Como comprar online com economia e sem medo - REDE CELCOIN
como comprar online

Como comprar online com economia e sem medo

Comprar qualquer coisa que precisar sem sair de casa, escolher o produto a hora que quiser e com toda a calma que precisar, comparar preços de diversas lojas e economizar no bolso são algumas vantagens das compras online.

Apesar de tantos benefícios, muita gente ainda fica com o pé atrás na questão da segurança do pedido e entrega de produtos por meio de e-commerces. Conheça aqui algumas orientações para entender como comprar online com segurança e mais economia.

Olhe primeiro os preços em marketplaces

Quando vamos comprar online, normalmente o objetivo principal é encontrar preços menores do que em lojas físicas. Para auxiliar nessa tarefa, os marketplaces são ótimos sites para comparar preços entre as lojas. Marketplace é um portal de e-commerce colaborativo, quase como um shopping virtual. O lojista pode vender seus produtos através de um Marketplace de terceiros e o cliente, dentro de um só lugar, encontra produtos de diversos fornecedores e marcas. Alguns exemplos são Americanas, Amazon, Enjoei, Mercado Livre, Estante Virtual, eBay.

Compre de lojas com certificados de segurança

Uma das formas mais fáceis de garantir se a loja que você encontrou para comprar o que precisava é confiável é checando se ela possui certificados de segurança. Os certificados de segurança para servidores web ou certificados SSL/TLS identificam e garantem a autenticidade, privacidade e integridade dos dados de um portal. Existem dois tipos de selos que certificam um site:

  • os que apenas monitoram a qualidade do serviço e os prazos determinados pelo site;
  • o SSL (Secure Sockets Layer), que garante a autenticidade do domínio e cria um canal de criptografia entre o usuário e o servidor do portal.

Esta última assegura que todos os dados em tráfego estão protegidos, ou seja, que não podem ser interceptados ou lidos por ninguém, a não ser o próprio destinatário. Isso significa que você pode inserir informações pessoais e dados do cartão de crédito com a confiança de um ambiente virtual protegido por um certificado digital SSL. Quando o usuário está em uma página SSL, esta pode ser identificada pela barra de endereço HTTPS:// ou pelo cadeado fechado ou colorido (verde/vermelho) em um dos cantos da página.

Analise todas as características do produto

Ao comprar pela internet, uma desvantagem é que você não tem o benefício de testar pessoalmente o produto como acontece nas lojas físicas. Por isso, é sempre importante se informar sobre todas as características do item antes de comprá-lo. Normalmente essas informações estarão descritas na página do produto, determinando o que vem junto com ele, seus materiais e dimensões. Se não encontrar tudo ali, procure pelo site do fabricante para mais informações.

Acompanhe seu pedido por todo o caminho

Logo após a compra, verifique sua caixa de e-mail. A maioria dos sites enviam a confirmação do pedido para o e-mail cadastrado, com o número do pedido e a previsão de entrega, além de um link para rastreamento do produto. Não esqueça de verificar também o lixo eletrônico.

Caso não tenha recebido, acesse sua conta no site, no campo “meus pedidos” do site da loja. Lá você deve encontrar o número do pedido e rastrear a entrega. Dessa forma você ganha mais segurança acompanhando cada etapa e sabendo que seu produto chegará a qualquer momento. Se tiver algum problema com a entrega, consulte as políticas de devolução ou reclamações no site.

O Código de Defesa do Consumidor é bastante rigoroso com compras online, além disso, várias entidades de auxílio e orientação ao consumidor podem te ajudar se houver problemas com a loja. Entre elas estão o Procon, o IDEC e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça. Não se esqueça de guardar e-mails emitidos pelas lojas, comprovantes de pagamento, notas fiscais ou qualquer outro documento ou comunicado referente às suas compras.

Veja também

Pix e ITP: tudo o que você precisa saber para transações seguras e eficientes

O que fazer quando você quer empreender, mas não sabe por onde começar

Construindo um futuro financeiro sólido em 2024: coloque suas metas em ação!

Código de Defesa do Consumidor e Agente Rede Celcoin: conhecendo seus direitos e deveres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *