5 caminhos para quitar dívidas neste ano - REDE CELCOIN
quitar dívidas

5 caminhos para quitar dívidas neste ano

Uma das piores dores de cabeça de nossas vidas é olhar o saldo do cartão e ver aquele negativo em frente ao número, em um vermelho pulsante. Criar dívidas é muito fácil, sair delas não tanto, mas é possível.

O melhor jeito de começar o ano é agindo em favor da sua estabilidade financeira para não ter tantas preocupações quanto no anterior. Para quitar dívidas, é preciso ter em mente a importância de não dever mais nada à ninguém e conseguir visualizar o caminho para chegar lá.

O primeiro passo para isso é definir o valor total de suas dívidas com juros. Calcule tudo o que está devendo, sem deixar nada de lado, para só então olhar para o presente e escolher um dos caminhos a seguir para quitar dívidas neste novo ano.

Organize suas finanças pessoais

Esse é o passo mais óbvio e, também, o mais necessário para começar a quitar suas dívidas. Você sabe quanto você ganha hoje? E o quanto você gasta? Quais são esses gastos? Quais deles são realmente fixos e necessários para a sua vida? Quanto você pode poupar por mês organizando sua vida financeira?

Criar uma poupança pode ser um caminho demorado, mas é o mais possível para conseguir quitar uma dívida à longo prazo. Organize suas finanças agora e você verá como isso vai te ajudar a não criar novas dívidas no futuro.

Tente renegociar sua dívida

Assim como você quer ficar livre de sua dívida, o seu credor quer receber. Sendo assim, a renegociação da dívida é interessante para ambas as partes. Talvez não seja tão necessário assim quitar todo o valor de uma vez.

Entretanto, antes de entrar em contato com as instituições financeiras, lojas ou qualquer pessoa, é importante se preparar para chegar com uma proposta. Veja o quanto você pode pagar agora e não ultrapasse esse valor.

Troque uma dívida por outra melhor

Sabe aquela história de que o empréstimo vai melhorar a sua vida? As vezes ela é verdade. Dívidas no cartão de crédito e no cheque especial cobram os maiores juros do mercado. Para equilibrar suas finanças, é prudente trocar as dívidas com juros mais altos, como essas, por outras que ofereçam taxas mais competitivas, como empréstimo consignado ou pessoal. Mesmo a médio prazo, essa troca pode fazer toda a diferença no seu orçamento.

Use seu fundo de emergência

Quitar dívidas é uma emergência, sim. Sem pagar tudo o que você deve, não adianta ficar cuidando de um dinheiro que, na maioria das vezes, é gasto sem planejamento. Se você conseguiu criar um fundo de emergência, considere retirar uma parte desse valor para começar a quitar pequenas parcelas de suas dívidas e tirar esse peso da consciência.

Busque uma renda extra

Não tem mesmo de onde tirar dinheiro para quitar dívidas nesse novo ano? Então busque por fontes de renda extra. Existem diversas formas de baixo investimento para ganhar um dinheirinho para além de seu trabalho. Fique atento às oportunidades do mercado, use das sua habilidades para criar oportunidades e guarde cada centavo desse dinheiro para quitar suas dívidas.

Quitar dívidas é um trabalho árduo, mas te garanto que a sensação ao final será maravilhosa. Escolha o seu caminho e comece a dar os passos em direção à um ano novo sem dívidas agora.

 

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

O que fazer quando você quer empreender, mas não sabe por onde começar

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *