3 soluções em TI que estão chegando para mudar a forma que vivemos - REDE CELCOIN
soluções em ti

3 soluções em TI que estão chegando para mudar a forma que vivemos

A mídia adora dizer que a tecnologia complica nossas vidas: quase 10 bilhões de registros de dados foram roubados ou perdidos devido a violações desde 2013, e uma pessoa normal gasta em média quase duas horas nas redes sociais todos os dias. E embora tenhamos aumentado nossa eficiência, na verdade, não recebemos mais tempo, já que a maioria dos americanos trabalha mais de 40 horas por semana.

Mas não podemos negar que a tecnologia tornou as coisas melhores de várias maneiras. Nós não lavamos mais nossas roupas em tábuas de lavar roupa, temos acesso a dispositivos de comunicação em todos os momentos e muitos de nossos fluxos de trabalho foram automatizados. A tecnologia existe para melhorar nossos esforços e nos permite mudar nosso foco para as coisas que só o ser humano pode fazer, e muitas empresas estão trabalhando para nos trazer de volta a essa visão da tecnologia.

Aplicativos de vários fornecedores

Uma das tarefas mais frustrantes que permanece, apesar da tecnologia, é a necessidade de coordenar diferentes provedores de serviços para um grande esforço. Por exemplo, uma empresa que monta uma exposição muitas vezes precisa trabalhar não apenas com sua própria equipe, mas também com o organizador do evento, um fornecedor de antivírus, um profissional de marketing com experiência em design de estandes e um fabricante ou distribuidor de roupas.

Depois de identificar boas escolas e comprar uma nova casa, os indivíduos que estão de mudança ainda precisam coordenar corretores de imóveis, contratar uma empresa de mudanças, arrumar as malas e instalar utilitários. Ler essa lista é suficiente para deixar qualquer um cansado.

Por esse motivo, as empresas com foco em tecnologia estão desenvolvendo aplicativos que permitem que as pessoas realizem muitas coisas ao mesmo tempo. A Moved, por exemplo, tem como objetivo criar experiências móveis fáceis e sem estresse, oferecendo um serviço de concierge, completo com um assistente pessoal dedicado para gerenciar a infinidade de tarefas e um portal para adicionar serviços, como contratar pintores ou comprar seguros.

Esses aplicativos de vários fornecedores atraem os usuários porque eles realizam várias tarefas (muitas vezes simples, ocasionalmente difíceis) e removem o trabalho demorado necessário para lidar com cada um individualmente. Não apenas os usuários dos aplicativos se beneficiam, mas também os aplicativos.

Smart Home Tech

A tecnologia de casa inteligente é a moda atual, com 45% de proprietários de imóveis que pretendem incorporar dispositivos inteligentes em suas casas durante as próximas atualizações. Isso ocorre porque essas tecnologias assumem as responsabilidades que os proprietários de imóveis precisavam realizar ou contratar provedores de serviços separados, desde garantir a segurança doméstica até adições eficientes em termos de energia.

Esses dispositivos poupam dinheiro aos proprietários, por exemplo, as lâmpadas LED (do tipo usado em instalações de iluminação conectada) consomem até 80% menos energia que as lâmpadas incandescentes, e também ajudam os proprietários a ganhar dinheiro quando chega a hora de vender.

Para atender à demanda por casas de automonitoramento, as empresas estão desenvolvendo tecnologia que pode assumir as tarefas tradicionais de proprietário. A SkyBell, por exemplo, criou uma campainha de vídeo inteligente que funciona como um dispositivo de segurança, permitindo que os proprietários de residências vejam quem está visitando a casa, independentemente de sua localização no momento. Os proprietários podem falar com as pessoas à sua porta por meio do dispositivo, que também registra os visitantes e permite que os bairros coletem informações, como imagens de uma pessoa suspeita que está visitando todas as casas.

O Amazon Echo promete levar os dispositivos inteligentes multifacetados ao próximo nível. Com seu assistente, o Alexa, que serve como um hub para outros dispositivos inteligentes, os usuários podem mudar de canal, definir temporizadores ou controlar suas luzes através do Echo. A empresa já conseguiu uma fatia de 76% do mercado doméstico inteligente.

Solucionadores de problemas diários

A tecnologia é ótima, mas não impede que os humanos sejam humanos. Ficamos frustrados porque não conseguimos encontrar nossas chaves, sair de casa a tempo ou encontrar o local para o happy hour de trabalho, e culpamos a tecnologia por não antecipar nossas necessidades ou simplesmente nos levar para onde precisamos ir, para que possamos dar uma pausa para nossos cérebros.

Enquanto carros autônomos estão a caminho, existem várias empresas de tecnologia que procuram resolver problemas humanos cotidianos hoje em dia. O Google Maps e seus irmãos de GPS praticamente eliminaram mapas em papel, dando instruções verbais aos usuários em locais desconhecidos (ou aqueles que simplesmente lutam com a geografia).

O Tile trabalha para reduzir as 60 horas anuais que as pessoas gastam procurando por suas chaves, combinando um sistema de rastreamento Bluetooth com um aplicativo para pesquisas fáceis. E serviços como o Dropbox permitem que os usuários armazenem seus dados, fotos e arquivos na nuvem, para que organizem rapidamente seu conteúdo e continuem trabalhando.

Enquanto ouvimos constantemente como as coisas se tornaram mais difíceis à medida que a tecnologia se infiltrou em nossas vidas, isso é apenas uma parte da história, muitos de nós dependem verdadeiramente da tecnologia para coisas que agora tomamos como garantidas. As empresas de tecnologia estão trabalhando para tornar nossa vida mais simples, mas só nos sentiremos gratos quando adotarmos a tecnologia e descobrirmos por nós mesmos como poderíamos gastar melhor todo esse tempo economizado.

 

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

Portal e-CAC da Receita Federal: o que é e como usar?

Tenha canais de comunicação para divulgar seu negócio e atender seus clientes

Como oferecer serviços digitais em seu negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *