5 motivos para você aprender programação para viver melhor - REDE CELCOIN
aprender programação

5 motivos para você aprender programação para viver melhor

Não é segredo para ninguém que a programação está em praticamente tudo que utilizamos diariamente. Nossos celulares, computadores, eletrodomésticos, televisões: tudo o que tem qualquer ligação com o digital passa pela programação.

Com tanta influência assim e tanta gente trabalhando nisso, porque ainda cresce o tabu de que programar é coisa de gênio? Aprender programação não está distante de nós como imaginamos. Aqui vão cinco motivos para você começar na programação e melhorar sua vida a partir dessa habilidade.

1. Programar está se tornando uma segunda língua

Em um mundo digital, saber programar é como se alfabetizar. Se você não entende a linguagem com que a maioria dos dispositivos que você usa funciona, isso pode se tornar um problema. Com o conhecimento do código é muito provável que o mundo comece a fazer muito mais sentido para você.

2. Aprender a programar te ajuda a resolver problemas

A lógica da programação é utilizada para milhares de coisas no nosso cotidiano. Os algoritmos nada mais são do que um conjunto de instruções para o desempenho de determinada atividade. Quando você compreende isso de uma forma mais técnica, seu raciocínio lógico melhora e você se torna mais capaz de observar as variantes de cada ambiente.

3. A programação abre portas para trabalhos

Os programadores estão em todas os setores, atuando em diversas funções diferentes. Quem entende de programação, especialmente das linguagens mais procuradas como C+ e Java, consegue se encaixar em empregos muito rapidamente. Segundo o IDC, o Brasil já é o 4º maior centro de TI do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. Esse é o segmento brasileiro que mais cresce. O déficit de pessoal na área de Tecnologia da Informação (TI), entretanto, é de cerca de 40 mil profissionais de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Ou seja, o seu lugar está aberto.

4. Você pode trabalhar com programação de qualquer lugar

Ser programador tem a mesma vantagem de alguns outros trabalhos: com um computador em mãos, é possível fazer de qualquer lugar do mundo. Se o seu sonho sempre foi se tornar um profissional freelancer, aprender programação é um dos melhores caminhos. Isso porque os trabalhos aparecem com mais facilidade e, na grande maioria das vezes, você pode gerenciar seus clientes à distância.

5. Com habilidades de programação você cria projetos inovadores

Codificar é criar soluções para problemas do mundo. Quer coisa mais útil do que isso? Você provavelmente já resolve problemas no seu cotidiano constantemente. Imagine se você tivesse a capacidade de resolvê-los a partir de softwares, aplicativos, sites e outras ferramentas? A programação abre um universo de possibilidades de desenvolvimento de ideias criativas para simplificarmos cada vez mais a vida.

Ficou interessado em aprender programação e não sabe por onde começar? Existem inúmeras plataformas que oferecem cursos online de programação gratuitos e pagos, como a: Codeacademy, Codeschool, Coursera, Codepen e a W3Schools. Se você for mais autodidata, também é possível compreender os primeiros passos a partir de canais de programação no youtube. Basta dedicar uma hora do seu dia e colocar as mãos no código.

 

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Atendimento ao cliente: como fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *