Educação financeira infantil: como falar sobre dinheiro com crianças? - REDE CELCOIN
educação financeira infantil

Educação financeira infantil: como falar sobre dinheiro com crianças?

Qual é o melhor momento para conversar com seus filhos sobre dinheiro? Agora mesmo.

Seus filhos aprenderão sobre dinheiro de alguém. Não deixe que seja de uma celebridade fora de controle nas mídias sociais. Você tem a oportunidade de ser o exemplo positivo em suas vidas e a voz que eles podem confiar.

O dinheiro não pode ser um assunto tabu e seus filhos não precisam ser protegidos de questões financeiras. Se você quiser mudar atitudes em torno de dinheiro, precisa mudar sua mentalidade. Aqui estão cinco dicas para coemçar a conversar com seus filhos sobre dinheiro.

1. Comece devagar

De acordo com uma pesquisa da T. Rowe Price de 2017, 69% dos pais têm alguma relutância quando se trata de falar sobre dinheiro com seus filhos. E apenas 23% das crianças dizem que conversam frequentemente com os pais sobre dinheiro. Não há necessidade de agendar uma apresentação de cinco horas para revisar os saldos das contas bancárias e as contribuições do plano de aposentadoria. Comece simplesmente respondendo as perguntas sobre dinheiro de seus filhos em um nível adequado à idade.

Você pode se surpreender com o que eles já sabem ou o que eles precisam saber mais. Quando perceberem que você está aberto a essas discussões, talvez eles se sintam mais à vontade para fazer perguntas sobre dinheiro.

2. Seja honesto

Se você se arrepende de ter se endividado ou não ter economizado mais para a faculdade, conte aos seus filhos. Os pais raramente têm momentos abertos e honestos com seus filhos. As crianças podem lidar com isso.

Em vez de esconder seus fracassos financeiros ou cobri-los quando o dinheiro está apertado, diga aos seus filhos a verdade. Se você acumulou dívidas no passado e teve dificuldade em pagá-las, compartilhe isso. Eles vão apreciar sua abertura e aprender uma lição valiosa sobre gastos excessivos.

3. Fale em valores, não números

Se você hesita em divulgar seu salário e despesas importantes para seus filhos, não se preocupe. A boa notícia é que seus filhos não querem (ou precisam) conhecer essas coisas. Eles precisam de conceitos como economia, orçamento, pagamento de dívidas e doações.

Para ajudar seus filhos a terem uma ideia de como é o orçamento do mundo real, incentive-os (quando apropriado para a idade) a acompanhar seus gastos. Eles podem usar ferramentas para rastrear os hábitos de consumo e ver para onde o dinheiro está indo. Em breve, estabelecer um orçamento parecerá uma segunda natureza. E se eles ficarem com isso, eles estarão bem à frente da curva quando chegarem a idade adulta.

4. Defina metas familiares

Deixe seus filhos participarem e contribuírem para as reuniões de orçamento familiar. Basta lembrar que você e seu cônjuge são os adultos. Apenas mamãe e papai tomam as decisões finais. Se você está pagando dívidas ou poupando para o futuro, deixe as crianças se juntarem enquanto você celebra os marcos ao longo do caminho.

Ao definir metas como uma família, lembre aos seus filhos que as metas exigem sacrifício. Isso pode significar fugir de férias para fazer o fluxo de caixa de um carro. Mas eles vão entender – especialmente se entenderem que esses sacrifícios afetarão seu futuro também.

5. Aprendam sobre dinheiro juntos

No final, você abordará tópicos que talvez você não consiga entender completamente, como fundos mútuos, contas do mercado financeiro ou investimentos. Se você não se sente bem informado sobre esses tópicos, tudo bem! Admita que você não tem todas as respostas e faça a pesquisa para encontrar maneiras de garantir seu futuro. É uma ótima desculpa para passar algum tempo juntos.

Então, vá em frente e abra as finanças da família, mas mantenha as coisas simples. Comece a conversa, seja honesto, ensine e dê o exemplo. Algum dia, seus filhos terão inteligência financeira e orgulho de ter aprendido com quem importa.

 

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

O que fazer quando você quer empreender, mas não sabe por onde começar

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *