Como pensar em guardar dinheiro quando estamos falidos? - REDE CELCOIN
guardar dinheiro

Como pensar em guardar dinheiro quando estamos falidos?

Quando estamos no fundo do poço, com muitas dívidas e nem um tostão no bolso, parece chacota ver um monte de gente falando sobre planejamento financeiro, como montar uma poupança, fazer investimentos ou qualquer outra coisa voltada à guardar dinheiro.

Como pensar em ter mais dinheiro quando não conseguimos nem sair de uma situação de falência? Ainda que seja mais difícil manter o foco, é possível sim concentrar suas forças para sair da fossa e começar do zero.

Tenha clareza de sua situação

Independente das condições em que você se encontra ou do momento financeiro, é preciso colocar sua situação no papel e entender o que fez você chegar lá. Está com dívidas no cartão de crédito? Muitas parcelas ainda para pagar? Tem dificuldades em quitar gastos fixos (aluguel, luz, internet)? Tem extrapolado com suas reservas?

Nem tudo é o fim do mundo. O importante é entender de onde veio o problema que fez você chegar nessa situação e como controlar seus ganhos a partir de então para conseguir pagar dívidas e guardar dinheiro aos poucos.

Corte gastos variáveis menos necessários

Quando estamos em uma situação vulnerável, tendemos a gastar mais sem pensar, mesmo que o contrário fosse a saída. É um chocolate depois do almoço, umas cervejas à noite para aliviar o cansaço, as refeições em restaurantes para não cansar ainda mais indo ao mercado.

Organizar essa parte de sua vida é a ação mais importante para encontrar um equilíbrio. Isso exige bastante força de vontade, mas traz resultados surpreendentes no final de um mês. Procure cortar todos os gastos variáveis pouco necessários no seu cotidiano. Substitua por opções mais baratas ou sem custo. Especialmente, controle impulsos.

Corte gastos fixos de menor prioridade

Certo, você constatou que está mesmo no fundo do posto e nem cortar os gastos variáveis adianta? Então está na hora de olhar para seus gastos fixos e ver o que pode ser diminuído. Você tem ido de carro todos os dias para o trabalho e gastado muito em gasolina todo mês? Que tal tirar aquela bike da garagem? Tem pago uma academia para manter o corpo? Uma corrida no parque ao lado de sua casa é gratuita.

Arranje uma renda extra

Depois de analisar gastos variáveis e fixos, ainda não sobrou nada para começar uma reserva financeira? Então está na hora de conseguir mais renda. Procure por opções de trabalho que se relacionem com sua bagagem de conhecimentos e experiências e comece a atuar em prol de uma renda extra.

Já existem aplicativos que te ajudam a ganhar dinheiro sem burocracia, sem custo mensal ou taxa de adesão. A revenda de recargas e outros serviços oferecidos pelo Celcoin é um deles.

Nossa rotina é uma das coisas mais difíceis de ser alterada, por isso resistimos tanto à mudar comportamentos diários para economizar. Entretanto, esse é o único jeito de adquirir consciência sobre nosso dinheiro e planejar melhores ações para começar a guardá-lo.

 

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

O que fazer quando você quer empreender, mas não sabe por onde começar

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *