus clientes. Identifique quais problemas e necessidades eles têm para os quais sua empresa é a solução. Pense em necessidades específicas. Eles precisam de serviço rápido ou suporte ao cliente 24 horas? Eles têm filhos e precisam de acomodações especiais? Quais atividades diárias eles realizam que você poderá facilitar?
Perfil dos seus clientes atuais
Para definir seu público-alvo, dê uma olhada nos seus clientes atuais. O que eles têm em comum? Os clientes fiéis e repetitivos podem fornecer uma boa visão dos tipos de pessoas que você deve segmentar. Olhe para semelhanças amplas e estreitas. Se a sua base de clientes for muito diversificada, talvez seja necessário dar à sua empresa mais tempo para o desenvolvimento de padrões. Ou você pode segmentar sua base de clientes em alguns tipos diferentes de clientes e fazer algumas experiências para ver se consegue reunir alguma informação.
Observe sua competição
Outra maneira de definir seu público-alvo é observar seus concorrentes. Navegue pelo site de negócios, feeds de mídias sociais e identifique seus produtos ou serviços mais vendidos. Descubra o que eles estão segmentando e veja se esse grupo demográfico se adequa ao seu negócio. Se isso acontecer, você poderá aprender uma coisa ou duas sobre o seu público-alvo. Se não, você pode aprender como distinguir ainda mais a sua empresa da deles.
Entendendo seu público-alvo
Identificar seu público-alvo não é o mesmo que entendê-lo. Afinal, ser um especialista em seu campo não significa exatamente ser um especialista no seu público-alvo. É importante aprender o máximo possível sobre seu público-alvo – seu estilo de vida, hábitos, preferências, necessidades, desgostos, preferências e muito mais – e constantemente atualizar essas informações para que você possa oferecer um serviço superior.
A melhor maneira de entender o seu público-alvo é mergulhar nele. Participe de eventos onde você pode conversar e interagir com eles. Use as mídias sociais para interagir com seus clientes e seguidores, familiarize-se com o jargão deles e entenda o que é importante para eles. Você pode aprender muito sobre os membros do seu público-alvo não apenas em como eles interagem com o seu negócio, mas também em como eles interagem uns com os outros e com outras empresas.