A técnica pomodoro de produtividade que te ajuda a trabalhar menos e melhor - REDE CELCOIN
técnica pomodoro

A técnica pomodoro de produtividade que te ajuda a trabalhar menos e melhor

Trabalhar menos? Como assim?

É isso mesmo. Quando trabalhamos focados em uma tarefa por um determinado período, realizamos mais em menos tempo. Você provavelmente já vivenciou um desses momentos: quando ficamos tão entretidos e mergulhados em um trabalho que conseguimos resolver um milhão de coisas e saímos com aquela sensação maravilhosa de realização.

Entrar nesse estado de concentração não é tão fácil, infelizmente, mas fica muito mais possível quando usamos algumas técnicas. A técnica pomodoro é uma das mais conhecidas e comprovadamente efetivas nesse quesito.

O que é a técnica pomodoro?

Ser interrompido atrapalha tanto nosso trabalho que chega a fazer mal à saúde. É fácil notar o quanto deixar as notificações ligadas no celular já é um grande impeditivo para nos concentrarmos em uma tarefa por bastante tempo, e isso vai causando danos cada vez piores para nossa capacidade de manter o foco.

Ao mesmo tempo, é muito difícil nosso cérebro manter a qualidade de uma atividade por muito tempo de atenção. Desgastamos a mente com o passar das horas e, depois de certo período, não adianta querer espremer a bagaça da laranja.

A técnica pomodoro veio para equilibrar essas duas variáveis: foco e distração. O Pomodoro funciona como um sistema de gerenciamento de tempo. Ele consiste em trabalhar por curtos estirões focados e dar ao cérebro um intervalo para se recuperar.

Como a técnica pomodoro funciona na prática?

Normalmente, delimita-se 25 minutos em um despertador ou timer. Nesse período, é preciso eliminar todos os tipos de distração: desligue o celular, feche todas as abas, ignore o resto do mundo e faça o que tem de fazer. Quando acabar o tempo, é hora de levantar, tomar um café, ir ao banheiro, se alongar, qualquer coisa não relacionada a trabalho.

Depois de uns 5 minutos, você repete o processo. Após quatro pomodoros, como se chama esse tempo de trabalho, você tira um descanso maior, de uns 15 minutos ou um pouco mais.

Precisa de ajuda para controlar esse tempo? Existem diversos aplicativos que fazem o serviço, como o Focus Booster, PomoDone, Pomodoro Keeper, Tomighty, Pomodoro.cc e Pomodoro Time Pro, só pra citar alguns.

O importante dessa técnica é não levá-la com tanta rigidez: se você está em um foco profundo em uma atividade e quer ultrapassar os 25 minutos para terminar o que está fazendo, ótimo. A ideia é, depois de terminada, sempre dar um tempinho de intervalo para sua mente descansar e voltar energizada.

Esse tempo, além de ser saudável, ajuda a pensar com mais criatividade. Depois do intervalo, volte ao trabalho concentrado, sem interrupções. Você vai ver que o equilíbrio entre essas fases é a melhor forma de aumentar sua produtividade, trabalhar menos e trazer melhores resultados.

 

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Atendimento ao cliente: como fazer?

1 thought on “A técnica pomodoro de produtividade que te ajuda a trabalhar menos e melhor”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *