5 vantagens da conta digital para seu controle financeiro - REDE CELCOIN
conta digital

5 vantagens da conta digital para seu controle financeiro

Quem tem conta em instituições bancárias tradicionais e decide por começar a utilizar os serviços digitais disponibilizados por elas sabe a liberdade que vem de poder realizar transações do conforto de sua casa. A conta digital a solução ideal para gastar menos em taxas bancárias e ter mais praticidade ao lidar com o dinheiro.

O que é conta digital?

A conta digital é uma modalidade de conta corrente que isenta os consumidores de pagarem taxas para transações efetuadas sem nenhum atendimento pessoal, apenas com o uso da internet.

Desde 2011, os bancos possuem a possibilidade de oferecer conta digital, movimentada exclusivamente por meios eletrônicos. Além das contas digitais vinculadas à bancos tradicionais, existem aquelas que já nasceram exclusivamente no meio eletrônico, como o Nubank, por exemplo.

A conta digital permite mais acessibilidade, praticidade e segurança. Entretanto, muitas pessoas ainda se sentem inseguras para utilizar contas digitais, por isso aqui vão cinco vantagens que esse tipo de instituição traz para a sua vida.

  1. Você tem mais controle das suas finanças

Além da economia de tempo e da praticidade de ter acesso à operações bancárias de onde quiser a partir de seu celular, com uma conta digital todas as suas movimentações estarão centralizadas por meio da internet. Assim fica muito mais fácil organizar seu controle financeiro para economizar.

  1. Seus gastos com taxas bancárias serão quase nulos

Quando não é necessário o esforço de nenhum profissional ou estabelecimento para que você possa realizar suas transações, fica simples entender porque as taxas são tão baixas ou nulas. A conta digital permite que você realize diversas transações sem pagar nada, de forma muito mais acessível e rápida.

  1. Você pode realizar transferências ilimitadas

Uma das principais vantagens das contas digitais é a possibilidade de realizar quantas transferências quiser. As transferências de TED ou DOC podem ser feitas diretamente pelo celular, sendo que apenas aquelas realizadas entre bancos diferentes possuem taxas de acordo com os valores de cada instituição.

  1. Dá para fazer pagamentos e consultas de qualquer lugar

Não tem mais desculpa para atrasar o pagamento de contas. Com a conta digital você pode realizar pagamentos de qualquer lugar, somente utilizando o aplicativo do celular. Além de evitar trânsito, filas e complicações, você não paga nenhuma taxa para quitar seus boletos diretamente pelos aplicativos e pode consultar seu saldo à qualquer momento.

  1. Ter uma conta digital pode ser mais seguro

Com a Lei dos arranjos e instituições de pagamento (Lei 12.865/2013), que promove a inclusão financeira ao permitir a criação de novos modelos de conta eletrônica, fica ainda mais seguro ter uma conta digital já que as operações passam a ser fiscalizadas pelo Banco Central.

Segundo a advogada e Mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais Vanessa Fialdini: “Para efeitos de comparação, o percentual de recursos mantidos em conta corrente que as instituições financeiras são obrigadas a depositar no Banco Central (o chamado depósito compulsório) tem girado, nos últimos anos, em torno de 45%. Ou seja, manter recursos em cartões pré-pagos/contas digitais acaba sendo tão ou mais seguro do que mantê-los em uma conta corrente no banco. Ressalte-se, ainda, que as instituições de pagamento estão sujeitas a rígidas políticas de gestão de riscos operacionais, de liquidez e de crédito, além de serem obrigadas a manter, permanentemente, patrimônio líquido correspondente a, no mínimo, 2% da média mensal das transações de pagamento realizadas ou do saldo das moedas eletrônicas por elas emitidas, o que for maior.”

 

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Atendimento ao cliente: como fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *