Como fazer uma reserva para investimentos no novo ano - REDE CELCOIN
reserva para investimentos

Como fazer uma reserva para investimentos no novo ano

Se tem um caminho que vai te deixar um pouco mais perto do sonho de ser milionário é por meio de investimentos. Dificilmente você vai conseguir viver de sua poupança, por isso é importante criar uma reserva para investimentos com objetivos determinados e disciplina.

Ninguém nos ensina a investir na escola e raramente tratamos disso em qualquer outro lugar que não sejam cursos técnicos ou uma formação acadêmica ligada à economia. Por isso, aqui vai um dos caminhos que você pode escolher para começar a preparar sua reserva para investimentos nesse novo ano.

Defina seus objetivos

É muito mais fácil sair para ir ao supermercado quando você já tem em mente quais produtos precisa. É muito mais fácil guardar dinheiro para aquela passagem de avião quando você já sabe qual o seu destino. A reserva para investimentos funciona na mesma lógica.

Quando você entende qual sua motivação para começar uma reserva financeira, fica muito mais fácil manter a disciplina de guardar um pouquinho todo mês. Mas e se você não sabe no que exatamente quer investir?

Para começar a se organizar, divida sua reserva em duas partes: uma para oportunidades de investimento de risco baixo que surgirem ao longo do ano e a outra para objetivos de curto, médio ou longo prazo que você já tenha determinado em sua vida.

Defina um percentual de seus ganhos destinado a reserva para investimentos

Dentro de seu salário mensal, quanto você pode destinar à uma poupança? Se você já guarda, por exemplo, 10% do salário para uma reserva de emergência, comece a colocar 5% desse total na sua reserva para investimentos. Pode parecer um valor pequeno demais, mas com o tempo você verá o quanto isso faz a diferença.

Importante lembrar que de nada adianta fazer essa reserva junto com sua poupança comum e começar a gastá-la. A reserva para investimentos deve ser destinada exatamente para o seu objetivo: investir! Nada de considerar ela na hora de quitar o cartão de crédito.

Mantenha sua reserva financeira em um local de rendimento

Assim como na poupança, colocar o dinheiro de sua reserva em um local que renda alguns centavos já será a sua primeira forma de investir. Quando estiver com uma reserva maior, pense em migrar para outros tipos de fundo, tais como o fundo de renda fixa. O retorno financeiro é maior que o da poupança, mesmo com impostos.

A partir daí é só manter o foco e começar a prestar atenção nas oportunidades. Fique atento ao mercado para ver onde estão as melhores propostas de taxas e mantenha os olhos nos seus objetivos para continuar reservando.

 

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

O que fazer quando você quer empreender, mas não sabe por onde começar

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *