Como negociar dívidas para sair do vermelho
Se um cobrador de dívidas ou um credor está pedindo um saldo que você não pode pagar integralmente, a última coisa que você provavelmente quer fazer é conversar com ele. Mas aqui está uma razão para pegar o telefone: você pode notar que o credor ou coletor está disposto a negociar.
Quase sempre há uma chance de chegar a um acordo. Existem algumas boas práticas quando se trata de negociação da dívida, incluindo a explicação da situação atual do seu dinheiro, fazer anotações e obter confirmação por escrito de qualquer acordo que você alcance. Aqui estão nove dicas completas para negociar com credores e agências de cobrança.
Fique com a sua história
A pessoa do outro lado não quer ouvir todos os detalhes sobre por que você não pode pagar suas contas. Mas eles precisam saber se você está em uma situação difícil e o que você está tentando fazer para voltar ao caminho certo. É útil apresentar algumas frases que você possa usar de forma consistente ao conversar com credores. Essas frases podem incluir:
- “Eu estava muito doente, sem trabalho há dois meses, e agora estou tentando me deixar levar.”
- “Minha esposa foi demitida e eu fiz um corte significativo no pagamento. Ela está procurando um emprego para podermos recuperar o atraso, mas não temos dinheiro para pagar agora. “
- “Minhas taxas de juros dobraram e não consigo mais acompanhar. Estou me encontrando com um advogado para ver se devo entrar em ação.”
Seja sincero! Se você contar a todos uma história diferente, especialmente uma que não seja verdadeira, ela vai sair pela culatra.
Evite drama
Tente ficar calmo, não importa o que a pessoa do outro lado da linha disser. Você não vai conseguir nada se perder a paciência. Se você está perdendo a calma, diga ao cobrador que você terá que falar com eles mais tarde e desligue. Se você precisar falar com esse representante novamente, diga que gostaria de gravar a conversa. Isso geralmente os mantém mais calmos e receptivos.
Faça perguntas
Se um cobrador disser que você será processado, ou que perderá a propriedade se não pagar, pergunte com calma: “Quando posso esperar ser notificado sobre esse processo?”. Algumas dessas ameaças podem ser ilegais, e quanto mais informações você tiver, melhor.
Tome notas
Tenha uma caneta e papel à mão para que você possa tomar notas escritas sempre que conversar com um colecionador. Anote o nome da pessoa com quem você conversou, quando falou e o que foi discutido. Isso não apenas ajuda você a tirar a emoção da situação, mas também terá um registro se o credor ou colecionador infringiu a lei em suas tentativas de cobrança.
Leia (e salve) seu email
Não jogue fora os e-mails de seus credores ou coloque-os em uma gaveta. Abra, leia e salve em um arquivo.
Saiba o que você pode pagar
Analise suas receitas e despesas com um pente fino, descubra o que você pode pagar e apenas concorde em pagar uma quantia realista. Geralmente, você pode negociar a melhor liquidação de uma dívida, se você pode chegar a um montante fixo para resolver a dívida. Se você concordar com um plano de pagamento, provavelmente pagará mais com o tempo. Certifique-se de entender o valor total que pagará.
Faça isso por escrito
Quando você chegar a um acordo de pagamento, ou uma carta de liquidação da dívida, a obtenha por escrito antes de você pagar um centavo. Caso contrário, os termos podem mudar e será sua palavra contra a deles. Existem diversos consumidores sendo perseguidos por saldos que eles achavam que foram resolvidos anos antes.
Obtenha ajuda ao negociar com credores
Se você está tendo problemas para chegar a um plano de reembolso que funciona, descubra se uma agência de aconselhamento de crédito pode ajudá-lo a trabalhar em algo com seus credores. Se é improvável que você consiga pagar suas dívidas, ou se os cobradores de dívidas estão perseguindo você, solicite uma consulta gratuita com um advogado. Mesmo que você decida não arquivar, o advogado pode dizer o que um credor pode e não pode fazer para cobrar.
Coloque o passado atrás de você
Lembre-se de que, ao recuperar o atraso em uma conta inadimplente ou ao pagar uma conta de cobrança, o seu crédito não aumentará, a menos que você consiga que o credor aceite a remoção dos pagamentos atrasados. De outra forma:
- Os pagamentos atrasados ??podem permanecer no seu relatório de crédito até 7 anos da inadimplência original.
- As multas podem permanecer por até 7 anos a contar da data em que o credor escreveu a dívida de seus livros como uma perda.
- As contas de cobrança podem permanecer por 7 anos mais 180 dias a partir da data da inadimplência imediatamente antes da atividade de cobrança.
Ainda assim, toda a esperança não está perdida. Mesmo que não seja possível remover itens negativos de seus relatórios de crédito, você poderá começar a criar um crédito melhor assim que seus débitos forem resolvidos. A melhor orientação é manter a calma, analisar sua situação à todo momento e só aceitar negociações que caibam no seu bolso. Em pouco tempo, você sai do vermelho sem entrar em desespero.