Como guardar dinheiro em 7 passos - REDE CELCOIN
como guardar dinheiro

Como guardar dinheiro em 7 passos

Às vezes, a coisa mais difícil de economizar dinheiro é apenas começar. Pode ser difícil descobrir maneiras simples de economizar dinheiro e como usar suas economias para perseguir suas metas financeiras. Este guia passo-a-passo para entender de vez como guardar dinheiro pode ajudá-lo a desenvolver um plano de poupança realista.

1. Grave suas despesas

O primeiro passo para poupar dinheiro é descobrir quanto você gasta. Acompanhe todas as suas despesas, ou seja, todos os cafés, jornais e lanches que você comprar. Idealmente, você pode contabilizar cada centavo. Depois de ter seus dados, organize os números por categorias, como gás, mantimentos e hipoteca, e totalize cada quantia. Considere usar seu cartão de crédito ou extratos bancários para ajudá-lo com isso. Se você fizer transações bancárias on-line, poderá filtrar suas declarações para dividir facilmente seus gastos.

2. Crie um orçamento

Depois de ter uma ideia do que você gasta em um mês, você pode começar a organizar suas despesas registradas em um orçamento viável. Seu orçamento deve descrever como suas despesas correspondem à sua renda – para que você possa planejar seus gastos e limitar os gastos excessivos. Além de suas despesas mensais, certifique-se de incluir despesas que ocorrem regularmente, mas não todos os meses, como a manutenção do carro.

3. Planeje salvar dinheiro

Agora que você fez um orçamento, crie uma categoria de economia dentro dele. Tente economizar de 10% a 15% de sua renda como poupança. Se suas despesas são tão altas que você não pode economizar muito, pode ser hora de reduzir. Para fazer isso, identifique os itens essenciais que você pode gastar menos, como entretenimento e almoçar fora, por exemplo.  Dica: Considere a poupança uma despesa regular, semelhante à mantimentos. Essa é uma ótima maneira de reforçar bons hábitos de poupança.

4. Escolha o que salvar

Uma das melhores maneiras de economizar dinheiro é definir uma meta. Comece pensando no que você pode querer economizar – qualquer coisa, desde um pagamento inicial de uma casa até as férias – e, em seguida, calcule quanto tempo levará para economizar.  Aqui estão alguns exemplos de metas de curto e longo prazo:

Curto prazo (1 a 3 anos):

Fundo de emergência (3-9 meses de despesas de vida, apenas no caso)

Período de férias

Entrada de um carro

Longo prazo (4 + anos):

Aposentadoria

A educação do seu filho

Entrada em uma casa ou um projeto de remodelação

Se você está economizando para a aposentadoria ou a educação de seu filho, considere colocar esse dinheiro em uma conta de investimento. Enquanto os investimentos vêm com riscos e podem perder dinheiro, eles também criam a oportunidade para retornos melhores se você planejar um evento com muita antecedência.

5. Decida suas prioridades

Depois de suas despesas e receitas, suas metas provavelmente terão o maior impacto sobre como você economiza dinheiro. Lembre-se de metas de longo prazo. É importante que o planejamento para a aposentadoria não atrapalhe as necessidades de curto prazo. A priorização de metas pode fornecer uma ideia clara de onde começar a economizar. Por exemplo, se você sabe que precisará substituir seu carro no futuro próximo, pode começar a economizar dinheiro para isso agora.

6. Guarde automaticamente

Quase todos os bancos oferecem transferências automáticas entre suas contas correntes e de poupança. Você pode escolher quando, quanto e para onde transferir dinheiro, ou até mesmo dividir seu depósito direto entre suas contas correntes e de poupança. As transferências automáticas são uma ótima maneira de economizar dinheiro, pois você não precisa pensar nisso e, em geral, reduz a tentação de gastar o dinheiro.

7. Veja suas economias crescerem

Verifique seu progresso todo mês. Isso não apenas ajudará você a manter seu plano de economia pessoal, mas também ajudará a identificar e corrigir problemas rapidamente. Essas maneiras simples de economizar dinheiro podem até inspirar você a economizar mais e atingir seus objetivos mais rapidamente.

 

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

O que fazer quando você quer empreender, mas não sabe por onde começar

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *