Como conferir se estou usando um aplicativo seguro? - REDE CELCOIN
aplicativo seguro

Como conferir se estou usando um aplicativo seguro?

Ainda existe muita insegurança na hora de baixar um aplicativo no celular, e ela não é à toa. Aplicativos falsos e infectados podem trazer hackers para o celular e utilizar dados pessoais de maneira indevida, até mesmo os que estão nas lojas como o Google Play e na Apple Store.

Pesquisas recentes mostraram que 10% dos aplicativos oferecidos em sua loja oficial possuem algum tipo de malware. Os malwares são vem do inglês “malicious software”, são aplicativos criados principalmente para se infiltrar de forma ilícita em sistemas operacionais, danificando e roubando informações do usuário, estendendo suas ações para outros programas e dispositivos. Para ficar mais tranquilo na hora de baixar um app e garantir que você está inserindo um aplicativo seguro no seu aparelho, segue algumas formas de identificar o download protegido.

Confira o objetivo das permissões necessárias

É normal que alguns aplicativos peçam permissão para acessar suas fotos, vídeos, câmera ou outras ferramentas, mas é importante que essas permissões façam sentido de acordo com os objetivos do serviço. Se você perceber alguma permissão obrigatória estranha, desconfie. Verifique também se é possível continuar usando o aplicativo normalmente sem conceder todas as permissões.

Verifique comentários e avaliações

Aplicativos que causaram algum problema para outros usuários, certamente terão avaliações e comentários negativos na sua página de download. Não deixe isso passar, analise sempre o que for possível e prefira apps que não possuem relatos de bugs ou gasto excessivo de bateria.

Use lojas oficiais

Além das lojas como o Google Play, o Android possui inúmeras outras lojas não oficiais de aplicativos. Pode ser atrativo baixar um aplicativo que não exista na loja oficial do Android em uma dessas lojas, mas sempre prefira aqueles que estão na oficial. Ao baixar app em APK, vale usar a ferramenta Metadefender para buscar possíveis infecções antes de instalar.

Prefira aplicativos mais baixados

É muito provável que aplicativos com maior número de download e de desenvolvedores conhecidos sejam mais seguros. Por isso, procure sempre visualizar entre as indicações das lojas oficiais ou verificar se o desenvolvedor é confiável. Uma outra forma de fazer isso é buscando pelo site do aplicativo e verificando o endereço com HTTPS e cadeado ou certificados de segurança.

aplicativo seguro

Seguindo essas orientações você preza por sua segurança digital e aproveita os serviços disponíveis para você sem medo!

 

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Atendimento ao cliente: como fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *